Ministério confirma primeiro caso de reinfecção de Covid-19 e defende uso de máscara
O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira, 10, o primeiro caso de reinfecção pelo coronavírus no Brasil. Os técnicos da pasta analisaram a situação de uma profissional da área da saúde de 37 anos, que mora em Natal, no Rio Grande do Norte. A paciente teve a doença em junho e ficou curada. Mas ela...

O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira, 10, o primeiro caso de reinfecção pelo coronavírus no Brasil. Os técnicos da pasta analisaram a situação de uma profissional da área da saúde de 37 anos, que mora em Natal, no Rio Grande do Norte.
A paciente teve a doença em junho e ficou curada. Mas ela voltou a ter um resultado positivo para a Covid em outubro, 116 dias depois do primeiro diagnóstico. Segundo o ministério, “as análises realizadas permitem confirmar a reinfecção pelo vírus SARS-CoV-2, após sequenciamento do genoma completo viral que identificou duas linhagens distintas”.
A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde recebeu um relatório sobre o caso, desenvolvido pelo Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo da Fiocruz, que é referência nacional para a Covid-19 no país. Os técnicos analisaram resultados laboratoriais de duas amostras clínicas da paciente.
Em nota, o Ministério da Saúde alertou que o caso de reinfecção “reforça a necessidade da adoção do uso contínuo de máscaras, higienização constantes das mãos e o uso de álcool em gel”. Segundo a pasta, “o governo federal está buscando o mais rápido possível a vacina confiável, segura e aprovada pela Anvisa, para que todos os brasileiros que desejarem possam ser imunizados”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Max
2020-12-10 13:47:28Reinfecção com linhagem diferente do vírus Covid 29 é preocupante.
Aguia
2020-12-10 13:24:53E a Gripezinha atingindo 7 milhões 🤬
MARCIO
2020-12-10 11:04:59Primeiro caso de reinfecção uma ova! Em inúmeras cidades existem casos comprovados de reinfecção. E a recomendação tardia para uso de máscara deve ter partido do médico doutor Osmar Terra.
Rodolfo
2020-12-10 10:51:26Agora o ministério da saúde recomenda o uso de máscaras?
Jose
2020-12-10 10:44:37Então o meu receio inicial está se concretizando. A linhagem americana (que se propaga mil vezes mais rápido do que a linhagem dominante no Brasil) chegou ao Brasil. Se acontecer no país o que está acontecendo nos Estados Unidos, então acho melhor todo mundo começar a rezar. Somente muita reza para evitar o colapso social e econômico do país. Além da reza, é preciso também remover o Bozo e colocar alguém minimamente decente para liderar o país durante a enorme crise que se aproxima.
KEDMA
2020-12-10 10:41:52Os cuidados com a higienização devem continuar mesmo depois da vacina. Esse vírus ainda é muito recente para se saber tudo sobre ele.
Maria
2020-12-10 10:29:16Será que aquele ser tosco e ignorante que repudia o uso de máscaras vai seguir as instruções ou vai dizer que máscara é coisa de maricas bundões