Adriano Machado/Crusoé

Mais 76 mil cargos no governo com exigência de ficha limpa

18.07.19 09:09

O presidente Jair Bolsonaro (foto) deve assinar nesta quinta-feira, 18, decreto que estende a 76,1 mil cargos comissionados a exigência de que os ocupantes estejam enquadrados na lei da Ficha Limpa e tenham formação acadêmica compatível com a função.

O decreto valerá para sete tipos de cargo na administração federal, que incluem postos em agências reguladoras, funções de confiança em universidades e mesmo o comando de alguns ministérios.

Em março, Bolsonaro havia editado um decreto com as mesmas normas, válidas para cargos de Direção e Assessoramento Superiores, as DAS, de nomeação livre, e Funções Comissionadas do Poder Executivo, que só podem ser ocupadas por servidores de carreira.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Na minha opinião todos os funcionários públicos deveriam ser enquadrados nessa norma. Aliás deveria ser condição para ser aceito a postulantes.

  2. E por falar de ministro ficha suja, ele foi novamente na Amazônia defender criminoso. Seria o mesmo que o Moro fosse ao Rio defender traficante ou Miliciano. Este governo está totalmente perdido, pois está devendo muita grana para os grileiros e madeireiros ilegais.

  3. é pouco ainda, mas um começo, os ratos não aguentam altura. tem que começas a mandar a ptralhada embora, que não tem concurso.

  4. Mais uma enganação. Ele foi o único presidente que eu conheça que nomeou um ficha suja como ministro. Alguém conhece outro?

  5. Falta uma devassa nos cabides de emprego da gestão anterior, que sangrou muito do dinheiro do povo brasileiro. Por gente competente e que queira trabalhar honestamente. Aih sim!!! Parabéns governo Bolsonaro.

  6. Essa é uma das razões pelas quais esse governo é tão criticado. Porque quer fazer a coisa certa. Só estamos acostumados com a picaretagem...

  7. Não se deve esquecer que o decreto ainda tem que passar pelos senhores do congresso. Lá a coisa não é fácil, principalmente quando o assunto é moralizar o País.

  8. A turma da esquerda canalha que deitou e rolou e nomeou crápulas desqualificados em todos tipos de cargos durante a era petista deve estar se roendo de raiva . Valeu meu voto em B17 mas falta punir , se for o caso, filho corrupto .

  9. Esta medida depura e qualifica o quadro dos servidores e quem não estiver enquadrado sai. Caso a vaga a ser preenchida demande urgência deve haver ociosidade em certos setores que vem a assumir temporariamente! Faxina justa e no momento exato

    1. O amigo deve estar acampado em Curitiba, pedindo a soltura daquele que "resolve"

    2. A solução seria libertar teu dono. Só que não. O vagabundo do lularápio permanecerá preso, babaca.

  10. Acho correta a medida. Porém teria que abrir concurso para as vagas que deverão ser preenchidas e isto, por enquanto está vedado, estão proibidos os concursos públicos, se não me engano. E agora, José?

    1. Agora vão ficar somente os qualificados, e se precisar abrir concurso, com justificativa, vão ser abertos.

  11. Esse é meu presidente. O Brasil mudou radicalmente pra melhor e acho uma pena que a grande mídia não se deu conta dessa mudança. Rumo a grandeza!!!

  12. O decreto é indubitavelmente ótimo mas, com certeza só assinado agora em razão da perspectiva de queda vertiginosa da popularidade, sendo uma clara tentativa de amainar a indecência nepótica que cometeu!!...Porque não assinou antes? Claro, para não conectar diretamente com a cria pateta. É impressionante como nada é feito pela razão estritamente legítima dos anseios dos brasileiros! Quando alguma coisa presta, tem sempre uma razão ""pessoalmente" "conveniente"" a balizá-la nos baixos bastidores.

    1. Perfeito, João!!! Cargo público deve ser de confiança é do contribuinte, no caso o Povo Brasileiro, que é quem remunera o seu ocupante e, é de confiança pública quem é concursado, tem ficha limpa e competência específica, adequada à função que deve desempenhar, preenchendo todos os requisitos necessários.

    2. Eu acho que oBolsonaro deveria acabar com todos os cargos de confiança. Todos deveriam ser servidores de carreira, proibidos de se associar a qualquer quadrilha de políticos (hoje chamada de Partido).

    3. Guardou está para comemorar os 200 dias de governo! Kkkkkkkkk Nos 100, foram mais de 20 mil demitidos só em um DO!

    4. E você é com certeza tão analfabeto e ignorante como o marginal luladrão, não é mesmo ANTONIO? Para mentes de répteis como a sua, nem desenhando!!!

  13. Parabéns, Senhor Presidente! Mesmo proscrito pela mídia - que certamente não dará o devido destaque a matéria -, o senhor honra nosso povo com medidas de tal natureza!

    1. Depois que o Flávio Bolsonaro for condenado , vale pra ele também .

    1. Outro dia desses eu comentei que o Bolsonaro só assina papeis sem ter a menor ideia do que está aprovando, pois são os ministros e assessores que conhecem o assunto. Este é mais um exemplo, pois falar em ficha limpa e ao mesmo tempo fazer parte de um grupo cheio de "enroladas" soa bastante contraditório. Pessoalmente, eu acho que é uma decisão correta, mas vale a observação que fiz anteriormente.

    2. De perfil com qualificação todo esquerdalha imundo conhece! Basta das uma olhada no que aconteceu em quase duas décadas. Adoram é uma mamata. Vá catar latinhas pois teu dono permanecerá preso.

Mais notícias
Assine agora
TOPO