Mais uma digital: Ricardo Barros apresentou proposta de decreto que favoreceria Covaxin
No mesmo em que apresentou uma emenda à medida provisória que agilizou o processo de aprovação da Covaxin pela Anvisa, o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, protocolou projeto de decreto legislativo para revogar trechos de uma norma da Anvisa. O objetivo era o de apressar a chegada de novas vacinas ao país, passando...
No mesmo em que apresentou uma emenda à medida provisória que agilizou o processo de aprovação da Covaxin pela Anvisa, o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, protocolou projeto de decreto legislativo para revogar trechos de uma norma da Anvisa. O objetivo era o de apressar a chegada de novas vacinas ao país, passando por cima da análise da agência sanitária, o que beneficiaria a Covaxin.
Barros tentava suspender trecho da norma que obrigava os fabricantes de vacinas a apresentar o chamado "Dossiê de Desenvolvimento Clínico de Medicamento" e ensaios clínicos de fase 3 em andamento no Brasil. Neste caso, a medida também serviria aos interesses de outras vacinas, como a Sputnik V, da Rússia.
"Com base nessa disposição, essa Agência tem cobrado dos fabricantes e desenvolvedores de vacinas contra a Covid-19 que os ensaios clínicos relativos à fase 3 estejam em andamento no Brasil. Contudo, observa-se que 11 vacinas já foram aprovadas em diversos países e estão sendo utilizadas na imunização da população dos mesmos, a saber: FBRI - EpiVacCorona; BioNTech/Pfizer - BNT162b2; Moderna - mRNA-1273; CanSino - Ad5- nCoV; Gamaleya - Sputnik V; Oxford/AstraZeneca - AZD1222; Serum Institute of India - Covishield; Bharat Biotech - Covaxin; Sinopharm - BBIBP-CorV; Sinopharm - Inativado; Sinovac - CoronaVac", argumentou Barros.
A queixa de Ricardo Barros é semelhante ao desconforto manifestado por Francisco Maximiano, dono da Precisa Medicamentos – empresa que intermediou a venda da Covaxin ao Ministério da Saúde. Em janeiro de 2021, durante uma reunião com o embaixador André Correia do Lago, representante do Brasil na Índia, Maximiano explicou que o processo era "urgente".
"No que concerne ao processo de licenciamento da vacina da Bharat no Brasil, indicou que o registro emergencial demandaria testes em território nacional, enquanto o definitivo poderia ser obtido sem esse requisito. Em vista da urgência da situação, a Precisa teria optado por postular diretamente o definitivo", informou o diplomata, em um telegrama sigiloso encaminhado ao Itamaraty. O documento está em poder da CPI da Covid.
Na sexta-feira, 25, logo após o deputado Luis Miranda afirmar que Jair Bolsonaro disse ter ciência do envolvimento de Ricardo Barros com irregularidades na compra da Covaxin, assessores parlamentares de senadores da CPI da Covid passaram a vasculhar documentos entregues ao colegiado em busca de menções ao líder do governo. Na próxima semana, senadores pretendem aprovar pedido de convocação de Barros para prestar explicações.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Sônia Adonis Fioravanti
2021-06-27 21:38:13SERÁ QUE TEM ALGUM LÍDER DESSE GOVERNO PELO MENOS UM POUCO HONESTO ? TEMOS CHICO DA CUECA ,,temos o Barros da COVAXIN ,ENTRE OUTROS 🐀🐀
Sillvia2
2021-06-27 19:03:53Bolsonaro Pr, mito? É sim O MITO como maior mentiroso, ilusionista e corrupto disfarçado de honesto, que enganou 57 milhões de brasileiros crédulos, na eleição de 2018!
Waldir
2021-06-27 14:36:17No atual sistema político do Brasil, não há Presidente, Governador ou Prefeito que consiga resistir às extorsões dos integrantes de seus legislativos. São reféns.
Jose
2021-06-27 08:15:15Não é à toa que foi escolhido para liderar os Bozistas. Para liderar corruptos, é preciso encontrar outro corrupto.
José
2021-06-26 19:25:51Esse é o homem "honesto" que quer mudar a constituição. Os brasileiros estão sendo governados só por déspotas.
PAULO
2021-06-26 19:05:16Ricardo Barros estava agindo por duas vacinas: Sputnik V e Covaxin. O Esquema da Covaxin já é fato. E quanto a vacina russa, segunda mais cara, que também tem um intermediário, nesse caso a União Química? A Covaxin acertou o Bolsonaro em cheio. A Sputnik V tem o potencial de acertar o PT. Quero ver a atitude dos senadores petistas à partir de agora. Ricardo Barros é o centro. Ricardo Barros parece ávido por uma negociata, seja ela da dita direita, ou da esquerda.
Ana Lucia de Almeida Camargo Humber
2021-06-26 18:30:23#FORA BOLSONARO
Sol Rio
2021-06-26 12:35:29Foi bonito demais ver os Senadores Alessandro Vieira e Simone Tebet insistirem para q o Dep Miranda dissesse com todas as letra o nome do Dep Ricardo Barros mencionado pelo Bolsonaro. Aplausos para os dois senadores.
MARCOS
2021-06-26 11:35:46Eles brincam com a vida dos brasileiros. Quanta canalhice.
Vasconcellos
2021-06-26 10:22:58Estava demorando para que os olhos gordos desviassem suas atenções para os bilhões gastos com vacinas. Ou talvez estivesse demorando para aparecer a roubalheira nessa montanha de dinheiro fácil, pronta para ser expropriada do sofrido povo brasileiro. Mais uma na conta de Bolsonaro, o Genocida.