Mandetta: compras de equipamentos de proteção ‘caíram’

01.04.20 18:55

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (foto), alegou, nesta quarta-feira, 1, que as compras de equipamentos de proteção individual, EPIs, como máscaras, luvas e gorros, e de respiradores não foram concretizadas. Ele frisou que o desrespeito ao isolamento social pode levar ao desabastecimento desses materiais e ao consequente colapso do sistema de saúde. 

Mandetta afirmou que a pasta está “muito preocupada com a regularização do estoque de equipamentos”. Ele explicou que a aquisição dos itens foi prejudicada pela quarentena na China, principal produtora, e lembrou que, neste momento, todos os países buscam os itens ao mesmo tempo, o que prejudica a distribuição. 

“Hoje, os Estados Unidos mandaram 23 aviões cargueiros dos maiores para a China, para levar o material que eles adquiriram. As nossas compras, que tínhamos expectativa de concretizá-las para poder fazer o abastecimento, muitas caíram. Então você tem um problema de sistema saúde e, quando não tem a perspectiva do abastecimento, mais do que nunca a gente tem que poupar ao máximo”, detalhou.

Na terça-feira, 30, o chefe da Saúde havia anunciado a compra de 300 milhões de EPIs. De acordo com estimativas do ministério, os materiais seriam suficientes para dois meses. Parte dessas aquisições foi revogada.

“Aconteceu a mesma coisa com os respiradores. Entregaram a primeira parte. Na segunda, mesmo com eles contratados, falaram ‘não tenho mais’. Então voltamos em algo que achávamos que já tínhamos. Demos um passo para trás”, emendou.

Questionado sobre o estudo de pesquisadores da Universidade de Harvard e do Brasil que projeta a falta de leitos, UTIs e respiradores mecânicos ainda em abril, o chefe da Saúde confirmou o risco.

“Se nós não fizermos retenção de dinâmica social, se não cumprirmos, se sairmos, se aglomerarmos, se fizermos movimentos bruscos e relaxarmos nesse grau de contágio, sim, você pode ficar com uma série de problemas em EPIs, porque não estamos conseguindo adquirir de forma regular o nosso estoque”, explicou.

Mandetta disse que, por ora, todas as unidades federativas dispõem dos EPIs. Mas pediu que, assim como o ministério, secretarias de Saúde estaduais e municipais se movimentem e tentem comprá-los, pois o estoque atual não é suficiente para os próximos meses. “Agora, o que cada um pode ajudar para baixar ao máximo a transmissão e consumir ao mínimo o que temos é diminuir bem a movimentação social”, completou.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Confiar em chinês ou em americano? Os EEUU mandaram 23 aviões cargueiros para recolher todo o material médico hospitalar disponível na China, incluindo os já encomendados por outros países (Brasil entre eles) pagando as multas pelo cancelamento/atraso dessas entregas. Vai faltar material para o resto do mundo, menos para os EEUU. Muy amigos...

  1. Em Araraquara, interior de São Paulo, a empresa Lupo forneceu máscaras à Santa Casa. A conferir. Não seria possível a produção interna desses EPIs, aqui no Brasil, com um ajuste na linha de produção das empresas aqui instaladas?

  2. A pergunta que não quer calar. Será que têm respiradores suficientes em Xangai é Pequim. Porque parece que a pandemia não atingiu essa cidades. Intrigante?????

  3. Em resumo: sigam os conselhos dos governadores e rejeitam as sandices do Bozo. A crise é muito grave e pode expandir. Vejam o que está acontecendo em NY. Não há mais lugar no hospital e já há caminhões frigoríficos recolhendo os corpos. O genocida do Bozo deveria ter fixado calado desde o início e ter deixado os técnicos trabalharem. Entretanto, ele trabalhou contra, incentivando a população a se contaminar. Ele é um genocida! Fora com ele. Brincou com a nossa saúde! Bandido!

    1. Heider — Mais um delinquente a serviço da família metralha. Volte para o esgoto calhorda.

    2. Calma José , senta que o corona é manso . Se o vírus apertar teremos uma super estrutura hospitalar que o lula e o pt legaram ao nosso país . Graças ao Lula nossos pais e avós terão assistência e sobreviverão .

  4. Não haverá problemas não! Eduardinho, papai Bozo e Trump são grandes amigos, muito íntimos. Trump vai mandar descarregar uns cinco daqueles aviões cargueiros na cada deles... Vão baixar na praia da Barra.

  5. As grandes corporações, guiadas pela lógica LIBERAL, decidiram que seria mais lucrativo explorar a mão-de-obra semi-escravizada da China. Aí está o resultado.

    1. Este é o ponto e, tem que ser revertido gradativamente. Não podemos continuar com a manufatura do mundo na China , tampouco com a originação de matérias primas para medicamentos na Índia. Lição muito dura, que fique o aprendizado.

Mais notícias
Assine agora
TOPO