Divulgação

Ministro da Educação diz que jovens do Brasil viraram ‘zumbis existenciais’

10.09.20 15:03

Em meio ao Setembro Amarelo, o ministro da Educação, Milton Ribeiro (foto), afirmou nesta quinta-feira, 10, que alguns jovens brasileiros tornaram-se “verdadeiros zumbis existenciais”, porque “não acreditam mais em nada”, desde Deus a política.

Ribeiro discursou durante a cerimônia de lançamento de ações educativas de prevenção ao suicídio e à automutilação. Na fala, o pastor afirmou que a desconstrução de “certezas” tornou-se uma das principais causas para o comprometimento da saúde mental da juventude, pois a desmotiva.

“A grande moda dos sociólogos, filósofos e de algumas correntes políticas hoje é destruir tudo, desconstruir tudo. Mas o pior: não se coloca nada no lugar. Deixa-se o vazio. É por isso que os nossos jovens e adolescentes estão com esse vazio existencial que os leva a não viver com nenhum tipo de propósito, a tirar a própria vida”, afirmou.

A seu lado, estavam os ministros da Saúde, Eduardo Pazuello, e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. Apesar da posição de Ribeiro, especialistas alertam que não há evidência de relação entre religiosidade e suicídio.

Ribeiro ainda alegou ter sentido “preocupação” ao analisar livros antigos do MEC. “Vejo algumas críticas que seriam próprias, talvez, para um quase jovem ou um jovem, mas não para uma criança de sexto ano. Vi discussões e desconstruções históricas que, para mim, não são oportunas naquela faixa etária”, completou, sem dar detalhes.

A campanha lançada pelo Ministério da Saúde neste quinta-feira prevê uma série de atividades educativas, itinerantes e on-line, que contemplam a realização de quatro ciclos de promoção e prevenção em saúde. O objetivo, de acordo com a pasta, é “qualificar o conhecimento de profissionais da área, conselheiros tutelares, professores, líderes sociais, religiosos e de entidades beneficentes, tornando-os multiplicadores da prevenção”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Só imbecis tem certezas. Como que jovens esclarecidos, com amplo acesso às informações vão acreditar em deuses punidores vendedores de salvação, que as igrejas dos homens inventam, e nos políticos como os que nomeiam ministros como ele pra educar uma população? Zumbi são eles.

  2. O governo poderia desenvolver uma campanha visando indicar um futuro melhor para as crianças que estudam: sem objetivos a alcançar, qual o estímulo para o interesse na escola?

  3. Filosofia é o estudo do ato de pensar, observar e refletir. Nossos jovens estão vivendo um momento muito delicado em nossa sociedade, mas a filosofia não pode ser considerada a vilã da historia, pelo contrário, é uma forte ferramenta para os jovens sairem vitoriosos dessa geração idiotizada. Politico e religioso nao gosta de filosofia pq ela abre os olhos das pessoas sobre a grande hipocrisia humana e suas limitações. O pensamento de gado idiotiza e favorece a criação de zumbis existenciais.

    1. Ele está no cargo e pode mostrar com atos que não fará o que eu disse aqui. Só o tempo dirá isso, mas continuo firme em minha crítica de que misturar religião e ideologia religiosa com educação não é nada bom para nosso futuro. Ou vc acha q ele na cadeira de ministro nao fará com que vários religiosos sejam alçados a postos chaves na estrutura da pasta? Quem acompanha o cenario político sabe como acontece o aparelhamento mediante a influencia dos políticos. No caso, da bancada evangelica.

    2. Você acompanhou a destruição da educação brasileira nos últimos 30 anos e provavelmente ficou de braços cruzados assistindo o país alcançar os últimos lugares nos exames internacionais. Ou passou sendo formado como militante (pior ainda)! E agora em menos de 2 anos quer assistir a restauração completa do ensino do país? O ministro q você persegue está no cargo há alguns dias e você o culpa como se fosse o grande responsável pela falência da educação! Você é um covarde, barulhento e desonesto!

    3. O Ministério da Educação deveria se preocupar em formar cidadãos com pensamento crítico, mas isso é tudo q nossos políticos não querem e o mesmo pensam os arautos das religiões que tem se misturado com a politica brasileira. Por sinal, os mesmos que agora se debruçam como abutres nesse governo natimorto lutando para se manter vivo as custas do rifamento da maquina pública e das verbas federais.

