Reprodução

Mistério em Cuba: cinco generais morreram desde os protestos de 11 de julho

27.07.21 13:28

Cuba registrou os maiores protestos de sua história no dia 11 de julho. Milhares foram às ruas pedir o fim da ditadura. Desde então, veículos de imprensa oficiais já anunciaram a morte de cinco generais.

Ainda que na maior parte dos casos os generais estavam com idade avançada, como é a regra na gerontocracia que controla a ilha, não foram divulgadas as causas das mortes.

O último a ter sua morte anunciada foi o general Armando Choy Rodríguez (foto). Ele tinha 87 anos e morreu na noite de domingo. A informação foi dada pela conta de Twitter da Universidade Central de Las Villas Marta Abreu e pelo Ministério das Forças Armadas.

Os outros quatro generais que também perderam a vida nos últimos dias são Agustín Peña, Marcelo Verdecia Perdomo, Rubén Martínez Puente e Manuel Eduardo Lastres Pacheco.

As mortes ocorreram em um intervalo de apenas nove dias, o que gerou diversos rumores. “Podemos pensar apenas em hipóteses. Talvez essas mortes cumpram uma função dupla. De um lado, é uma maneira de neutralizar opositores possíveis com algum poder real. De outro, pode ser uma queima de arquivo“, diz o boliviano Hugo Achá, pesquisador do Centro para uma Sociedade Segura e Livre, nos Estados Unidos. “Vale lembrar que, na Europa Oriental, os militares tiveram um papel muito importante na transição para a democracia.”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Mistério nenhum!!! É só o que acontece por lá há décadas!!! Até parece que ninguém sabe disso!!!! E há os covardes que não querem pra si, o que """dizem que o povo cubano adora"""!!!!

  2. Estes stalinistas, seguindo as sábias lições do mestre que bem sabia bem eliminar tanto adversários como não adversários visando controlar a narrativa e manter o poder. Poder... que poder é este? Que ilusão. Muita morte, muito sofrimento deste povo por tão pouco e devido a tão poucos seres de baixa estatura moral e espiritual. Por aqui podemos dizer coisas parecidas, com algumas analogias. O levante aqui não deveria tardar tanto quanto o de Cuba.

  3. Lula disse q Cuba seria sem o embargo, Chico Buarque de HOLANDA. O ex-presidiário gosta do regime cubano, pois os charutos cubanos são ótimos. Quando vai para Cuba, fica sempre do lado de quem tem o porrete na mão. Discordo do Lula, quanto aos cubanos se tornarem o Chico Buarque de HOLANDA, que é um cretino da esquerda caviar. Também não acho plausível, um Chico Buarque de Cuba. Cuba é apenas uma abstração idílica para a esquerda hipócrita, continuar vendendo o inferno como paraíso, p/ otários.

    1. Fernando quando a revista fala que são 900 milhões de dólares,significa que esse valor poder ser triplicado. Imagina o tempo da família castro no poder. O rombo e muito alto. Lembrando aos bozobostasfãs. Só quem se dar bem numa ditadura, são a família do ditador e militares de alta patente. Empresário são controlados e o povo vive na merda.

    2. Paulo, pra Chico, Caetano, Gil, etc, os eternos mamadores da Lei Rouanet (que foi criada pra incentivaria artistas iniciantes e não cevar os parasitas já bem estabelecidos e ricos e o presidiário), Cuba é um paraíso pois ficam nos hotéis de luxo na parte turística reservada apenas para seus militares de alta patente e visitantes especiais. Aliás, os herdeiros da família Castro vivem na Suiça, usufruindo o patrimônio de 900 milhões de dólares roubados e Cuba, segundo a revista Forbes. É isso.

  4. Conforme informado pelo Lula, esses generais morreram de causas naturais. Foram naturalmente executados no paredon da "democracia"cubana.

  5. Taí uma ótima diversão para os vermes Humberto bostinha, Renan Calheiros e todos que aqui estão brincando de investigador nessa CPI ridícula. Ir pra Cuba ajudaro ditador cubano...

    1. Essa CPI está mostrando o que muita gente sequer imaginava. Governo paralelo, propina na compra de vacina, militares praticando corrupção, negociações com empresas de fachada, enfim, cada vez que puxam uma pena vem uma galinha. É tanto furo e tanto remendo que tá todo mundo vendo.

    2. Diante de tantas mortes e tantas evidências de corrupção no ministério da saude, ainda temos pessoas defendendo esse governo de corruptos e incompetentes.

    3. É bom não tomar uma parte como o todo. Se não fosse a CPI, JAMAIS saberíamos q havia um Gabinete Paralelo da Saúde e que o MITO tentaria alterar a bula da cloroquina por decreto presidencial. 🤦‍♂️ Ademais, ficou claro a repulsa por vacinas e depois, vieram à tona contratos fraudulentos por outra vacina chinfrim... Por fim, Cuba libre!

  6. E esse vagabundo do Lula dizendo que foi uma passeata, que na houve uma manifestação popular a favor da liberdade do povo cubano.

    1. Nyco, soube da última? a CPI do Renan descobriu que os incendios florestais (ou seriam queimadas?) na Sibéria e na Califórnia foram obra do Bolsonaro. O homem é f*da.

    2. Nesta o Genocida não tem culpa. Como ele é preguiçoso, ele prefere matar brasileiro pobre! Deve ser mais divertido para os Bozistas Nazistas, não é Nyco Penyco?

  7. Cadê os intelectuais, artistas e políticos pró cuba ou comunistas que apoiam o regime de esquerda, saiam as ruas, encham suas redes sociais pedindo esclarecimento a Anistia Internacional do que pode ter ocorrido. Apareçam Comunistas caviar brazucas, DH só para que tipo de humanos?

  8. Foi pra casa do caralho! Que morram todos, se possÍvel no "PAREDON". Esse aí da foto )87 anos) deve ter roubado todo esse tempo às custas do povo.

    1. Velhos morrem de saudade.Fidel morto é um geronto-genocida. rsrsrsrs....

Mais notícias
Assine agora
TOPO