Adriano Machado/Crusoé

Menos poderes para reitores

19.07.19 16:37

Uma portaria editada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub (foto), diminuiu os poderes de reitores de universidades e institutos federais para nomear cargos comissionados de direção nessas instituições de ensino.

A norma estabelece que eles não poderão nomear cargos de direção equivalentes aos DAS 5 e 6, o que inclui os pró-reitores, que estão imediatamente abaixo dos reitores no organograma dessas instituições.

A portaria, publicada na edição desta sexta-feira, 19, do Diário Oficial da União, diz que a nomeação e exoneração de indicados para esses cargos deverá ser feita pelo ministro da Casa Civil.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Certíssimo... e justo! É preciso limpar essa cambada de reitores, pro-reitores e professores extremistas das universidades... MUDA BRASIL! MUDA DE VERDADE!

  2. Corretíssimo!! A grande maioria das universidades está dominada por doutrinadores esquerdistas que está mais preocupada com a ideologia da seita vermelha.

    1. Forapt,tu fizestes Universidade? É tu fostes doutrinado?

  3. Reitores de muitas universidades, estaduais e federais, levaram estas instituições a estados falimentares...como a USP em São Paulo. Apenas uma sombra do que já foi e representou na área da Cultura , Educação e Pesquisas.

  4. Complementando meu comentário...Inadmissivel assistirmos alguns vagabundos invadindo e destruindo as salas e instalações das universidades. E promovendo festas regadas a drogas e similares. E os reitores fingindo que "normal...liberdade de expressão". Quantos verdadeiros estudantes almejavam as vagas ocupadas por essa turma aparelhada. Ministro....expulse esses agitadores o mais rápido. A nação agradece !!

  5. Perfeito....80% dos reitores não são confiáveis, atualmente. Talvez, no fim do governo Bolsonaro, essa proporção diminua bastante. Ficamos nas mãos da ideologia psololulopetista infiltrada nas Universidades Federais... Uma vergonha, com poucas exceções. Dinheiro jogado fora....Tudo "grátis" para alunos, professores e dirigentes se deliciarem com nosso dinheiro. A maioria dos alunos dos cursos, já citados pelo ministro, vão para a Universidade gastar seu tempo e incitar a anarquia.

  6. Como o mundo dá muitas voltas. Um filho de judeu fugido do nazismo está agora trabalhando para um governo nazista. Aparentemente ele não aprendeu nada com a história. Previsível. Basta ver o seu histórico escolar!

    1. Esse cara é aquele que vende a própria mãe para se dar bem. Mesmo sendo judeu. Talvez ele seja de uma família que durante a guerra entregava outros judeus para não irem para os campos de concentração ou receberem documentos para saírem da Alemanha. Houve desses casos.

    2. Sou o Vilarim. Vixe! Como tem zé, aqui. É zé de todo tipo. Tem até zé que não sabe ler, quem dirá escrever.

    3. Bozistas abaixo zurrando. Como zurram estes bozistas nazistas. São incapazes de pensar além do cubículo onde vivem. Zurrem bozistas. Esta é a sina de vocês.

    4. Essa Jose (ou Josi?), de vez em quando fala algo que preste, mas no geral é uma tapada mesmo! Vá se tratar, imbecil.

    5. Nazista ??? 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

    6. Marcelo — Vá ler história para aprender sobre nazismo. Se tiver dinheiro, visite os museus e monumentos que os alemães construíram para que eles nunca mais repitam o mesmo erro. Em resumo: você é um ignorante. Um beócio.

    7. O que é nazista pra você? Ir conta as suas ideias? Quanta ignorância

  7. Os DAS são cargos de Direção e Assessoramento Superior. Reitores faziam destes cargos moeda de troca para apoio político na "consulta interna". DAS são cargos de confiança. Livre nomeação e exoneração do reitor. Agora são cargos do Ministro da Casa Civil. Reitores também são cargos de confiança do Presidente da República. O presidente também escolhe Procurador Geral da República e Ministros do STF. Também escolhe Reitores que são cargos de confiança do poder Executivo. Conforme a lei.

    1. Nossas universidades são verdadeiros câmaras de gás ideológicas, idiotizando milhares de jovens, excelente ação do ministro. Acabar com essa ideologia nefasta é questão de sobrevivência.

