Mídia descobre com atraso que palestinos odeiam o Hamas
Centenas de moradores da Faixa de Gaza realizaram manifestações para pedir o fim do mando do grupo terrorista

Centenas de palestinos se manifestaram contra o grupo terrorista Hamas no norte da Faixa de Gaza na terça, 25, levando até mesmo alguns grandes veículos de imprensa a admitir que os palestinos não querem viver sob o extremismo do Hamas.
Entre os gritos da multidão estavam: "Hamas é terrorista", "Fora Hamas", "Queremos viver" e "Parem com a guerra".
Alguns palestinos também pediam o fim do governo da Irmandade Muçulmana, grupo egípcio que deu origem ao Hamas na região da Palestina.
Golpe de Estado
O grupo terrorista Hamas assumiu o poder na Faixa de Gaza em um golpe de Estado, em 2007.
Desde então, o Hamas tem perseguido e assassinado simpatizantes do partido laico Fatah, que comanda a Autoridade Palestina e governa a Cisjordânia.
Sempre que palestinos se revoltaram abertamente contra o grupo terrorista eles foram presos, torturados e assassinados.
Em 2023, críticas isoladas de palestinos ao Hamas foram registradas por cinegrafistas que filmavam refugiados deixando suas casas.
No ano passado, as Forças de Defesa de Israel, FDI, divulgaram vídeos nas redes sociais de palestinos desabafando e atacando o grupo terrorista.
"Se eu ver uma pessoa do Hamas, vou cortá-la em pedaços", afirmou uma mulher palestina.
"Que Deus se vingue do Hamas. Que os judeus matem todos vocês. Os judeus são melhores que vocês. Os judeus nos dão comida, nos trazem comida, nos dão o corredor humanitário", acrescentou um adolescente.
"O Hamas pegou meu filho. Para onde levaram ele? Por que o Hamas pegou ele de mim? O meu filho... O que o Hamas está fazendo com ele?", questionou uma mulher.
Até a BBC
Os protestos desta vez foram tão numerosos que não puderam ser ignorados nem por veículos de imprensa que consideravam o grupo terrorista como um legítimo representante da população palestina.
Até a rede britânica BBC, que se nega a chamar o Hamas de grupo terrorista, publicou a notícia das manifestações nesta quarta, 26.
Os revoltosos, contudo, foram rapidamente reprimidos pelos terroristas.
"Militantes mascarados do Hamas, alguns armados com armas de fogo e outros carregando cassetetes, intervieram e dispersaram os manifestantes à força, agredindo vários deles", diz reportagem da BBC.
As notícias dos últimos dias também dão indícios de que a população organizada estaria conseguindo substituir o Hamas no sul de Gaza.
Comboios de ajuda humanitária, que antes eram custodiados por homens armados do Hamas, passaram a contar com a segurança de homens encapuzados representando os clãs do sul do território.
Leia em O Antagonista: Parem de confundir terroristas do Hamas com palestinos inocentes
Em outubro de 2023, mês em que o Hamas invadiu o sul de Israel e matou 1.200 pessoas, a ativista e escritora Yasmine Mohammed fez um alerta na rede X pedindo que as pessoas não confundissem terroristas do Hamas com palestinos inocentes.
“Muitas pessoas neste aplicativo estúpido não conseguem distinguir entre palestinos inocentes e terroristas como os do Hamas. Parem de confundir os dois. Vocês não estão ajudando. Tenho família em Gaza. Eles odeiam o Hamas. Eles [os familiares] não estão torturando mulheres e exibindo seus cadáveres. As pessoas que fazem isso não são ‘palestinos inocentes’. São terroristas maus e monstruosos. Isto [a distinção entre ambos] não deveria ser difícil”, escreveu Yasmine.
Com atraso, até mesmo os veículos mais incautos foram obrigados a fazer uma concessão à realidade.
Assista ao Crusoé Entrevista com Yasmine Mohammed:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Marcia Elizabeth Brunetti
2025-03-27 08:32:43Será que a Globe já mudou também de posição? Daniela Lima ainda está exaltando o Hamas e criticando Israel por mortes de criancinhas e idosos. Para essa figura chamada de jornalista, Israel só tem soldado malvado. Espero que enfim, parem de criar narrativas para defender Hamas. E que as Universidades também fiquem no seu canto!
Luiz Filho
2025-03-26 16:31:51Mas luladrão, petistas e esquerdistas amam o HAMAS. Tem alguma coisa errada.