Reprodução

Ministro dos Direitos Humanos fica mudo após ataques de Lula ao TPI

11.09.23 21:33

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida (na foto, à esquerda), permaneceu mudo ao longo desta segunda, 11, após o presidente Lula atacar o Tribunal Penal Internacional, TPI, na Índia.

Almeida foi ao Chile neste domingo, 10, para participar de eventos para relembrar os 50 anos do golpe de Estado no Chile, que depôs o presidente socialista Salvador Allende.

Durante viagem à Índia para a cúpula do G20, o presidente Lula afirmou que o Brasil está sendo prejudicado por assinar o Estatuto de Roma, que criou o TPI. A corte julga indivíduos acusados de crimes contra a humanidade e crimes de guerra. Em março, o tribunal emitiu um mandado de prisão contra o presidente Vladimir Putin, por sequestro de crianças na invasão da Ucrânia. As declarações sobre o TPI foram dadas após Lula ter dito que Putin não seria preso se viajasse ao Brasil. Como o país é signatário do Estatuto de Roma, a prisão de Putin seria uma obrigação.

Não sei se a Justiça brasileira vai prender (o Putin). Isso quem decide é a Justiça, não é o governo, nem o Parlamento. É a Justiça que vai decidir. Eu inclusive quero estudar muito essa questão desse Tribunal Penal porque os Estados Unidos não é signatário dele. A Rússia não é signatário dele. Então eu quero saber por que o Brasil virou signatário de um tribunal que os Estados Unidos não aceita. Por que nós somos inferiores e temos de aceitar uma coisa?“, disse Lula. “Eu não estou dizendo que vou sair de um tribunal. Eu só quero saber, e isso só me apareceu agora. Eu nem sabia da existência desse tribunal. Só quero saber por que que os Estados Unidos não é signatário. Por que a Índia não é signatário. Por que a China não é signatário. Por que a Rússia não é signatário. E por que o Brasil é signatário. Eu quero saber qual é a grandeza que fez o Brasil tomar essa decisão de ser signatário. Só isso que eu quero saber. Me parece que os países do Conselho de Segurança da ONU não são signatário. Só os bagrinhos.”

Com sede em Haia, o Tribunal Penal Internacional tem como missão a de impedir que pessoas que cometem crimes de guerra ou crimes contra a humanidade fiquem impunes. É, portanto, um dos principais alicerces do direito internacional e da defesa dos direitos humanos no mundo.

Silvio Almeida não se manifestou nas redes sociais e nem nas contas do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Crusoé enviou questões para a assessoria de imprensa Silvio Almeida sobre os ataques de Lula ao TPI nesta segunda-feira e aguarda as respostas.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esse cínico d3sgraçado só liga em defender bandido para defender sua tese retardada sem sentido. Enquanto o povo que trabalha e que de verdade sofre e tem os direitos humanos violados pela bandidagem são completamente ignorados.

  2. Cada vez mais difícil passar o pano nas melecas que o Lula tem largado. Só quem ganha muito para falar bem consegue engolir. Gente como Reinaldo Azevedo.

  3. Eles não vão responder. São uma cambada de covardes que querem apenas aparecer e ganhar salário pra fazer barulho. Inteligência não é o forte dessa gente, a começar do ébrio de 9 dedos.

  4. O ministro não vai falar nada mesmo, se falar contra, tá fora. Esta é a democracia de Lula e seu apego aos direitos humanos.

  5. Esse ministro também faz parte da grande farsa petista. Além disso, hoje em dia é uma missão hercúlea defender a maior parte das falas de Lula. Ele está pior que a Dilma! Embora sempre tenha achado Lula falso como a Dilma, não fazia ideia que a inteligência dos dois era tão semelhante. Como pode um sujeito tão limitado chegar à presidência?

  6. O que na verdade este dito sinistro pode fazer? o que se pode esperar de alguém que aceita tão importante cargo e passivamente sem um pio seu desgoverno em primus actus de forma ilegal, imoral e criminosa foi prender mais de 1.500 Manés (bateu longe o recorde da "dita-mole") sob o tacão do sinistro da IN-justiSSa que esconde imagens de 180 câmeras que lhes mostra os hediondos crimes contra o Estado e Nação no 8 de janeiro que vai terminar numa incomensurável e aziaga pizza? estou mentindo?

  7. Não virá resposta. Sabe por que? Porque a máscara de estadista desse sujeito não resiste ao seu ego falastrão ou ao efeito da cachaça. O democrata relativo, que faz piadas racistas, homofóbicas, misóginas e agora demonstra que seu respeito aos direitos humanos é tão flexível quanto sua espinha diante de companheiros ditadores. Sem ter o que responder aos amigos de fora, sinto vergonha apenas.

Mais notícias
Assine agora
TOPO