Agência Brasil

Manchinha inspira projeto para proteger animais

09.12.18 09:32

O vídeo de um cachorro agredido por um vigia que viralizou no Brasil na semana passada repercutiu no Senado (foto): deve ser votado nesta terça-feira, 11, em regime de urgência, projetos do senador Randolfe Rodrigues e do deputado Ricardo Izar que aumentam a proteção aos animais.

O projeto de Randolfe determina uma multa de até mil salários mínimos para estabelecimentos comerciais que maltratem ou abusem de animais. Os agressores podem também ser condenados a três anos de prisão e multa.

A proposta de Izar permite ao Ministério Público abrir investigações para garantir a proteção de direitos dos animais.

Randolfe reconheceu na justificativa de seu projeto que ele foi inspirado pela indignação coletiva com a morte de Manchinha, o cão agredido por um segurança de um supermercado em Osasco, em São Paulo.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Deus criou os animais domésticos no sexto dia da Criação. Pediu que o homem os tratasse com dignidade e afeto, porque seriam companheiros de caminhada aqui na Terra. Toda criança, idoso ou qualquer outro ser humano têm direito, claro, à total proteção e ajuda. Acrescente-se a isso que também a vida dos animais domésticos devem ser, cada vez mais, contemplada pela Lei, fazendo que o bicho homem não o maltrate e, sim, defenda-o e proteja-o. Só quem possui um amigo desses sabe de tudo...

  2. Concordo com esse projeto, mas como vai ser o projeto que visará multar um ministro do STF que solta bandidos, ladrões do dinheiro público, ou que pratica abuso de autoridade em aviões de carreira. vivemos em um País que se intitula democrata, mas devemos tratar pé de chinelo por Vossa Excelência. O que havia de mordomias na monarquia, permaneceu, mas o que deve existir numa democracia, fica para depois, STF, não é vergonha, é teatro de bonecos.

  3. Tudo bem que é para o bem doa animais. Mas urgencia seria por exemplo medida contra o STF. Esses canalhas de togas nao merecem respeito. E a mesada do Tofolli . Onde está o COAF?

    1. ...só o agressor,simplifica e desqualifica a gravidade do ato.Afinal,pretendemos uma civilização consciente do seu papel no planeta,ou simples vivente usurpador?...

  4. Que venham as leis para proteger e para punir quem maltrata. Mas também é preciso campanhas de educação, para que as crianças de hoje não se tornem no futuro nessas bestas feras que acham que um cão é um lixo descartável!

  5. Mais uma lei severa demais para uma coisa não tão grave. O que precisamos é um percentual maior de cumprimento das leis atuais. Só não pior que pegar cadeia por derrubar uma palmeira...

    1. Acrescento ao comentário do José: A igreja ... ou a histórica esquerda com todos os que pensavam e pensam diferente dela: paredón, e outras cositas... Cuidemos dos animais... e dos vegetais, por que não? Mas não está errado dizer que "precisamos de um percentual maior de cumprimento das leis atuais ". Assim falou... Juliano.

    2. ...o problema é esse.Ainda, existem humanos que tem a mesma visão sobre os animais,que a Igreja tinha sobre os negros no Séc XV.Os atuais domésticos,são resultados de uma "seleção artificial" feita por nós humanos.Através,simples eliminação(matança),daqueles que nos eram hostis.Hoje,são totalmente dependentes.Temos responsabilidade com eles.

    3. Juliano, acredito que tu não tenhas um animal de estimação. Se tivesses, terias sido conquistado e talvez entenderias o quanto são delicados, importantes e "únicos". Na minha opinião, são importantes e até melhores do que muitos seres humanos, que de humanos nada têm.

  6. Carrefour já tem um histórico de maltrato de cães que transitam pelos seus estacionamentos, a aproximadamente um ano pude presenciar na Filial de Belford Roxo, Rio de Janeiro seguranças agredindo dois cães, ao interpelá-los pela ação agressiva um deles disse que eu deveria procurar a gerência pois eles eram terceirizados e cumpriam ordens.

  7. Calma pessoal, há espaço de sobra para a proteção de quem quer que seja, animal ou humano, no Brasil, e ambas espécies precisam de proteção da sociedade e do Estado, na razão direta de seu desamparo. Crime contra a vida é crime contra a vida e ambos devem receber a mesma atenção em seus devidos setores. O Carrefour errou feio e sua marquetagem está tentando, bem ou mal, consertar a imagem pra não ter prejuízo econômico, e pra isso a divulgação nas mídias funcionou muito bem e (cont.)

    1. ...os únicos animais que não devem ser respeitados são: a anta-papagaio e a jararaca-deus.Esses,precisam ser extintos!...kkk

    2. Perfeito Maximiliano, vidas sejam de pessoas ou animais não podem ser banalizadas.

    3. forçou a que a grande mídia divulgasse. Além disso, os CCZs espalhados por todo o Brasil, devem ser reavaliados quanto à sua eficiência e propósitos, pois, pelo que se viu das imagens, são pessoas despreparadas e desaparelhadas para os resgates. Deveriam, no mínimo, ter sedado o pobre animal. CCZs são cabides de emprego.

