Médicos cubanos deixaram Brasil, Equador e Bolívia. Ditadura agora aposta no México
No período de um ano, as missões de médicos cubanos foram canceladas em três países da América Latina. O primeiro deles foi o Brasil. Após a eleição de Jair Bolsonaro, em 2018, a ditadura cubana abandonou o programa Mais Médicos e ordenou o retorno de seus doutores. Mais de 8 mil vagas foram preenchidas por...
No período de um ano, as missões de médicos cubanos foram canceladas em três países da América Latina.
O primeiro deles foi o Brasil. Após a eleição de Jair Bolsonaro, em 2018, a ditadura cubana abandonou o programa Mais Médicos e ordenou o retorno de seus doutores. Mais de 8 mil vagas foram preenchidas por profissionais brasileiros.
Há duas semanas, o governo do Equador, presidido por Lenín Moreno, decidiu suspender os tratados com a ilha comunista. Cerca de quatrocentos médicos tiveram de fazer as malas.
Na Bolívia, a renúncia de Evo Morales levou à posse de Jeanine Añez, que também cancelou os acordos com a ditadura. Nas estimativas do governo de La Paz, 725 médicos devem retornar para Havana (foto).
Com o fim dos programas nesses três países, a esperança da ditadura cubana passa a ser o México, do presidente Andrés Manuel López Obrador.
"O país que agora está jogando com a ditadura cubana é o México. Os dois governos acabaram de criar um Comitê Binacional de Saúde. Pode ser um passo prévio para a contratação de médicos cubanos", diz o historiador cubano Boris González Arenas, de Havana.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
H. Romeu Pinto
2019-11-22 10:02:11A ilha ganha dinheiro VENDENDO o trabalho de seus profissionais... essa exploração é só um absurdo ou beira à escravidão? Os “dotôres” jornalistas da rede grobo querem comentar? PS: jornalista é aquele profissional que mete a colher em todos os assuntos, mas NÃO É ESPECIALISTA EM NADA, não conhece de assunto nenhum. A prova são os mentecaptos por aí referindo-se a uma suposta “raça humana”... a biologia não dá guarida a este termo, o que existe é ESPÉCIE HUMANA...
SONIA
2019-11-20 11:41:23Daqui a pouco é a vez da população mexicana entrar em manifestação contra o governo.
Carlos
2019-11-20 11:40:02Parece piada. Médicos explorados pela ditadura e "médicos" a serviço de outras coisas não ligadas à medicina?
Ruy Pigatto
2019-11-20 09:53:12É a vez do México sustentar a incompetência socialista de Cuba. Parabéns América "latrina".
Laerte
2019-11-20 09:37:10Cuba está em vias de fechar para balanço, o dinheiro deles acabaram e o Brasil sustentou-os por alguns anos! Agora com o fechamento de Bolívia e Equador, a situação está fora de controle! O México vai pagar o "PATO" de um governo medíocre, desgovernado, mostrando ao mundo que os socialistas gostam só de dinheiro, nada produzem, nada faz para sua população, a não ser retirar o que eles tem! Que fica a lição para as sociedades mundiais, que os grupos se associam para viverem sem trabalhar!
Mário
2019-11-20 09:17:30O México agora e governado pelo narcotráfico.
FERNANDO ANDRADE
2019-11-20 08:06:06Regime espúrio esse cubano. Finalmente, revelado ao mundo. Bolsonaro, com toda sua limitação, como queiram, nos livrou dessa!!! Ainda falta "limpar" O lixo que ficou!!!!
Riso
2019-11-20 08:06:01Vão parasitar o México sob o novo governo esquerdista . O povo vai pagar a conta! Provavelmente em 4 anos o país estará pior é espoliado. A ver!
Andre
2019-11-20 07:13:20O Duda, vc já foi melhor nisso. Já está mais do que provado que esses falsos médicos são agentes cubanos infiltrados que preparam o caminho revolucionario. Pq não investiga seriamente isso e busque q verdade? Muitos tinham patente de oficial cubano, não sabiam nada de medicina (no YouTube tá cheio de prova), faziam proselitismo político durante atendimento e eram “vigiados” por outros agentes cubanos. E o pior tudo com dinheiro nosso! Isso é criminoso.
Meiga
2019-11-20 07:07:51O MEXICO AGORA, SERVIRÁ A CUBA !!!!