Agência Brasil

Mantega terá de usar tornozeleira eletrônica

21.08.19 15:21

O juiz Luiz Antonio Bonat, da 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba, determinou que o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega (foto) passe a usar tornozeleira eletrônica. Mantega também não poderá deixar o país e terá de entregar os passaportes, tanto o brasileiro quanto o italiano (ele tem cidadania do país), em três dias.

O controle de movimentações do ex-ministro é uma das medidas tomadas na Operação Carbonara Chimica, 63ª fase da Lava Jato, deflagrada nesta quarta-feira, 21. A investigação é sobre propinas que teriam sido pagas a Mantega e a outro ex-ministro dos governos do PT, Antonio Palocci, em troca da edição de medidas provisórias para beneficiar o grupo Odebrecht no chamado Refis da Crise, em 2009.

O pedido original do Ministério Público Federal era de que Mantega fosse preso. Bonat não aceitou o requerimento, com o argumento de que “apesar da comprovada gravidade em concreto, há um problema no que concerne à perspectiva de reiteração criminosa, circunstância que atenua o risco à ordem pública”.

O juiz lembrou que foram bloqueados recursos depositados no exterior em contas do ex-ministro, que estão em nome da Pappilon Company e no nome do próprio Mantega. “Não há informação acerca de tentativa mais recente de movimentação ou dissipação desses ativos. Não há, igualmente,informação de que o acusado manteria outras contas secretas no exterior”, avaliou Bonat na decisão. “O risco de fuga, pela cidadania italiana, pode ser atenuado pela restrição de saída do país e apreensão de passaporte”, acrescentou.

A força-tarefa da Operação Lava Jato pediu a prisão do ex-ministro porque ele teria tentado ocultar o recebimento de valores da Odebrecht em uma conta na Suíça. O advogado Fábio Tofic Simantob, que defende o ex-ministro, afirmou que a Operação Carbonara Chimica “é muito importante porque vai ajudar a provar que ele nunca recebeu um centavo da Odebrecht ou de quem quer que seja”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Quem sabe assim quebra a pose da filha no programa do pânico, toda cheia de moral e politicamente correta, só se for com o dinheiro público para bancar a coleção de bolsas.

  2. Pelo tamanho do prejuízo que este mau-caráter causou ao país, deveriam confiscar tudo que ele tem, jogá-lo numa cela junto ao líder da quadrilha e destruir a chave. Apesar de estar no fim da linha, prisão perpétua para ele e todos os envolvidos é pouco.

    1. Mais uma prova - como muitas - que limaram nosso país. E vem com o papo de que acabaram com pobreza e o karalho. Nauseante.

  3. absurda justificatica aprentada peli juiz para não engaiolar o camarada. O fato do infeliz não ser mais ministro de coisa nenhuma, e portanto não podendo agir com o peso de sua pasta, NÃO significa que está impedido de prejudicar as investigações. O crime foi cometido. A quadrilha existe. Podem destruir provas? Sim, podem. Aqui e no exterior. Pra que diabos existem mensagens cifradas?? Basta uma dessas muitas redes sociais. A chinesa é a melhor, considerando quem são. estou pasmo.

  4. Falta agora Dilma a estocadora de ventos no célebre caso Pasadena não e mesmo ? certamente esta na famigerado lista da Odebrecht com codinome etc pobre Brasil reinoi da corrupção e cleptocracia mundial

  5. Tornozeleira eletrônica é a correte com a bola de ferro da atualidade, mas não causa mais a mesma vergonha de antes. Penso que melhor seria uma coleira eletronica.

  6. É incompreensível para nós mortais, pque a Justiça insiste em considerar os criminosos de colarinho branco menos perigosos, o prejuizo é muitissimo maior e mata muito mais!!!

    1. Não recebeu nada....tá certo, e essa dinheirama bloqueada em contas no exterior, de onde veio? Se é dinheiro lícito, por que não está aqui?

  7. Deveria pegar cana como outros petistas. E, pior, a justiça bloqueou 50 milhões dele. Onde essa gente, como ministro, arruma tanta grana assim... E ganhou só uma tornozeleira. No Brasil o crime compensa.

Mais notícias
Assine agora
TOPO