    4. Com Weintraub tivemos uma militancia direitista barata querendo desbaratar o aparelhamento de viés esquerdista mas entronando no lugar o aparelhamento "pseudo" direitista, mas na verdade um projeto de aparelhamento ideologico olavista para tmbm idiotizar o nosso futuro. Agora quem manda são os evangélicos que querem enfiar goela abaixo suas verdades dogmaticas e absolutistas.

    5. Estou sendo verdadeiro em meus comentarios. Ja tivemos 4 ministros da educação e onde está o projeto de educação bolsonarista? Até agora só vi demagogia barata, frases de efeito para deixar o gado bolsonarista ululante e desconstrução da educação mas sem um projeto de construção de novos alicerces em algo de crucial importância para o futuro da nação.

    6. Basta ler toda a matéria e filtrar o viés da Crusoé para perceber q a crítica do ministro é com o uso da filosofia como arma de militância ideológica! Não a filosofia em si! Fico pensando o q leva você a ser tão tendencioso! Será q não sabe interpretar texto? Será q não tem caráter? Ou, será q é um dos militantes q tem contribuído com a falência da educação no país? Deve ser um pouco de cada um! Já q te falta coragem para comentar com o próprio nome, podia ao menos ser mais verdadeiro neles!

  4. Caramba !!! Como assim ? “A grande moda ... . dos sociólogos e filósofos .... é hoje destruir ... desconstruir...”. Foi isto mesmo ? Este é discurso de lavra de quem ocupa a cadeira da Educação ? . Tudo a haver !A questão não é sair do obscurantismo .Neste contexto, não retroceder já é lucro .

  5. Tem algum tempo que eu ando procurando saber o que é uma família com valores morais e tradicionais. Será que para ter uma família neste padrão moral faz-se necessário passar por vários casamentos e deixar filhos espalhados em todos? E depois se banhar em um rio qualquer que Jesus entende?

  6. Dá nojo ler o discurso desse sujeito. Culpar sociologia e filosofia pela letargia da juventude só vindo mesmo de uma mente doente de um crente alienado e inculto. Como o país vai melhorar com a área que deveria puxar a sociedade para o enriquecimento acadêmico e cultural sendo comanda por um sujeito como este? Da nossa política ele já provou que entende muito bem.

    1. Marcos, a filosofia ajuda o individuo a pensar por si mesmo, a questionar, a se perguntar sobre as coisas que o rodeiam. O inverso disso é exatamente a ideologia idiotizante e alienante propagada pelos mandatarios do atual governo (clã bolsonaro) e as pseudo religiões que apoiam o mesmo. A desse ministro é uma delas.

    2. Não sou simpatizante do governo de JMB. Mas o ministro emitiu opinião que deve ser levada a sério. Filosofia e ciências afins dizem ter objetivos construtivos, mas os estarão atingindo. Por outro lado, é preciso lembrar que reina nas religiões existe muita filosofia ou talvez filosofia demais. Jesus não fundou religião alguma, ele trouxe do céu o evangelho - que é grande contraste com as religiões. Se relermos os quatro evangelhos com cuidado, veremos vários trechos de desconstrução da religião.

    3. Como reitor, julgar que a filosofia é o motivo da zimbizacao existencial da juventude é de uma enorme hipocrisia. Pois a filosofia tem como dever e objetivo exatamente libertar as consciências de cabrestos lobotomizantes. Se existem culpados para o atual momento vivido por nossos jovens, tenho certeza que as religiões tem o seu papel social nessa situação dantesca. Isso que dá misturar religião com o futuro educacional dos nossos jovens. Impressionante o dedo podre do nosso presidente!

    4. Foi Reitor da Universidade Mackenzie. Talvez não seja tão incapaz como você julga.

  7. O cuidado na formatação do título é fundamental. Neste caso, este sugeree que todos os jovens viraram zumbis mas no texto diz "alguns". Esse tipo de título beira a má fé. Lí o título e fiquei irritado com o Ministro. Não gosto de ministros ideológicos e acho que este é, mas é obrigação ser justo e o título não o é com o texto. Tome cuidado com os títulos.

