Maioria dos reitores é favorável à retomada de aulas presenciais em universidades, diz MEC
Comandado por Milton Ribeiro, o Ministério da Educação afirmou na tarde desta sexta-feira, 4, que "não houve rejeição" de dirigentes de entidades representativas de instituições de Ensino Superior públicas à retomada das aulas presenciais em universidades e institutos federais a partir de janeiro. A Portaria que estabelece as regras para o retorno às salas de...
Comandado por Milton Ribeiro, o Ministério da Educação afirmou na tarde desta sexta-feira, 4, que "não houve rejeição" de dirigentes de entidades representativas de instituições de Ensino Superior públicas à retomada das aulas presenciais em universidades e institutos federais a partir de janeiro.
A Portaria que estabelece as regras para o retorno às salas de aula foi publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira, 2. De acordo com a norma, o retorno deve observar o Protocolo de Biossegurança instituído em julho. A investida do MEC provocou críticas de reitores devido à escalada dos casos de coronavírus e à autonomia das instituições.
A pasta manifestou-se após uma reunião entre Ribeiro e os representantes do segmento. De acordo com o ministério, a reunião "transcorreu de forma positiva, construtiva e cordial" e todas as entidades "tiveram a oportunidade de falar, de expor as suas posições, perspectivas e apreensões, além de sugestões gerais e pontuais sobre o retorno as aulas".
"A maioria dos representantes das entidades se mostrou favorável à necessidade do retorno das aulas presenciais na maior brevidade possível, obviamente respeitando se os protocolos de segurança, a autonomia já prevista às instituições de ensino superior e as particularidades de caráter local e regional", completa o texto.
Segundo o comunicado, no encontro, Ribeiro declarou que, "na maior brevidade possível", o ministério vai se manifestar sobre a portaria.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Patricia
2020-12-05 22:07:15Aqui nos EUA a maioria das matérias em universidade continuará online para o próximo semestre. As crianças menores podem optar por presencial ou on-line. A media e 50/50. Os estabelecimentos comerciais abertos e controlando o número de clientes. Mas as infecções acontecem pelo comportamento das pessoas. Em casa, entre família e amigos, se comportam como se o vírus fosse apenas intriga da oposição.
Roberto
2020-12-05 01:58:16Como pai, sou totalmente contra a volta às aulas presenciais em janeiro.
José
2020-12-04 14:12:58Considerando que vocês da CRUZOE não permite nenhuma comunicação com a direção, diante do exposto, solicito o cancelamento de minha assinatura imediatamente e por favor sem demoras.