Marco Aurélio diz que proibição de reportagem foi 'mordaça'
Na mesma entrevista em que disse aguardar um recuo de Alexandre de Moraes na censura a Crusoé e ao Antagonista, o ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio (foto) afirmou que a decisão de proibir a reportagem "O amigo do amigo de meu pai" equivaleu a uma "mordaça" e que o STF não poderia ter instaurado o inquérito...
Na mesma entrevista em que disse aguardar um recuo de Alexandre de Moraes na censura a Crusoé e ao Antagonista, o ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio (foto) afirmou que a decisão de proibir a reportagem "O amigo do amigo de meu pai" equivaleu a uma "mordaça" e que o STF não poderia ter instaurado o inquérito em que a decisão foi tomada.
"Mordaça, mordaça. Isso não se coaduna com os ares democráticos da Constituição de 1988. Não temos saudade de um regime pretérito", disse Marco Aurélio à Rádio Gaúcha na manhã desta quinta-feira, 18. "Não me lembro, nem no regime pretérito, que foi um regime de exceção, coisas assim, tão violentas como foi essa. Agora o ministro deve evoluir, deve afastar, evidentemente, esse crivo que ele implementou", afirmou o ministro do Supremo.
Marco Aurélio concordou com o posicionamento da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, de que caberia ao Ministério Público realizar a investigação sobre ameaças e fake news ao Supremo que levou à censura determinada por Moraes.
"Não cabia a instauração de inquérito pelo Supremo", afirmou. "Cabia sim, se fosse o caso, se fosse o Ministério Público, que é quem atua como 'estado acusador. O Supremo é um 'estado julgador', principalmente julgador. Ele só deve atuar mediante provocação."
Para o ministro, os colegas do STF precisariam "tirar o pé do acelerador" e "ter menos autoestima". Na opinião de Marco Aurélio, o Supremo está em crise. "Numa crise muito séria, mas instituições estão sedimentadas, elas são instituições fortes e devemos sair dessa crise, que cada qual faça a sua parte. Isso é importante na vida pública brasileira".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
ANTONIO
2019-04-18 18:37:06Estamos perdidos! Os mais velhos têm um lado “13”, os mais novos não sabem fazer justiça justa! Correr para onde?
Paulo
2019-04-18 15:37:09TEMPOS ESTRANHOS. Sr MINISTRO, este pouco saber juridico do seu colega, nao pode ser acompanhado, e sim disciplinado, para os demais, que chegaram. que esta casa, e de comprimento a constituiçao, e nao de aventuras, de experimentos, e de coreçao, se nao, o detento pobre, invisivel, tem que respeitar as leis vigentes, isso e tao grave, que tem que servir de exemplo, para que, qualquer um saiba que ai so cabe a constituiçao, e tem quem sabe interpretar, regimento interno e um, contituiçao e
LUCIANO
2019-04-18 14:53:28A troco de que ministro Marco Aurélio, se posiciona combatendo colegas da suprema corte. Final de ano próximo passado queria dar indulto a presos inclusive seu benfeitor lula. Aí tem caroço nesse angú
Sandro
2019-04-18 14:22:12Março Aurélio sempre muito sensato, técnico e franco.
Carlos
2019-04-18 14:07:22O mais triste desta história é constatar a qualidade de juízes do supremo. Ao atropelar a constituição, o rito processual e tudo o mais, demonstram claramente o despreparo para exercer a função. Todo mundo já sabia das limitações do Tofoli, agora acompanhado pelo Moraes. Este episódio atesta a limitação dos dois.
Jose
2019-04-18 13:51:30E cadê o SENADO Federal. A que veio. Manifestem-se meus eleitos Rodrigo Pacheco e Viana.
João
2019-04-18 13:41:08Eu sabia que isto cedo ou tarde ia acontecer , só não tão rápido ! e agora José ??
Henrique
2019-04-18 13:32:35O que precisa ficar claro ao Ministro Dias Tófoli é que quem é alvo de suspeita É O SR., Sr Tófoli. Ninguém de fora do STF pôs em xeque a instituição! O "amigo do amigo de meu pai", segundo a declaração do Marcelo Odebrecht, na reportagem, É O SR. e não o STF. Agora, quem atenta CONTRA O STF é quem tenta transferir à instituição uma suspeita pessoal, usando e ABUSANDO DO PODER que é dado ao STF para subverter as regras processuais e APLICAR "A LEI" DA MORDAÇA, indo contra a Constituição.
Bruno
2019-04-18 13:28:59Não será surpresa se a população mais uma vez pedir a ajuda das FFAA para botar ordem neste País.
Regina7
2019-04-18 13:24:26Que chá é esse que o MA tomou? Parece que faz bem à saúde mental. Tomara que ele sirva um cadinho disso pros demais do STF. Vou fazer um esforço danado, mas vou tentar ouvir a fala arrastada dele quando analisarem o caso dessa censura imbecil.