"Mago das pedaladas fiscais" diz que pedaladas são "invenção"
Principal arquiteto das pedaladas fiscais que levaram ao impeachment de Dilma Rousseff (PT), o ex-secretário do Tesouro Nacional Arno Augustin (foto) agora diz que as pedaladas foram uma "invenção". A convite da senadora petista Teresa Leitão (PE), Augustin participou nesta quarta (23) de audiência sobre a reforma tributária na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado....
Principal arquiteto das pedaladas fiscais que levaram ao impeachment de Dilma Rousseff (PT), o ex-secretário do Tesouro Nacional Arno Augustin (foto) agora diz que as pedaladas foram uma "invenção". A convite da senadora petista Teresa Leitão (PE), Augustin participou nesta quarta (23) de audiência sobre a reforma tributária na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
Ao sair da audiência, relata a Folha, o ex-secretário do Tesouro comentou a recente decisão do TRF-1 que, segundo o PT, "inocentou" Dilma nas pedaladas. "O Judiciário acabou de dar a sua palavra. E o Judiciário disse que foi uma fraude, uma invenção feita à época e já decidiu que a presidente Dilma e muitos outros são inocentes", disse Augustin aos poucos jornalistas que o aguardavam. Trata-se de "narrativa" petista, claro; o tribunal arquivou a ação judicial por entender que a competência para julgar as pedaladas era do Congresso —que cassou Dilma.
"Todo aquele discurso não era correto. Na verdade, o Brasil estava, sim, no caminho certo", acrescentou o secretário, para quem o "caminho certo" aparentemente é o que resultou na maior recessão do país em décadas.
Augustin chefiou o Tesouro Nacional de junho de 2007, ainda no segundo mandato de Lula, até o final do primeiro governo Dilma, em dezembro de 2014. Por causa das pedaladas, foi inabilitado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) para exercer função pública por oito anos; ele está recorrendo da decisão.
A Folha relembra: "Entre 2013 e 2014, o governo atrasou repasses a bancos públicos para pagamento de benefícios como Bolsa Família, abono salarial, seguro-desemprego e subsídios, o que foi apontado por órgãos de controle como uma tentativa de maquiar a piora nas contas públicas às vésperas da eleição. As instituições acabaram financiando a União ao usar recursos próprios para honrar as obrigações, prática vedada pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal)".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Andre Luis Dos Santos
2023-08-24 23:20:14Claro, as pedaladas são uma “narrativa”
Gustavo Nascimento
2023-08-24 19:31:51O mesmo Asno Argustin disse certa feita que "pagar é uma decisão política".. Pessoal fuleiro esse .. tão ruim qto bostãonaro e famiglia
Adriano
2023-08-24 16:17:09Vagabundo cínico e cara de pau!
Tereza
2023-08-24 15:13:17Sujeitinho cinico e irresponsável.
Caleidoscópio
2023-08-24 14:08:15Bem, o TCU.condenou, o Congresso condenou mas... O que importa é a versão ( narrativa) do PT, que tal como com Sua Majestade Luis, não fez nada porque perguntaram para a instância errada., 🤦
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-08-24 13:17:15Sim, o mensalão, o petrolão e os 580 dias de Lula na prisão também foram invenções! Precisamos de uma lei para mentirosos. Mentiu sobre fatos que afetam negativamente a administração do governo, leva multa e poderá ser preso.
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2023-08-24 11:35:52SÓ CEGO NÃO VÊ AS CAGADAS DA EQUIPE DA DILMANTA.
ROBERTO DE VASCONCELLOS PEREIRA
2023-08-24 11:23:56Negacionismo não é exclusividade dos seguidores raiz de Bolsonaro. Aliás, a esquerda nunca foi tão parecida com a direita bolsonarista. Lula admira claramente seu vilão favorito.
Odete6
2023-08-24 10:36:06E impressionante como essas almas penadas, penalizantes e dementes, estão sempre voltando para assombrar o BRASIL e o POVO BRASILEIRO!!!! É inacreditável a permanência e a duração dessas assombrações na vida nacional!!!!
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-08-24 08:42:54Narrativas, são mentiras à la Goebbels. 1.000 vezes ou 1bilhão de vezes, continuam sendo mentiras. Não adianta repetir q as noites são claras e os dias são escuros, o Sol continua nascendo de manhã como há bilhões de anos...Da mesma forma, o bem é o bem e o mal é o mal. O Comunismo é ruim quando comparado com a Democracia pois o Comunismo gera pobreza, atraso, miséria, corrupção gerando privilégios para milhares e desgraça para bilhões! Os homens não são todos iguais, devem ser guiados por bons!