Ministério Público cobra transparência do DF no combate ao coronavírus
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios acionou a Justiça nesta sexta-feira, 27, para obrigar o governo do DF a divulgar todas as despesas das medidas de combate e prevenção ao coronavírus. Na ação civil, o Ministério Público pede que o governo seja multado em 100 mil reais caso não divulgue, de forma detalhada...
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios acionou a Justiça nesta sexta-feira, 27, para obrigar o governo do DF a divulgar todas as despesas das medidas de combate e prevenção ao coronavírus. Na ação civil, o Ministério Público pede que o governo seja multado em 100 mil reais caso não divulgue, de forma detalhada e em tempo real, todas as contratações, incluindo os nomes e CNPJs das pessoas contratadas.
De acordo com o MPDFT, nem a Secretaria de Saúde do DF e nem o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde, que administra o Hospital de Base, o Hospital Regional de Santa Maria e seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) divulgam os detalhes das contratações e aquisições relacionadas ao combate à pandemia. Segundo o Ministério Público, a transparência das contratações e compras do poder público está prevista em decreto de emergência em saúde sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.
A ação tramita na 8ª Vara da Fazenda Pública do DF. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (foto), foi o primeiro a determinar o fechamento de universidades e escolas e a proibição de eventos com grandes aglomerações.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Helio
2020-03-28 00:21:34Se o Presidente, Governadores e Congresso parassem de fazer politicagem rasteira pensando na eleição municipal desse ano e 2022 e se unissem com a maturidade e responsabilidade que seus cargos exigem, para debater e encontrar uma estratégia contra o inimigo comum, indubitavelmente o resultado seria bem melhor. Nem uma pandemia que assola o mundo é capaz de sensibilizar essa classe de "humanos".
ANTONIO
2020-03-27 18:14:14Esse moço tem o rosto daqueles bonecos de louça de antigamente.
Tal
2020-03-27 17:35:49Os profissionais de saúde têm denunciado na mídia local a falta de informações e a falta de máscaras e luvas em quantidade suficiente para atender às necessidedes nos hospitais. Estranho.