Mateus Bonomi/Crusoé

Menos cidades no segundo protesto pela educação

30.05.19 18:02

Os protestos contra o contingenciamento de verbas das universidades foram realizados em 82 cidades de 21 estados e no Distrito Federal, até o fim da tarde desta quinta-feira, 30. No primeiro protesto, no dia 15, houve manifestações em pelo menos 220 cidades em todo o Brasil.

Em São Paulo, a concentração no Largo da Batata não tinha carro de som à tarde, como no dia 15. No Rio de Janeiro, a passeata na Avenida Presidente Vargas, no Centro, começou com atraso e não fechou todas as pistas. Em Brasília, um manifestante foi detido (foto) após um princípio de confusão entre policiais militares e alguns participantes.

O Ministério da Educação divulgou hoje uma nota dizendo que os professores que tiverem deixado de trabalhar para participar dos protestos podem ter o ponto cortado por falta injustificada. O comunicado lembra que a ouvidoria do ministério pode receber denúncias de “professores, servidores, funcionários, alunos, pais e responsáveis” que tenham divulgado e estimulado a participação nos atos durante o horário escolar.

“Nenhuma instituição de ensino pública tem prerrogativa legal para incentivar movimentos político-partidários e promover a participação de alunos em manifestações”, afirma o ministério.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Como ainda é difícil superarmos a lógica binária do nós contra eles cristalizadas em nossas práticas culturais. Concordando com Janaína Paschoal a história se repete no sentido inverso. Não é possível dialogarmos com as perspectivas presentes nos dois Atos? Não há reivindicações legítimas (e, obviamente, também excessos) em ambos? Será que para ter lado precisamos ter trincheira? Não podemos fazer escolhas que não impliquem na desconstrução de quem não está "do nosso lado"?

    1. Totalmente concordo com essa visão! Haveria de unificar os manifestantes em torno das mesmas pautas. Muitos manifestantes dia 15 e 30 discordam dos palanquinhos do PT e defendem uma reforma na previdência (não exatamente a do Guedes, mas uma reforma que combate as excrescências), apoiam medidas anti-corrupção e não aguentavam mais estar sob o comando de uma esquerda degenerada.

  2. Cambada de professores incompetentes, classe aparelhada pela esquerda e sindicatos, grande maioria parasitas mal formados, graduação de finais de semana e a distância, resultado esta aí para todo mundo ver, ignorantes é analfabetos funcionais são o resultado desta classe! O número foi menor porque os pais proibiram os filhos de participar dessa baderna, o povo paga para formar ignorantes!

    1. Renatinha, gado bozista. Abra sua mente e feche sua boca. Educação é resistência. Universidade pública é direito de todos!

  3. Incrível o PT protestar pela educação! Depois de 16 anos governado por estes malfeitores, o Brasil nunca esteve tão mal, em todos os níveis, nas avaliações internacionais de ensino. Um presidente semi-analfabeto e uma “presidenta” disléxica arrasaram com tudo. Vendilhões da Pátria!

  4. Quando a Crusoé teve uma matéria censurada pelo STF, os Pingos Nos Is criticaram severamente a Suprema Corte, por mais de uma semana. Hoje, um repórter da Jovem Pan foi agredido durante as manifestações, e vocês nem sequer noticiam este fato.

  5. Protesto contra a Educação é que não é. Tem que dar o nome que isso tem: balbúrdia. Tinha desocupados de toda espécie. MST, sindicalistas, metalúrgicos, babacas do lula livre, pedido de esmola pra sindicatos. Uma esbórnia.

  6. Esse governo mal começou e já tem uma imensa onda de protestos, o PIB caindo e não consegue aprovar nada no congresso. Não vai durar até o fim do ano. Eleições 2019. Lula Livre!

    1. Chiquinha vagabunda kkkkkk. O outro Jose te pegou feio, né? Este não fui eu, sua varia. De qualquer forma, tirando os dois dois últimos parágrafos, ele está certo. Tirar o Bozo e colocar o Mourão é a melhor coisa que pode acontecer ao país. Direitopata alucinado é realmente um caso médico.

    2. Finalmente assumiu,não é seu bosta comunista? Lula morto de podre, para o bem da humanidade

    3. Vá trabalhar, teu partido deixou tudo isto, vá visitar teu herói presidi ário

  7. Deve cortar o ponto mesmo! A direita fez passeata no domingo para não haver perda de dias de trabalho e nem prejudicar os outros cidadãos com transtornos no trânsito, mas os esquerdistas só querem tumultuar tudo e ficar de folga.

    1. SIM, 300% a mais do Dinheiro do MEC Vai para Universidades Particular do que Públicas. Ta cheio de adevogafo e publicitário vendendo jeans no Brás. melhor educação de base

  8. Pelo menos utilizaram o termo “contingenciamento”. É outra: protestos da oposição com bandeiras da CUT, cartazes e balões de partidos, faixas de Lula Livre, etc... 100% de movimento partidário e sindical.

    1. Curioso é que o PT que mais tem tentado sequestrar esse movimento pela educação. Oportunistas como sempre. Projeto bom para educação nada.

  9. Ouçam o Ministro Barroso do STF! Para ele o grande desafio da Educação brasileira começa pelo indispensável cuidado com as crianças de 0 a 3 anos, período da vida em que nosso cérebro funciona como uma esponja, absorvendo o que há de bom e de ruim no seio da família. Depois, a Educação Básica deve ser priorizada, pois é o momento da criança desenvolver sua capacidade cognitiva. Como educadora concordo plenamente com o Ministro! Vamos focar na nossa criança, de 0 a 14 anos!