  8. Brasil tem 5,2 milhões de crianças na extrema pobreza e 18,2 milhões na pobreza Crianças e jovens são os mais afetados pela pobreza no Brasil, segundo o IBGE.

    1. A mulher e racional e pode escolher não engravidar, diferente dos animais. Sou a favor de que os governos adotem campanhas de castração gratuitas.

    2. Crianças,mais ainda.Mas,parece que só tem pedófilo preocupado com a sexualidade das mesmas.Saúde,Educação e Segurança,tem que ser prioritária para os cidadãos de 0 a 15 anos.A partir daí é "proto-adulto",com exceções,naturalmente(um julgamento mais atento as peculiaridades).Criança com fome é crime de responsabilidade da comunidade e prefeito/vereadores.

  9. Já chegamos evolutivamente a reconhecer a consciência e sentimentos dos outros animais.A ciência e a sociedade civilizada, obriga/leva ao desenvolvimento de leis e procedimentos para protegê-los e situá-los no contexto psico-social .Infelizmente,ainda existem sub-humanos que resistem as evidências e covardemente descarrega suas inseguranças nos mais vulneráveis.

  10. Um povo estúpido e ignorante é facilmente manipulável por essa mídia criminosa. Isso é uma total inversão de valores, com coisas muito mais urgentes a serem discutidas e valorizadas. Adoro animais, não concordo com maus tratos mas, por uma questão de valores, a vida humana já vale menos que a de um vira latas.

    1. povo brasileiro é muito bruto,cruel e desumano. não é questão de comparar quem vale mais, o homem ou os animais. o maior erro do homem é pensar que é superior a todos seres vivos, sendo que precisa deles para viver. É o espírito cruel e de destruição, de maldade que precisa ser combatido. isso que aconteceu co m a Manchinha foi ato de um psicopata. Depois ele bate na mulher, na filha, no vizinho .....

    2. Concordo com a sua primeira frase. Basta ver os resultados das últimas eleições.

  11. Esse povinho perdeu a noção da realidade, é impressionante a inversão dos valores. Outro dia, um vagabundo assassinou uma idosa, de mais de cem anos, a pauladas e ninguém fez esse estardalhaço todo. Povinho ignorante, sem noção e manipulado por uma mídia criminosa, um choque de realidade e valores já não faria efeito, estamos precisando de uma eletrocução.

    1. ???...concordo com a eletrocussão,mas só para os humanos menos civilizados(deficitários na coleção de valores defendido pela sociedade atual).Pauladas,talvez fosse mais específica a realidade desses,ainda,proto-humanos.

  12. Excelente iniciativa. Cuidar bem dos animais fazem parte da nossa sociedade e é o nosso orgulho como nação. Cuidamos muito bem dos nossos xerimbabos queridos e dos nossos políticos.

    1. ...Sr Alexandre,não tão grande.As nações capitalistas(iniciativa privada),são as que mais protegem os animais(principalmente domésticos).Departamentos de polícia especializada,só para cuidar do trato e segurança dos mesmos.Pesadas multas e até prisões para os infratores.

    2. abra o olho Sr José... sim temos o dever moral de cuidar dos nossos animais ... Mas olha a multa ... isso tem o propósito de destruir a iniciativa privada... eles tentam de todas as formas ...

  13. Tenho minhas dúvidas se esse cachorro não foi sacrificado no centro de zoonoses! O agressor teria que ser preso e levar uma surra muito bem dada!

  14. E projeto sobre abandono,?? Sobre obrigação de identificar novos animais, obrigar prefeituras fazer recolhimento (no caso do carrefour a Zoonose foi acionada e nada fez), obrigar prefeitura divulgacao de animais recolhidos, projetos de adoção, ajuda para instituições que recolhem animais e por fim eutanásia... tudo isto custa dinheiro e não tem retorno...

  15. Mil salários mínimos? É o fim do mundo! A empresa deve pagar pela violência de um funcionário.... contra um animal!! Novamente: é o fim do mundo!

    1. o Stablishment agindo e o povo aplaudindo... esquerda destruindo a iniciativa privada e aumentando as garras do estado. 1000 salários mínimos???. suficiente para quebrar uma empresa de médio porte desempregando vários trabalhadores ja existem leis basta aplicar. cuidado com os BONZINHOS... temos coisas muito mais importantes para tratar... cortina de fumaça ... e a mídia, claro sempre ao lado do SISTEMA. abrir os olhos ou seremos engulidos.

  16. Mil salários mínimos? E a idosa de 106 anos, espancada e morta, não vejo movimentos e nem reportagens exaustivas. Sou cuidadoso, gosto muito de qualquer animal, em especial, cães, que são mais próximos, mas penso há exageros em tudo isso.

    1. exato INVERSÃO TOTAL DE VALORES ESQUERDA AGINDO E NOS DESTRUINDO COM SEU POLITICAMENTE CORRETO

    1. inara concordo... temos que proteger os animais SEMPRE. mas cuidado com o CAVALO DE TROIA DA ESQUERDA ....

    2. parabéns, até que enfim alguém faz um comentário realmente humano e não tão "animslesco" como os anteriores. Quem é o animal aqui ????

Mais notícias
Assine agora
TOPO