Crusoé
22.06.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

'Travamento absoluto do país é péssimo', avalia Mandetta

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (foto), avaliou, nesta terça-feira, 24, que as medidas mais duras de combate ao novo coronavírus impostas em estados, como o fechamento de comércios e de rodovias, são “péssimas” para o setor de saúde, pois travam a produção e distribuição de equipamentos médicos.  Mandetta lembrou que a última quarentena...

avatar
Redação Crusoé
2 minutos de leitura 24.03.2020 14:51 comentários 10
'Travamento absoluto do país é péssimo', avalia Mandetta
Luiz Henrique Mandetta.
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (foto), avaliou, nesta terça-feira, 24, que as medidas mais duras de combate ao novo coronavírus impostas em estados, como o fechamento de comércios e de rodovias, são “péssimas” para o setor de saúde, pois travam a produção e distribuição de equipamentos médicos. 

Mandetta lembrou que a última quarentena em território brasileiro ocorreu em 1918, durante o surto da gripe espanhola. Para o ministro, a adoção da medida neste momento é, portanto, "atípica".

A restrição, que começou a valer no estado de São Paulo, tem vigência até 7 de abril. A norma prevê que estabelecimentos comerciais que não estejam entre os serviços essenciais de alimentação, saúde, abastecimento, limpeza urbana, segurança pública e bancos fechem as portas.

"Não dá para chegar e dizer o que é essencial. Se precisar de um mecânico para consertar o eixo de uma ambulância, ele é o mais essencial naquele momento, porque, sem ele, não anda a ambulância", disse Mandetta ao sair do Palácio do Planalto, após conferência com governadores do Centro-Oeste e Sudeste. 

O ministro alegou que não pretende pedir a revisão das iniciativas aos chefes de Executivos locais. Ressaltou, no entanto, que alguns deles perceberam que "aceleraram" as decisões e analisam ajustes.

"Não é uma coisa assim ‘parou’. É super complexo. Eu acho que agora eles vão se deparando com a realidade que é uma medida dessas, e aí vai havendo a necessidade progressivamente. No começo, eles iam fechar até a rodovia, fechar aeroporto. Quer dizer, tem governador reclamando de atraso de EPI, EPI que teve que ir de caminhão porque fechou o voo", comentou.

Diários

O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

Redação Crusoé Visualizar

Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Redação Crusoé Visualizar

O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

Redação Crusoé Visualizar

"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

Redação Crusoé Visualizar

A porta giratória de Downing Street

José Inácio Pilar Visualizar

Por que Petro não reconhece vitória de Espriella na Colômbia

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

A derrota triunfal de Trump

A derrota triunfal de Trump

Visualizar notícia
A porta dos 20% da terceira via

A porta dos 20% da terceira via

Visualizar notícia
A porta giratória de Downing Street

A porta giratória de Downing Street

Visualizar notícia
Acordo de Trump com Irã é pior que o de Obama

Acordo de Trump com Irã é pior que o de Obama

Visualizar notícia
Cronicamente enlameados

Cronicamente enlameados

Visualizar notícia
Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Visualizar notícia
"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

Visualizar notícia
Janaina reclama de interferência do governo Lula na PF

Janaina reclama de interferência do governo Lula na PF

Visualizar notícia
Master atinge governo Lula

Master atinge governo Lula

Visualizar notícia
O Congresso quer gastar

O Congresso quer gastar

Visualizar notícia

Tags relacionadas

comércio

Luiz Henrique Mandetta

Ministério da Saúde

< Notícia Anterior

Mandetta dispensa motoristas

24.03.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

A reunião virtual do MDB

24.03.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
author

Redação Crusoé

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Uira

2020-03-25 22:31:25

No entanto, como é DIFÍCIL alegar que a McDONALD's e a COCA-COLA adicionam NICOTINA em seus PRODUTOS para VICIAR os USUÁRIOS, a DISCUSSÃO deveria girar em torno de se SOBRETAXAR A OBESIDADE, pois fora algumas EXCEÇÕES, o COMPORTAMENTO DO INDIVÍDUO é DETERMINANTE para que esta se CONCRETIZE.


Uira

2020-03-25 22:28:16

Aliás, será que não deveria ser criada uma TAXA DE SOBREPESO. O INDIVÍDUO muito ACIMA DO PESO deveria estar SUJEITO a pagar uma TAXA em virtude do MAIOR RISCO e da consequente PRESSÃO que ele coloca sobre o SISTEMA DE SAÚDE. É isto ou ter PLANO PRIVADO DE SAÚDE. (é claro que isto não tem a MENOR CHANCE de ser APROVADO no MOMENTO, mas em uma SOCIEDADE OBESA não se pode DESCARTAR que, tal como foi feito com o CIGARRO, a OBESIDADE e/ou os PRODUTOS que a CAUSAM sejam SOBRETAXADOS)


Uira

2020-03-25 22:20:50

A PRIORIDADE NÃO É A VIDA? Portanto, quem PREZA a PRÓPRIA VIDA NÃO CUIDA DA PRÓPRIA SAÚDE? SEDENTARISMO e DESCUIDO COM A SAÚDE é LUXO, devendo estar RESTRITOS aos RICOS, pois eles podem ARCAR FINANCEIRAMENTE COM OS CUSTOS e os DANOS.


Uira

2020-03-25 22:12:43

No entanto, se alguém EXPOR os EFEITOS MALÉFICOS DA OBESIDADE, inclusive sobre os GASTOS COM SAÚDE PÚBLICA, seria CLASSIFICADO como GORDOFOBIA, pq o CORPO diz respeito somente ao INDIVÍDUO e, portanto, a OBESIDADE diz respeito somente ao OBESO. Contudo, na hora de PAGAR A CONTA, o CORPO diz respeito somente ao INDIVÍDUO? Ou é DESUMANO deixá-lo morrer quando ele mesmo CONTRIBUIU para a PRÓPRIA ENFERMIDADE? Então MORRER por FALTA DE ASSISTÊNCIA MÉDICA não pode, mas COMER ATÉ MORRER pode?


Uira

2020-03-25 22:08:31

Não são os MAIS POBRES? Com a INTERNET e a DISSEMINAÇÃO DE CELULARES, os INDIVÍDUOS não deveriam passar a ser ACOMPANHADOS em TEMPO REAL e ESTIMULADOS a CUIDAR DA SAÚDE? Será que o MINISTÉRIO DA SAÚDE não deveria colocar um MONTE DE ANÚNCIOS na WEB "PERSEGUINDO" os GRUPOS DE RISCO e ALERTANDO para que eles TOMEM CUIDADO DA SAÚDE? DIABÉTICOS não estão dentro do GRUPO DE RISCO para o COVID-19? Portanto, INDIVÍDUOS OBESOS não estão MAJORITARIAMENTE no GRUPO DE RISCO?


Uira

2020-03-25 21:57:42

Só pelo PRINCÍPIO DA SOLIDARIEDADE e pq AMANHÃ pode ser vc? Mas pelo PRINCÍPIO DA SOLIDARIEDADE, o INDIVÍDUO que CUIDA DA PRÓPRIA SAÚDE não está COLABORANDO e CONTRIBUINDO para NÃO DESPERDIÇAR RECURSOS PÚBLICOS DESNECESSARIAMENTE? Não são os MAIS POBRES aqueles que deveriam ter MAIOR CUIDADO COM A SAÚDE, pois já são os MAIS VULNERÁVEIS SOCIALMENTE? RICO precisa de SISTEMA DE SAÚDE PÚBLICO? Portanto, quem é que tem que TOMAR CONTA DA SAÚDE?


Uira

2020-03-25 21:54:48

Os RECURSOS que são destinados para a SAÚDE não poderiam ser DESTINADOS para OUTRAS ÁREAS? Sendo assim, a FALTA DE CUIDADO COM A SAÚDE não é um DESPERDÍCIO (exceto se cada INDIVÍDUO fosse deixado para MORRER ou SOFRER por sua CONTA PRÓPRIA, tal como qq ANIMAL NA NATUREZA)? O ESTADO e a SAÚDE não deveria ter BAIXA TOLERÂNCIA com quem coloca a PRÓPRIA SAÚDE EM RISCO, isto põe a SAÚDE ALHEIA tb? Pq alguém que CUIDA DA PRÓPRIA SAÚDE deveria PAGAR pelo TRATAMENTO de quem NÃO TOMA?


Uira

2020-03-25 21:51:34

Uma SOCIEDADE SEDENTÁRIA e ENFERMA não CUSTA MAIS CARO e tem uma QUALIDADE DE VIDA MENOR? Pois os GASTOS COM SAÚDE são PRESSIONADOS para cima enquanto a EXPECTATIVA DE VIDA CAI e a PRODUTIVIDADE dos INDIVÍDUOS CAI? Ou seja, SEDENTARISMO, MÁ NUTRIÇÃO e FALTA DE CUIDADO COM A SAÚDE tem um EFEITO DETRIMENTAL na CRIAÇÃO e GERAÇÃO DE RIQUEZA. Associado a OUTROS FATORES, eles não poderiam ter PAPEL RELEVANTE na POBREZA e no SUBDESENVOLVIMENTO? Qual é o CUSTO DE UM INDIVÍDUO ENFERMO?


Uira

2020-03-25 21:47:17

Por exemplo, dentro de uma POPULAÇÃO a IDADE não é um FATOR DE RISCO. Sendo assim, somente com BASE NA IDADE dos INDIVÍDUOS não seria possível se ESTIMAR as DOENÇAS mais prováveis e o CUSTO delas? Diante disto, não só o país poderia se preparar para o PRESENTE, mas tb para o FUTURO, prevendo quanto do ORÇAMENTO seria COMPROMETIDO com os GASTOS DO SISTEMA DE SAÚDE? Isto tb não CHAMA A ATENÇÃO para a IMPORTÂNCIA da SAÚDE PREVENTIVA, pois esta é uma FORMA de se REDUZIR o CUSTO DO SISTEMA DE SAÚDE?


Uira

2020-03-25 21:44:20

Aliás, não há razão alguma para que os GRUPOS DE RISCOS para todas as MAZELAS que podem AFETAR a SAÚDE DA POPULAÇÃO não possam ser MAPEADAS e IDENTIFICADAS. Há QUESTÕES de PRIVACIDADE e CONFIDENCIALIDADE DOS DADOS, mas há MECANISMOS e TÉCNICAS para garantir estes. Inclusive, com estas INFORMAÇÕES nas mãos, o MINISTÉRIO DA SAÚDE teria muita mais CONDIÇÕES de PLANEJAR e ESTIMAR a ALOCAÇÃO DE RECURSOS, elevando a EFICIÊNCIA do SISTEMA DE SAÚDE.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Uira

2020-03-25 22:31:25

No entanto, como é DIFÍCIL alegar que a McDONALD's e a COCA-COLA adicionam NICOTINA em seus PRODUTOS para VICIAR os USUÁRIOS, a DISCUSSÃO deveria girar em torno de se SOBRETAXAR A OBESIDADE, pois fora algumas EXCEÇÕES, o COMPORTAMENTO DO INDIVÍDUO é DETERMINANTE para que esta se CONCRETIZE.


Uira

2020-03-25 22:28:16

Aliás, será que não deveria ser criada uma TAXA DE SOBREPESO. O INDIVÍDUO muito ACIMA DO PESO deveria estar SUJEITO a pagar uma TAXA em virtude do MAIOR RISCO e da consequente PRESSÃO que ele coloca sobre o SISTEMA DE SAÚDE. É isto ou ter PLANO PRIVADO DE SAÚDE. (é claro que isto não tem a MENOR CHANCE de ser APROVADO no MOMENTO, mas em uma SOCIEDADE OBESA não se pode DESCARTAR que, tal como foi feito com o CIGARRO, a OBESIDADE e/ou os PRODUTOS que a CAUSAM sejam SOBRETAXADOS)


Uira

2020-03-25 22:20:50

A PRIORIDADE NÃO É A VIDA? Portanto, quem PREZA a PRÓPRIA VIDA NÃO CUIDA DA PRÓPRIA SAÚDE? SEDENTARISMO e DESCUIDO COM A SAÚDE é LUXO, devendo estar RESTRITOS aos RICOS, pois eles podem ARCAR FINANCEIRAMENTE COM OS CUSTOS e os DANOS.


Uira

2020-03-25 22:12:43

No entanto, se alguém EXPOR os EFEITOS MALÉFICOS DA OBESIDADE, inclusive sobre os GASTOS COM SAÚDE PÚBLICA, seria CLASSIFICADO como GORDOFOBIA, pq o CORPO diz respeito somente ao INDIVÍDUO e, portanto, a OBESIDADE diz respeito somente ao OBESO. Contudo, na hora de PAGAR A CONTA, o CORPO diz respeito somente ao INDIVÍDUO? Ou é DESUMANO deixá-lo morrer quando ele mesmo CONTRIBUIU para a PRÓPRIA ENFERMIDADE? Então MORRER por FALTA DE ASSISTÊNCIA MÉDICA não pode, mas COMER ATÉ MORRER pode?


Uira

2020-03-25 22:08:31

Não são os MAIS POBRES? Com a INTERNET e a DISSEMINAÇÃO DE CELULARES, os INDIVÍDUOS não deveriam passar a ser ACOMPANHADOS em TEMPO REAL e ESTIMULADOS a CUIDAR DA SAÚDE? Será que o MINISTÉRIO DA SAÚDE não deveria colocar um MONTE DE ANÚNCIOS na WEB "PERSEGUINDO" os GRUPOS DE RISCO e ALERTANDO para que eles TOMEM CUIDADO DA SAÚDE? DIABÉTICOS não estão dentro do GRUPO DE RISCO para o COVID-19? Portanto, INDIVÍDUOS OBESOS não estão MAJORITARIAMENTE no GRUPO DE RISCO?


Uira

2020-03-25 21:57:42

Só pelo PRINCÍPIO DA SOLIDARIEDADE e pq AMANHÃ pode ser vc? Mas pelo PRINCÍPIO DA SOLIDARIEDADE, o INDIVÍDUO que CUIDA DA PRÓPRIA SAÚDE não está COLABORANDO e CONTRIBUINDO para NÃO DESPERDIÇAR RECURSOS PÚBLICOS DESNECESSARIAMENTE? Não são os MAIS POBRES aqueles que deveriam ter MAIOR CUIDADO COM A SAÚDE, pois já são os MAIS VULNERÁVEIS SOCIALMENTE? RICO precisa de SISTEMA DE SAÚDE PÚBLICO? Portanto, quem é que tem que TOMAR CONTA DA SAÚDE?


Uira

2020-03-25 21:54:48

Os RECURSOS que são destinados para a SAÚDE não poderiam ser DESTINADOS para OUTRAS ÁREAS? Sendo assim, a FALTA DE CUIDADO COM A SAÚDE não é um DESPERDÍCIO (exceto se cada INDIVÍDUO fosse deixado para MORRER ou SOFRER por sua CONTA PRÓPRIA, tal como qq ANIMAL NA NATUREZA)? O ESTADO e a SAÚDE não deveria ter BAIXA TOLERÂNCIA com quem coloca a PRÓPRIA SAÚDE EM RISCO, isto põe a SAÚDE ALHEIA tb? Pq alguém que CUIDA DA PRÓPRIA SAÚDE deveria PAGAR pelo TRATAMENTO de quem NÃO TOMA?


Uira

2020-03-25 21:51:34

Uma SOCIEDADE SEDENTÁRIA e ENFERMA não CUSTA MAIS CARO e tem uma QUALIDADE DE VIDA MENOR? Pois os GASTOS COM SAÚDE são PRESSIONADOS para cima enquanto a EXPECTATIVA DE VIDA CAI e a PRODUTIVIDADE dos INDIVÍDUOS CAI? Ou seja, SEDENTARISMO, MÁ NUTRIÇÃO e FALTA DE CUIDADO COM A SAÚDE tem um EFEITO DETRIMENTAL na CRIAÇÃO e GERAÇÃO DE RIQUEZA. Associado a OUTROS FATORES, eles não poderiam ter PAPEL RELEVANTE na POBREZA e no SUBDESENVOLVIMENTO? Qual é o CUSTO DE UM INDIVÍDUO ENFERMO?


Uira

2020-03-25 21:47:17

Por exemplo, dentro de uma POPULAÇÃO a IDADE não é um FATOR DE RISCO. Sendo assim, somente com BASE NA IDADE dos INDIVÍDUOS não seria possível se ESTIMAR as DOENÇAS mais prováveis e o CUSTO delas? Diante disto, não só o país poderia se preparar para o PRESENTE, mas tb para o FUTURO, prevendo quanto do ORÇAMENTO seria COMPROMETIDO com os GASTOS DO SISTEMA DE SAÚDE? Isto tb não CHAMA A ATENÇÃO para a IMPORTÂNCIA da SAÚDE PREVENTIVA, pois esta é uma FORMA de se REDUZIR o CUSTO DO SISTEMA DE SAÚDE?


Uira

2020-03-25 21:44:20

Aliás, não há razão alguma para que os GRUPOS DE RISCOS para todas as MAZELAS que podem AFETAR a SAÚDE DA POPULAÇÃO não possam ser MAPEADAS e IDENTIFICADAS. Há QUESTÕES de PRIVACIDADE e CONFIDENCIALIDADE DOS DADOS, mas há MECANISMOS e TÉCNICAS para garantir estes. Inclusive, com estas INFORMAÇÕES nas mãos, o MINISTÉRIO DA SAÚDE teria muita mais CONDIÇÕES de PLANEJAR e ESTIMAR a ALOCAÇÃO DE RECURSOS, elevando a EFICIÊNCIA do SISTEMA DE SAÚDE.



Notícias relacionadas

O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

Redação Crusoé
22.06.2026 18:38 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Redação Crusoé
22.06.2026 15:47 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

Redação Crusoé
22.06.2026 15:42 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

Redação Crusoé
22.06.2026 10:51 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso