Edu Andrade/Ascom/ME

Ministros apelam por mais tempo antes de adesão do centro ao impeachment de Bolsonaro

08.09.21 10:35

Constrangidos com o nível dos ataques feitos pelo presidente Jair Bolsonaro contra ministros do Supremo Tribunal Federal nas manifestações do Sete de Setembro, os ministros Paulo Guedes, da Economia, e Flávia Arruda, da Secretaria de Governo, fizeram um apelo por mais tempo para demover o chefe do Planalto da retórica golpista antes que partidos de centro embarquem de vez na campanha pelo impeachment.

Segundo um dirigente partidário que conversou com ambos após as declarações de Bolsonaro nos atos em Brasília e em São Paulo, os ministros tinham uma expectativa de que o tom da “guerra” do presidente contra o STF fosse mais ameno na terça-feira, 7. Mas eles ainda vendem a ideia de que podem convencer Bolsonaro a baixar as armas e retomar o diálogo com a corte para não ter o seu mandato abreviado.

Depois das manifestações de Sete de Setembro, partidos como PSDB, PSD e MDB passaram a discutir internamente a adesão à campanha pelo impeachment de Bolsonaro. O DEM e o PSL, prestes a oficializar uma fusão, também divulgaram nota de repúdio.

A mensagem passada tanto para Guedes quanto para Flávia Arruda nas conversas foi clara: o custo politico e econômico do impeachment é hoje muito mais barato do preço que o pais pagará com mais 15 meses de permanente conflito institucional provocado pelo presidente da República.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O desgaste Moral e Ético dos Poderes Legislativo e Judiciario se acentua a cada fala do PR. A perda de 600 000 vidas pelo Covid mal conduzido tambem acentua o custo politico e principalmente economico no desgoverno. E quem está pagando é o povo brasileiro e o Pais.

  2. Dou graças a Deus que a Crusoe narra, pois não suporto as vozes de certas criaturas do palanque federal. Passar mais 2 meses com gastrite, úlcera?

  3. O ministro da inflação, do desemprego, do abate às precatorias que são dívidas em cascata, da redução seletiva da aposentadoria, da gasolina a 7reais, do gás a 120 reais, da festa dos bancos, quer o que? um voto de confiança? Cinismo como sempre.

  4. É um vexame para o povo brasileiro frente a comunidade internacional ter que encarar outro impeachment em tão curto espaço de tempo! Além do mais vamos ter que arcar com os custos de um novo ministério, com tantas despesas ainda a serem equacionadas com a pandemia e o auxílio emergencial, a questão hídrica e energética, e tantas outras… Alguém tem que frear os impulsos desse maluco para que possa finalizar o mandato! É o mínimo que se espera de um presidente!

  5. 15 meses para quê? O Guedes sempre foi alheio à realidade social, econômica e política do país. Achar que em deixando as coisas como estão e em 15 meses teremos eleições, ou insulta a inteligência do brasileiro democrático mais ingênuo, ou não é um mais um caso de ser alheio à realidade, mas de altismo crônico ou de cinismo descalado - como um centrão da economia...

    1. Onde está sua invermectina, gado escroto? Já tomou hoje?.... E a Cloroquinha que mamãe deixou no seu cafe da manha?

  6. Os poderosos de plantão precisam entender que Bolsonaro não quer diálogo e não quer governar. Ele não se manifesta a respeito do que realmente importa para o país e sua população: redução do desemprego, do preço dos alimentos, do gás, da gasolina, solução para a crise hídrica. É isso que precisamos resolver com urgência. Chega de bravata! Fora Bolsonaro!

    1. Fernanda Alves coberta de razão e argumentos. A saída de Moro deixou JB nú.

    2. Miriam, vc tem toda razão. Quando Bolsonaro assumiu dizia que não desejava reeleição e faria um governo de combate à corrupção com Moro à frente do combate; quando as rachadinhas vieram à tona, aí tudo mudou; quis interferir na PF e forçou a saída de Moro do governo; falhou miseravelmente no combate à Pandemia e na própria condução do governo, pois passou o tempo todo criando confusão e tensionando o país com suas pautas antidemocráticas, inclusive ameaçando fechar o Congresso e o Supremo.

  7. Para enfrentar um sistema corrupto como este nosso só mesmo um louco para aguentar. Um cara normal já tinha pirado. Para mudar esse Brasil vai tempo. A mídia era comprada para ficar quieta, por isso o povo achava que estava tudo uma maravilha. Mas, aí veio as mídias sociais da internet e tudo está sendo ao vivo e a cores em tempo real. Nem tudo que o PR faz está correto mas até agora o único capaz de aguentar toda a podridão incrustada na nossa República e colocar cada um no seu lugar.

    1. Sistrma que ele (Bolsonaro) sempre fez parte pois foi Deputado por mais de 6 mandatos.

    2. Ele não está enfrentando, mas sim ele entrou no sistema corrupto ao aliar-se ao Centrão. Aliás, a família já é corrupta há muito tempo.

  8. Bolsonaro é o que se chama de caso perdido. Mas se tem culhões pra fazer o que Getúlio Vargas fez, tenho minhas dúvidas, acho que lhe falta honra e coragem. Alguém pode imaginar o Getúlio fazendo rachadinhas?

  9. Venezuela começou assim destituindo o a suprema corte de lá , destituindo a câmera federal …. É preciso o restante dos brasileiros frearem o golpe !

    1. esse ASNO 171,,,CHIFRUDO,tem q ser trancado num hospício.....

  10. A economia brasileira não pode continuar nas mãos de um presidente acha que pode ameaçar o poder judiciário, o colapso da economia vai afetar a todos , inclusive o centrão, não existe mais tempo pra perder, por muito menos Dilma e Collor sofreram impeachment

    1. meia dúzia de jumentos... Só conseguiram encher a Paulista de estrume. .

  11. Ontem um sujeito discursou contra as instituições brasileiras. Fez ameaças veladas e graves, contra ministros do STF. Esse sujeito é um foragido da justiça? Não, ele é o presidente da República. Não podemos mais admitir um funcionário público, que recebe salário e controla os recursos dos nossos impostos, agir como um marginal. Bolsonaro não governa mais o NOSSO BRASIL. Ele agora incita um grupelho de parasitas e aloprados à anarquia. Impeachment Já! Moro 2022. Com Moro Podemos Mais 🇧🇷

    1. Esse PISICÃO parasita,nunca prestou.Um lixo como pessoa,um M como PR....Um ASNO,q na falta do cérebro usa as quatro PATAS...

    2. Ele pinta e borda, não tem respeito e se acha no direito de ofender as pessoas, que não concordam com as suas loucuras!#Forabolsolula

    3. Ele promete baixar o tom mas não cumpre, faz o contrário aumenta cada dia mais Bolsonaro tem problemas mentais

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO