Marcos Oliveira/Agência Senado

Maximiano estava na Índia quando foi convocado a depor, mostram documentos

30.07.21 12:33

Documentos entregues pela defesa de Francisco Maximiano à CPI da Covid na noite de quinta-feira, 29, mostram que o dono da Precisa Medicamentos já estava na Índia quando a comissão expediu a convocação para a oitiva dele, programada para as 9 horas da próxima quarta-feira, 4 de agosto.

Bilhetes aéreos e imagens do passaporte do empresário indicam que Maximiano embarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, às 21 horas e 10 minutos de 24 de julho. Ele pousou em Doha, capital do Catar, na tarde do dia seguinte para uma conexão.

Na sequência, o dono da Precisa Medicamentos partiu rumo ao Aeroporto Internacional Rajiv Gandhi, em Telangana, na Índia. Maximiano desembarcou no estado à 1 hora e 50 minutos de 26 de julho. A convocação para o depoimento aconteceu mais tarde, no mesmo dia.

A cúpula da CPI exigiu a documentação para avaliar se adotaria medidas como pedidos de condução coercitiva ou prisão preventiva contra o empresário. Dado que ele estava em território internacional quando recebeu a notificação, a tendência é que seja poupado. O dono da Precisa pediu à comissão para prestar depoimento após 10 de agosto, quando retorna ao Brasil.

Em junho, época em que teve a oitiva agendada pela primeira vez, o empresário declarou que estava em quarentena obrigatória após voltar de viagem à Índia e pediu o adiamento da inquirição.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO