Mandetta: compras de equipamentos de proteção 'caíram'
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (foto), alegou, nesta quarta-feira, 1, que as compras de equipamentos de proteção individual, EPIs, como máscaras, luvas e gorros, e de respiradores não foram concretizadas. Ele frisou que o desrespeito ao isolamento social pode levar ao desabastecimento desses materiais e ao consequente colapso do sistema de saúde. Mandetta...
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (foto), alegou, nesta quarta-feira, 1, que as compras de equipamentos de proteção individual, EPIs, como máscaras, luvas e gorros, e de respiradores não foram concretizadas. Ele frisou que o desrespeito ao isolamento social pode levar ao desabastecimento desses materiais e ao consequente colapso do sistema de saúde.
Mandetta afirmou que a pasta está “muito preocupada com a regularização do estoque de equipamentos”. Ele explicou que a aquisição dos itens foi prejudicada pela quarentena na China, principal produtora, e lembrou que, neste momento, todos os países buscam os itens ao mesmo tempo, o que prejudica a distribuição.
“Hoje, os Estados Unidos mandaram 23 aviões cargueiros dos maiores para a China, para levar o material que eles adquiriram. As nossas compras, que tínhamos expectativa de concretizá-las para poder fazer o abastecimento, muitas caíram. Então você tem um problema de sistema saúde e, quando não tem a perspectiva do abastecimento, mais do que nunca a gente tem que poupar ao máximo”, detalhou.
Na terça-feira, 30, o chefe da Saúde havia anunciado a compra de 300 milhões de EPIs. De acordo com estimativas do ministério, os materiais seriam suficientes para dois meses. Parte dessas aquisições foi revogada.
"Aconteceu a mesma coisa com os respiradores. Entregaram a primeira parte. Na segunda, mesmo com eles contratados, falaram 'não tenho mais'. Então voltamos em algo que achávamos que já tínhamos. Demos um passo para trás", emendou.
Questionado sobre o estudo de pesquisadores da Universidade de Harvard e do Brasil que projeta a falta de leitos, UTIs e respiradores mecânicos ainda em abril, o chefe da Saúde confirmou o risco.
“Se nós não fizermos retenção de dinâmica social, se não cumprirmos, se sairmos, se aglomerarmos, se fizermos movimentos bruscos e relaxarmos nesse grau de contágio, sim, você pode ficar com uma série de problemas em EPIs, porque não estamos conseguindo adquirir de forma regular o nosso estoque”, explicou.
Mandetta disse que, por ora, todas as unidades federativas dispõem dos EPIs. Mas pediu que, assim como o ministério, secretarias de Saúde estaduais e municipais se movimentem e tentem comprá-los, pois o estoque atual não é suficiente para os próximos meses. “Agora, o que cada um pode ajudar para baixar ao máximo a transmissão e consumir ao mínimo o que temos é diminuir bem a movimentação social”, completou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Alvaro
2020-04-02 14:36:04É o fim do mundo ficar dependente da China pra tudo.Governos do mundo acordem suas bestas.
Roberto
2020-04-02 14:23:24Bobagem a preocupação do ministro cambeta a longo orazo o mercado reequilibra
FERNANDO ANDRADE
2020-04-02 02:44:22Que sirva de lição. Confiar em chinês, nunca mais!!! Racinha traíra.
NELSON
2020-04-02 02:23:24Em Araraquara, interior de São Paulo, a empresa Lupo forneceu máscaras à Santa Casa. A conferir. Não seria possível a produção interna desses EPIs, aqui no Brasil, com um ajuste na linha de produção das empresas aqui instaladas?
Elza
2020-04-01 22:40:15A pergunta que não quer calar. Será que têm respiradores suficientes em Xangai é Pequim. Porque parece que a pandemia não atingiu essa cidades. Intrigante?????
Jose
2020-04-01 19:54:16Em resumo: sigam os conselhos dos governadores e rejeitam as sandices do Bozo. A crise é muito grave e pode expandir. Vejam o que está acontecendo em NY. Não há mais lugar no hospital e já há caminhões frigoríficos recolhendo os corpos. O genocida do Bozo deveria ter fixado calado desde o início e ter deixado os técnicos trabalharem. Entretanto, ele trabalhou contra, incentivando a população a se contaminar. Ele é um genocida! Fora com ele. Brincou com a nossa saúde! Bandido!
LuisR
2020-04-01 19:31:00Não haverá problemas não! Eduardinho, papai Bozo e Trump são grandes amigos, muito íntimos. Trump vai mandar descarregar uns cinco daqueles aviões cargueiros na cada deles... Vão baixar na praia da Barra.
Donna
2020-04-01 19:29:36Não é a hora de começarmos a investir na fabricação de respiradores?
João
2020-04-01 19:21:07Que o grande líder de cá fale com o grande líder de lá.....afinal a America em primeiro lugar!!!! Kkkk....
Eduardo
2020-04-01 19:08:51As grandes corporações, guiadas pela lógica LIBERAL, decidiram que seria mais lucrativo explorar a mão-de-obra semi-escravizada da China. Aí está o resultado.