Mais uma pesquisa mostra Marçal em ascensão na reta final
Levantamento do instituto Veritá indica alta de 2,3 pontos percentuais para o influenciador em SP, reforçando tendência já registrada por Datafolha, Quaest, AtlasIntel, Real Time Big Data e Paraná Pesquisas
Nenhuma corrida por prefeitura desta eleição municipal é acompanhada por tantos institutos de pesquisa quanto a de São Paulo. Os levantamentos de Datafolha, Quaest, AtlasIntel, Real Time Big Data e Paraná Pesquisas, entre outros, divergem sobre quem lidera a disputa pela Prefeitura da capital paulista, mas todos têm apontado o crescimento de influenciador Pablo Marçal (PRTB, foto) na reta final da campanha.
A última pesquisa a indicar essa tendência é uma do instituto Veritá, na qual Marçal aparece com maior vantagem sobre os adversários há semanas. Os números divulgado nesta quinta-feira, 3, apontam oscilação positiva de 2,3 pontos percentuais nas intenções de voto do ex-coach, para 34,1%, na comparação com os dados divulgados em 27 de setembro.
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) também cresceu, segundo o instituto, de 23,3% para 26,2%, após cair na pesquisa anterior, e aparece em segundo lugar. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) está em terceiro, com 20,4%, pouco mais que os 20,1% que tinha ao fim da semana passada, na qual tinha oscilado positivamente dentro da margem de erro.
A pesquisa ouviu 3.200 eleitores na capital paulista, por telefone, de 28 de setembro a 2 de outubro e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Tendências
Neste momento, o crescimento de Marçal diz muito mais do que a expressiva vantagem apontada pelo Veritá. A poucos dias da votação, o importante não é saber se ele tem 21% ou 34% das intenções de voto, mas que aparece em empate técnico com os outros dois principais concorrentes na campanha e está em viés de alta.
Pesquisa do instituto Real Time Big Data divulgada na quarta-feira, 2, apontou o empresário com mais dois pontos percentuais em relação ao levantamento de segunda-feira, 30 de setembro. Divulgada na segunda-feira, 30, pesquisa AtlasIntel indicou o maior crescimento do ex-coach entre todos os institutos, de 4,5 pontos percentuais, acima da margem de erro de dois pontos percentuais.
Na Quaest, a oscilação positiva foi de apenas um ponto em relação à semana anterior. Já no levantamento do Datafolha, Marçal oscilou dois pontos para cima, no limite da margem de erro, depois de estagnar por duas semanas. De acordo com o Paraná Pesquisas, Marçal oscilou dois pontos para cima desde o último levantamento.
Final de campeonato
Com um empate técnico triplo na disputa pela Prefeitura de São Paulo, o debate que será promovido pela TV Globo nesta quinta-feira, 3, ganhou ares de final de campeonato para os principais postulantes ao posto de prefeito.
Que está mais sob pressão é Nunes, que vem perdendo terreno ao longo da última semana após Marçal ter adotado um comportamento mais civilizado.
Mas Boulos também tenta se proteger do avanço da deputada Tabata Amaral (PSB-SP), outra em ascensão nas pesquisas de intenção de voto, e seus eleitores resolveram apelara para a campanha pelo voto útil, com receio de que ele venha a ficar de fora do segundo turno por dividir votos de esquerda com a adversária.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)