Aeroprints.com via Wikimedia CommonsBoeing 737 da Aerolíneas Argentinas no Aeroparque Jorge Newbery, em Buenos Aires, Argentina. Aeroprints.com via Wikimedia Commons

Mais de 500 voos são cancelados por greve na Argentina

28.02.24 15:34

A greve de 24 horas de três sindicatos aeronáuticos da Argentina levou ao cancelamento de mais de 500 voos nesta quarta-feira, 28 de fevereiro.

Dezenas de milhares de pessoas foram afetadas por cancelamentos ou adiamentos. Pelo menos 50 voos impactados tinham o Brasil em sua rota.

As companhias aéreas Gol e Latam cancelaram todos os seus voos que tinham como origem ou destino o país.

Como a greve fora convocada na semana passada, tanto Gol quanto Latam ofereceram a seus clientes a possibilidade de adiantar ou atrasar seus voos.

A paralisação foi coordenada por três sindicatos: a Associação de Pessoal Aeronáutico (APA), a Associação dos Pilotos de Linhas Aéreas (APLA) e a União de Pessoal Superior e Profissional (UPSA).

De todas as companhias aéreas, apenas a estatal argentina Aerolíneas Argentinas aderiu à greve.

Seus funcionários demandam reajustes de salários, em meio a 50% de inflação acumulada desde dezembro, e o fim dos planos de privatização da empresa pelo governo de Javier Milei.

Os voos das outras companhias aéreas foram comprometidos nesta quarta, porque também aderiram à greve os empregados da estatal Intercargo, que detém o monopólio sobre o despacho de bagagem.

Como de costume em greves de aeronautas na Argentina, a única companhia que manteve seu operativo normal foi a americana American Airlines.

Por quase 10 horas, entre o início da greve, à 0h, e as 9h30, os grevistas chegaram a bloquear a entrada do Aeroparque Jorge Newberry, em Buenos Aires, um dos dois principais aeroportos da capital argentina.

Leia também em Crusoé:

Embate entre Javier Milei e Patagônia pode parar na Suprema Corte da Argentina

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A Argentina há setenta anos tinha a maior renda per capita do mundo e hoje seus "manés" vasculham latas de lixo nas "calles" em busca de alimento .. eu sou você amanhã ??? te cuida Zé Braziu ...

Mais notícias
Assine agora
TOPO