  8. Senhor pastor e ministro, o povo e a juventude que sabe ler e entender está descrente dessas religiões onde o vil metal e os líderes religiosos ( na sua maioria) usam a Bíblia e seus versículos para ludibria-los com citações e arrecadação de dízimos. Percebeu a diferença entre a sua percepção e a de quem já perdeu as esperanças nesse desgoverno???”A Bíblia não nos foi dada para aumentar o nosso conhecimento mas para nossas vidas” DL MOODY.

  9. Excelente colocação do atual ministro da Educação! Nossa juventude tem servido apenas como massa de manobra para uma ideologia destrutiva e maligna! Desconstroem os valores judaico cristãos, a família tradicional, e não preenchem com nada de valor! Escolas e universidades aparelhadas nas últimas 3 décadas formaram um exército de analfabetos funcionais. E fizeram com que nosso amado Brasil ocupasse as piores colocações nos exames internacionais! Muito triste! Deus abençoe nossa juventude!

    1. Pra finalizar, os extremos se tocam, se destroem e se retroalimentam com suas sujeiras estapafúrdias. Nesse contexto caótico os jovens se tornam presas fáceis.

    2. O fato de professores trabalharem com pensamentos de esquerda é coisa cultural no Brasil, pois foram décadas de reflexão desse ideário. Mas é estupidez e hipocrisia pensar q esse seja o motivo de estarmos tendo uma geração de zumbis existenciais. Você pode nao concordar com o pensamento de esquerda, eu mesmo não sou fã dele, mas é fato q as religiões e alguns pensamentos pseudo conservadores (principalmente relacionados a costumes) tem seu enorme quinhão de responsabilidade nisso.

    3. É muita falta de noção! Quando falta argumento o jeito é fugir divagando sobre qualquer coisa! Se estamos falando sobre a crítica feita por um Ministro da Educação ao ensino BRASILEIRO, só na sua cabeça alienada cabe agora falar sobre os filósofos do mundo todo! É tão sem noção q concordou em seu comentário com minha colocação! As escolas e universidades públicas estão absolutamente aparelhadas pela militância! Se o motivo é a mídia, ou os professores como você coloca, já é outra discussão!

    4. Logo se ve q nao entende nada de filosofia e nem de filosofos. Se vc conhece muitos filosofos alinhados com a esquerda é pq é brasileiro e cresceu sendo alimentado por professores e midia q sempre valorizou essa linha de pensamento. Mas isso não significa q existam poucos pensadores alinhados com a direita. Se vc nao for inocente e idiota útil, aconselho a largar mão da hipocrisia bolsonarista que se fechou numa redoma de mentiras e distorções da realidade. Nunca é tarde para se renovar.

    5. Quanta hipocrisia! Lógico q a crítica não é em relação a filosofia ou sociologia como muitos estão interpretando! Parece q não leram o texto! A crítica é em relação ao uso destas como ferramenta de militância ideológica! Você diz q existem filósofos de direta? Q piada! Até existem. Porém, na proporção de 1 para 1000 filósofos de esquerda! É muito simples perceber isso! Basta não se alienar na própria militância! Qualquer pessoa com o mínimo de noção sobre o assunto, sabe da militância instalada

    6. E a culpa de tudo isso é da filosofia? Logo a matéria capaz de libertar o ser humano dos cabrestos sociais e culturais impostos por mentes doentias e egoístas que pretendem ter o domínio total da verdade? A filosofia ajuda a pensar, a refletir, a ponderar. Existem filósofos de esquerda, de direita e inclusive religiosos. Afinal, quem realmente deseja criar uma massa de zumbis fanáticos idiotizados? Mortadelas petistas e bovinos bolsonaristas são o resultado de doutrinações hipócritas!

    7. Estou respondendo um estúpido cínico q nem consegue formular corretamente uma pergunta simples, Luiz! E você? Espero q esteja bem nesse processo de desmame e q nunca mais arranje outra boquinha pro dinheiro da mortadela! Impressionante como a abstinência deixa algumas pessoas desesperadas!

