Maia segura instalação de seis CPIs na Câmara
Embora o regimento interno permita que até cinco CPIs funcionem simultaneamente, a Câmara dos Deputados tem atualmente apenas uma comissão desse tipo em funcionamento: a que apura o derramamento de óleo em praias do Nordeste. Esse cenário, porém, não decorre da falta de iniciativa dos parlamentares. Hoje, há pelo menos cinco pedidos de criação de...
Embora o regimento interno permita que até cinco CPIs funcionem simultaneamente, a Câmara dos Deputados tem atualmente apenas uma comissão desse tipo em funcionamento: a que apura o derramamento de óleo em praias do Nordeste.
Esse cenário, porém, não decorre da falta de iniciativa dos parlamentares. Hoje, há pelo menos cinco pedidos de criação de comissões parlamentares de inquérito aguardando apenas o aval do presidente da casa, Rodrigo Maia (foto), para serem instaladas.
Esses seis requerimentos já tiveram o número de assinaturas conferidas e todas apresentaram mais de 171 apoios, número mínimo exigido -- alguns deles são de setembro. Agora, aguardam somente Maia avaliar se há ou não fato determinado, para que possam ser criadas.
Entre esses seis pedidos, dois são para investigar a formação e variação dos preços das passagens aéreas. Outro, para apurar esquemas de pirâmide financeira. Há ainda pedido de CPI sobre as “relações” entre Brasil e Cuba e outra sobre a Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica.
O mais estapafúrdio de todos, porém, é o requerimento da oposição para instalar uma CPI que apure a conduta do ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, e integrantes da Operação Lava Jato em Curitiba. O pedido tem como base mensagens reveladas pelo site The Intercept.
Na atual legislatura (2019-2022), somente três CPIs foram autorizadas pelo presidente da Câmara. Além da do derramamento de óleo, outras duas já tiveram os trabalhos encerrados: a do BNDES e a que investigou o rompimento da barragem em Brumadinho. Procurado por Crusoé, Maia não respondeu.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Elke
2020-02-10 21:44:143 assuntos extremantes importantes, o que mostra que congresso e governo nenhum quer assumir nada. Os prejudicados que se lascam. A última com o derramento de petróleo, provavelmente causado por perfurações da Petrobras no pré-sal, com certeza tb vai ser encerrada igual as outras...
LuisR
2020-02-10 19:28:44Deve tê-las engolido. Por isso tão gordinho assim!
Elaine
2020-02-10 18:20:30O Rodrigo Nhonho Maia Botafogo, não se reelegerá em 2022!!!!!!!
Roseli
2020-02-10 14:26:19Art.142 urgente, pra acabar c essa farra.
Lourival
2020-02-10 12:19:30Maia se revela como um crápula na política. Sabe que não chance nenhuma de se estender no poder e, brevemente perderá o foro privilegiado, podendo ter, assim, sua vida pregressa revelada para se encontrar com a justiça, a qual sempre combateu e continuará combatendo, pois faz parte da "velha e carcomida política". É pena que nós, pobres eleitores, só vamos poder combater esse tipo de agente público nas próximas eleições, onde muitos terão se esquecido dos mal-feitos enquanto no poder.
Ruy
2020-02-10 11:40:20Chego a duvidar que o Botafogo queira continuar na política. Com quais votos ele vai se reeleger?
Edmundo
2020-02-10 10:27:21A câmera já é uma bagunça mesmo se mínimo de país virá um caos!
Vilma Brito
2020-02-10 09:02:24Tivemos uma CPI incrível, a do BNDES. O alto gabarito da bancada nos deu; (mto acima do atual Presidente do BNDES, publicamente subordinado insubordinado de PAULO GUEDES sobre o passado do BNDES); a exata noção de como as coisas aconteceram em mais essa Estatal. Futuro: só a privatização de todas as 630 empresas estatais existentes hoje, nos daria o benefício de REDUÇÃO DE PREJUÍZO, pois a LAVA JATO só consegue ATUAR onde se estabeleceu PARCERIA CORRUPTA, entre POLÍTICOS & EMPRESAS PRIVADAS.
Gilson
2020-02-10 08:51:36CPIs só servem para deputados de baixa qualidade moral, sem caráter de aparecerem na tv. o resto, é blá, blá que ninguém entende e suporta.
João
2020-02-10 08:43:46Fora a CPI da UNE e do Futebol que ele jamais deixou passar. É o botafogo das planilhas de propina da Odebrecht.