    1. Isso Lúcia! Conseguir uma boa formação nesta faixa etária é base para tudo que sucede. Não só nas demais etapas da educação. Seria, na democracia, a única blindagem contra eleições manipuladas, fundamentadas na ignorância, de cujas consequências nefastas os cidadãos justos tentam se livrar neste momento histórico. Sua menção ao ministro Barroso é extremamente oportuna! E lamento a pouca repercussão que teve sua entrevista de quarta 29/05, concedida às marionetes da GNews, na mídia restante.

  10. vc Antagonistas ainda tem a coragem e hipocrisia de chamar isso de protesto pela educação? Estão de brincadeira né? Vão se catar!

  11. Estava assistindo os Pingos nos Is e o repórter da Jovem Pan foi rodeado por "manifestantes" que eu diria serem arruaceiros bagaceiros, rastaqueras com a palavra de ordem, além de palavrões, lula livre. Gente muito asquerosa.

    1. Esse é o padrão globolixo de contar manifestantes, pelo jeito Crusoé adotou também....

    2. Vai saber a quem interessa esse tipo de métrica. Parece que se destina a algum propósito que não seja a de informar.

  12. Malversação de mais de 55 bilhões de reais de dinheiro público com universitários rendeu votos aos governos anteriores. Inverter a ordem de investimentos e priorizar a educação básica é motivo de manifestação contrária. Quando iremos ter educação para discutirmos a educação do

    1. ... povo brasileiro? Precisamos avançar em busca de soluções ao invés de permanecermos estatísticos no plano das discussões ideológicas.

  13. As universidades públicas são uma porcaria, não querem trabalhar(muitos professores ganham 40 horas(dedicação exclusiva) e trabalham 4, não querem ponto eletrônico(dizem não querer ser vigiados)...o que existe é o monopólio do bom aluno, só.

  14. Protestos convocados por estudantes? Por aí vcs já vêem a parcialidade da matéria. A quem vcs acham que enganam? Movimento totalmente político com a finalidade de desestabilizar o governo. Pouquíssimos estudantes, muito mais militantes de partidos,etc. Perdedores da eleição que não aceitaram a derrota . Movimentos nocivos ao país e antipatrioticos

  15. Os manifestantes pareciam que estavam mais participando de velório. A Gleisi Amante discursou esbanjando desalento. E a grande imprensa parece que ficou de "crista baixa". A chuva ajudou mas foi a causa do fracasso. A esquerdalha está desmotivada e só reage a tratamento de choque. Esperemos que JB elimine seus fios desencapados e o ministro dançarino (que para mim está numa boa direção) não provoque polêmicas inúteis. Parece que os dois gostam de um barraco. Mas o ministro é mais soft.

    1. Jose. Como já disse alguém por aqui, vc é muito provocador. Embora não goste dele, vc parece ser irmão gêmeo do ministro Weintraub. Kkkk Eu lamento a atuação do JB, mas ele poderia, se tivesse educação, ser um presidente pelo menos regular. Não sou muito ligado em neurociência (gosto mais das "Farpas" de Eça de Queiroz). Mas os homens têm uma "inteligência emocional", e no Bozo ela se sobrepõe a qualquer coisa. Ou seja temperamental, e com uma inteligência mediana. Resultado: desastre...

    2. Cati -- Manifestação foi fraca, mas gteve bastante humor. Eles cantavam isso:"Quero estudar/ser inteligente/ de burro já basta o presidente". Kkkkkkkkkk. Eles podem ser jovens, mas eles tem a mais absoluta razão nesta musiquinha. Você não concorda?

    3. ... A chuva ajudou, mas NÃO foi a causa do fracasso. ....

    1. Aladim — Cadê a pesquisa que vc ficou de fazer? Estas sendo um aluno relapso. Vou chamar o ministro para te punir, kkkkkkkk. Alexandre. É claro que recebo para comentar aqui. Recebo a alegria de deixar os Bozistas apedeutas sem argumento algum. Isto não é difícil, pois Bozista, igual a petista, é incapaz de pensar e argumentar.

    2. Só o Jpse acredita que eles querem estudar, ridículo, Já deve ter tomado uns dois litros do chá que ele mesmo faz.

  16. No primeiro muita gente desavisada acreditando nas mentiras contadas pela esquerda e perceberam que no final tudo se resumiu no Lula livre cada dia mais as pessoas vão se informar e não vão aceitar ser usadas como massa de manobra o povo não é gado embora a esquerda adore um curral eleitoral e manter o povo na miséria e na ignorância pra usar em causas próprias

  17. E a Globo como o esperado dando mais cobertura dos protestos dos malandros que a passeata de 26.05, onde o compararecimento foi do povo que trabalha.

    1. Este Jose parece que está tomando Chá de Kunda pela rima. Tá doidão, muito doidão.

    2. Desculpem a globolixo. Na praça da LIBERDADE dia 26 nós é que impedidos a presença, q só será aprovada qdo as suas equipes puderem, individualmente atuar. Sob comando interno a serviço da corporação ñ mais. Jornalismo ñ é livre?

  18. Movimento eminentemente politico contra o governo que quer recuperar o Brasil. Lula e Dilma fizeram contingenciamento na educação em seus governos com cortes profundos na educação e tudo ficou de boa. Agora bolsonaro tem que fazer estes contingenciamentos e e vem a vermelhada toda, capitaneados pela CUT, UNE, UBES,PT, Psol, PC do B, movimentos sociais e toda a camarilha que jogou o brasil no fundo do poço. Uma legião de massa de manobra que luta contra o progresso do Brasil. Fora acéfalos.

    1. Os esquerdopatas estão definhando, aquele dinheiro fácil está sumido não é kkkkkk

Mais notícias
Assine agora
TOPO