  10. Os jovens acreditam em Deus, só não acreditam nesse bando de pastores e padres que, usando o nome Dele, só pensam em arrecadar dinheiro e viver nababescamente, tirando o pouco dos ingênuos fiéis, normalmente pobres. Pastor Milton, queres que os jovens acreditem em picaretagem em nome de Deus?

    1. Ao que tudo indica e pelas considerações feitas pelo proprio e por seu chefe, tudo indica que sim.

  11. A premissa generalista de que “ os jovens são verdadeiros zumbis existenciais porque não acreditam em mais nada”, não passa de um “pano de fundo” para justificar a imposição de uma crença, de preferência, a que o ministro acredita. Como responsável pelo MEC, esse “terceiro picareta” indicado pelo Jair para aquele ministério, pra fazer valer o custo de suas privilegiadas despesas, deve se concentrar nas atribuições da pasta e apresentar resultados. Já foram mais de 20 meses sem rumo na educação.

    1. Perfeito Max! Enquanto insistirem nessa falácia torpe e ardilosa de misturar conceitos religiosos com política, cargos políticos e instituições públicas, estaremos fadados as desconstruções sociais com destino certo a zumbização debilóide. Cada um deve se manter no seu quadrado e, por questão de moral e ética, respeitar o espaço de cada um na sociedade. Mas vai explicar isso para um bozista?..rs..

  12. Um mundo on-line e conectado é parte do problema também! Efeito amplificador em tudo, até as "micro agressões" surgem. Isso, acompanhado de equipamentos tecnológicos de resposta instantânea para tudo (acabam perdendo a paciência para aguardar, bem como desenvolver maior resiliência).

  13. Quanta besteira. Que gente ignorante. Qualificar os profissionais será, então, evangelizar para multiplicar evangelizadores para evangelizar alunos? Aff

  14. Ora, zumbis existenciais são aqueles que ainda acreditam em Deus e em políticos como Bolsonaro. Há 2,5 bilhões de cristãos no mundo, caso 10% deles forem salvos, há necessidade de 250 milhões de lugares no Céu para viver a vida eterna contemplando a face de Deus e seu "filho"! Os jovens não têm em quem acreditar mesmo.

    1. Lauro, aqui nos comentários, se a pessoa acredita ou não em vida após a morte, não é o fato em discussão. O que se quer criticar é a ausência de ética e moral nas instituições e famílias. A questão religiosa como balizadora de uma sociedade mais justa e consciente se torna estéril quando vemos, por exemplo, o RJ. Um caldeirão religioso em ebulição e ao mesmo tempo o estado mais corrompido do Brasil, entendeu?

    2. Tudo bem, estou saindo da conversa. Mas, se tudo acaba com a morte do corpo físico, esse pessoal está certíssimo. Vamos roubar, trapacear, corromper e levar vantagem em tudo. Vai acabar tudo mesmo. Tchau!

    3. Lauro, sim, provavelmente descobriremos que morremos...rs...

    4. Pessoal, se preparem.. Vocês vão tomar um susto após sua desencarnação.

    5. Verdade Ronalde! É que o pessoal prefere ainda acreditar em vida após a morte. Gente, desencana. Morreu acabou. É assim a natureza. A única coisa que vai restar é o legado de vocês, isso se vocês deixarem algum para ser lembrado. Uma coisa é certa: os petralhistas e os bozistas deixarão um legado negativo. Serão lembrados para sempre por terem destruído o país!

  15. Concordo com ele, mas era previsível. Depois de serem mordidos pelos vampiros defensores do Petralhismo e do Bozismo, não há outra alternativa para os jovens a não ser se tornarem zumbis existenciais. O Brasil é o país dos zumbis existenciais!

    1. Palhaço — Ainda há esperança. A juventude está chegando...Tabata presidente!

    2. Fica a pergunta: A atual geração vai se agarrar onde para sair da situação que os leva a se tornarem "zumbis existenciais"? Pois na questão política estamos indo de mal a pior. Na questão religiosa vemos diariamente uma tentativa de desconstrução nefasta entre diversos segmentos religiosos que brigam por aumentar a fatia de seus dóceis fiéis. Cultura? o que vemos hoje é um arremedo da junção do q sempre existiu de mais escroto no meio social. Pobre geração atual e coitada da próxima que vier...

Mais notícias
Assine agora
TOPO