Mandetta: 'Bolsonaro teve todos os poderes para coordenar a pandemia'
O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (foto) retrucou Jair Bolsonaro e afirmou que o presidente da República teve "todos os poderes para coordenar a pandemia". O demista manifestou-se após o chefe do Planalto distorcer, reiteradas vezes, uma decisão do Supremo Tribunal Federal e alegar que a corte retirou os poderes do governo federal para...
O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (foto) retrucou Jair Bolsonaro e afirmou que o presidente da República teve "todos os poderes para coordenar a pandemia". O demista manifestou-se após o chefe do Planalto distorcer, reiteradas vezes, uma decisão do Supremo Tribunal Federal e alegar que a corte retirou os poderes do governo federal para o combate ao novo coronavírus.
"Eu mesmo praticamente desenhei o que ele tinha que fazer. Não fez, deu maus exemplos e adiou o quanto pode a compra de vacinas, porque tinha motivações obscuras. Não minta, presidente. Ninguém te proibiu de nada", escreveu Mandetta, nas redes sociais, nesta quinta-feira, 28.
O Supremo rebateu Bolsonaro em pelo menos três ocasiões, esclarecendo que o plenário somente decidiu que a União, os estados e os municípios têm "competência concorrente" para realizar ações de mitigação dos impactos da crise sanitária. "Uma mentira contada mil vezes não vira verdade", declarou a corte.
Hoje, Bolsonaro prometeu divulgar uma nota oficial para responder o STF. "Vou rebater logo mais a nota do Supremo Tribunal Federal de ontem dizendo que não tirou poderes meus. Isso é fake news. Uma decisão que acho que é de março ou de abril, o Supremo decidiu que as medidas restritivas impostas por governadores e prefeitos não poderiam ser modificadas por mim".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Renato
2021-07-29 20:00:23O caso em questão é bem simples de ser resumido: faltou também neste caso, inteligência (cognição) ao presidente. Nomeou um incompetente, sem o mínimo preparo técnico e teórico. Deu no que deu. Mais de 550.000 mil mortos. Naturalmente, isso não irá ficar assim. Não mesmo.
Marcello
2021-07-29 18:17:32Quando o elemento não tem capacidade intelectual para entender o que os outros escrevem! Lamentável, o Brasil ser governado por esse tipo de gente! Pior, ainda, é o apego extremado à mentira ("fake news")
PAULO
2021-07-29 17:26:21Madetta foi feliz em colocar que DESENHOU PARA O BOLSONARO. Bolsonaro é sociopata? Sem dúvida nenhuma. Porém ele também tem problemas de cognição. Quando ele fala que -4 +5 = 9, externa isso claramente. Não adianta querer se contrapor ao Bolsonaro com racionalidade, pois ele é irracional. E o pior, é que as pessoas que o cercam, interessadas nas mordomias do poder, concordam com ele para não contrariá-lo. Bolsonaro é o teletubbies, DE NOVO. E vive na Terra do contrário, onde o gato faz au au.
Fernando
2021-07-29 17:01:56Todo o Brasil sabe disso, caro Mandetta, como também a CPI do Senado tem revelado. Foi incompetente na condução da Pandemia e pagará por isso com o módico preço da derrota em 2022, vez que quem pagou caro mesmo foram os 570 mil brasileiros(as) vítimas da COVID-19 e suas famílias. Perdi parentes, amigos e conhecidos e isso não precisava tem ocorrido nos altos níveis por nós vistos. Governo incompetente que precisa ser substituído.
Fernando
2021-07-29 15:40:32A celeuma é exatamente o termo "concorrente". O "Dilmo" entendeu que significava "contrário"!
Claudio
2021-07-29 14:57:45Vc. é um mentiroso veja o texto do voto e os fundamentos da decisão e o Presidente ficou impedido de praticar quaisquer atos administrativos, sem sem antepor e/ou acolher as decisões adotadas por estados e municípios, que vedaram o direito fundamental de ir e vir, os fechamento de escolas, o toque de recolher, a circulação livre em comércio e a paralisação completa da economia regional, etc. etc.outros entes. Só podia dar dinheiro.
Silas
2021-07-29 14:56:00Ainda bem q Estafo e Município atuaram!
NEWTON JOSE DOS SANTOS
2021-07-29 14:05:41"Competência Concorrente" termo usado pelo STF para não definir nada. Se o governo Federal afirma que a atividade comercial, industrial e de serviços não deve parar e a gestão Municipal ou Estadual afirma o contrário, qual das orientações deve prevalecer? Foi isto que o STF fez, não decidiu , só contribuiu para piorar.
Márcia
2021-07-29 14:02:15Temos um governante b...., precisa desenhar para que entenda!