  8. Ótima ideia! Considerando que as universidades estão fora do controle da sociedade que paga os impostos. Os atuais reitores foram eleitos por seis pares. Ou seja, o marxismo permeia todas as decisões. Infelizmente.

  9. Ótima ideia! Considerando que as universidades estão fora do controle da sociedade que paga os impostos. Os atuais reitores foram eleitos por seis pares. Ou seja, o marxismo permeia todas as decisões. Infelizmente.

  10. São cerca de 67 universidades federais com 400 diretores (pró-reitores), sendo que 390 são petistas. O trabalho de substituição não será fácil.

  11. Plenamente de acordo, já que o reitor nem sempre é da confiança do governo, que lhe paga, pelo menos os demais devem ser nomeados pela confiança do governo.

  12. Bozistas são apedeutas. Como tais, são contrários à ciência e ao desenvolvimento tecnológico. Resumem tudo a uma falsa dicotomia entre eles e petistas. Os nazistas agiram assim também. Continuem assim. Um futuro brilhante os esperam.

  13. Muito bem. As universidades são pagas com dinheiro público e já que os reitores esquerdistas não conseguem gerir que seus poderes sejam limitados.

  14. Com esta decisão seria então melhor demitir todos os reitores e estabelecer uma ditadura universitária. Se o reitor não pode nomear os seus assessores diretos para que existe então a figura do reitor? Seria como se o presidente não pudesse nomear os seus ministros e nem os ministros pudessem nomear seus secretários. O que está acontecendo é uma intervenção nas universidades federais. Isso vai pegar fogo. Esperem alunos nas ruas e mais um grande arranhão na imagem internacional do Brazil.

    1. Esse sr. José está bem doutrinado...caramba. Achar normal a administração nociva e perdulária, além de "acolhedora " aos vagabundos e anarquistas que infestaram nossas universidades federais, passa dos limites. Conheço casos de vagabundos que ficaram 10 anos fingindo estudar , usando seus tempos para plantarem a ideologia macabra psololulopetista, que, finalmente será extinta! Caia na real sr. José !! Não tinhamos reitores, tinhamos militantes comandados pelo Instituto Lula.

    2. Edson. Concordo. Deveriam fazer o mesmo para participar do governo. Está claro que o presidente é o ministro vivem de alucinógenos.

    3. ministro.. aproveita e institui o exame toxicologico para entrar nas universidades e todo semestre para renovar a matrícula. 😎😎😎

    4. Caro comandante. Qualquer pessoa sabe que este é o objetivo do governo. Como é um governo covarde, não assume o que quer realmente fazer. Espero que o governo siga o seu conselho. Desta forma, ele mostrará para o mundo, de uma vez por todas, que o Brasil entrou de vez na idade das trevas e a promoção da ignorância e da perversão se tornaram políticas oficiais de estado.

    5. Jose, você teve uma boa ideia: demitir todos os reitores e intervir nas universidades. Depois exigir pagamento de mensalidades a quem pode pagar e isentar os carentes. Finalmente, acabar com a indecência do sistema racista de cotas e só admitir em universidade pública quem comprovar conhecimento para tanto, sem favorecimentos de qualquer tipo. O dinheiro da população deve ser investido para melhorar o ensino básico e fundamental.

  15. Concordo.A autonomia das Universidade não significa gastar como quiser.Todos, repito, todos que usam dinheiros públicos devem prestar contas.O critério para os DAS's deve ser igual para todos os setores do Governo.Ninguém está isento de prestar contas inclusive de quem está escolhendo para cargos em comissão pagos com nosso dinheiro.Temos o direito de saber quem são e quanto ganham e o que fazem.

  16. O Brasil do PT é assim: pais e mães pagam 2 mensalidades nas universidades particulares, uma para seu filho e outra para um filho do PT. E estes milicianos do PT chamam os filhos de quem os sustenta de “fascistas”. Essa é a “Justiça social” do PT. Parabéns e força Weintraub, torço para que consiga limpar as universidades públicas que estão tomadas por milicianos filhotes do PT.

Mais notícias
Assine agora
TOPO