Ricardo Stuckert / PR

Lula volta a afirmar que Putin e Zelensky estão “gostando da guerra”

13.06.24 17:15

Mais uma vez, Lula indicou que não quer saber da cúpula de paz organizada pela Suíça sobre a invasão russa na Ucrânia. Isso porque, para o petista, não há solução para a agressão se o agressor, a própria Rússia de Vladimir Putin, não estiver presente.

Ao igualar quem agride e quem é agredido, Lula falou novamente, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 13, em Genebra, a linguagem de Moscou.

“Nós estaremos dispostos a participar de qualquer reunião que discuta paz se houver os dois conflitantes na mesa, se tiver Rússia e Ucrânia”, disse o petista. “Se o Zelensky diz que não tem conversa com o Putin, e o Putin diz que não tem conversa com o Zelensky, ou seja, é porque eles estão gostando da guerra.”

Ele ainda quis garantir: “Eu não faço defesa do Putin.”

Novamente, os fatos traem a fala do presidente. Isso porque ele mantém contato muito mais próximo de Moscou que com Kiev. Ele chegou falar por telefone com Vladimir Putin nesta semana, enquanto tenta manter uma distância do presidente ucraniano, que há dois anos lida com a agressão russa a seu território.

Desde o início das negociações e convites para a cúpula da paz na Suíça, Lula tem indicado que não deve comparecer à cúpula de paz junto a outras 90 nações. Também devem estar fora das reuniões seu chanceler Mauro Vieira e o seu faz-tudo para assuntos internacionais, Celso Amorim.

Hoje, foi a vez de ele explicar pessoalmente para a presidente suíça,  Viola Amherd, o motivo para recusar participar das negociações. A guerra é feita por duas nações — se você quiser a paz, tem que colocar as duas nações para negociar”, continuou Lula na conversa com jornalistas. Ele ainda disse que tem promovido discussões sobre a guerra com a China, que se tornou a principal parceira econômica da Rússia no pós-guerra.

Agora, Lula segue para o sul da Itália, onde se encontra com líderes mundiais no G7. Ele é um dos convidados, assim como o presidente ucraniano, que já se encontrou com Joe Biden nesta quinta.

Leia mais em Crusoé: Por que Putin mandou navios de guerra para Cuba

 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Sabe por que o Lula nos envergonha? Porque o povo brasileiro não teve vergonha quando o elegeu pela terceira vez. Tenho minha consciência tranquila pois nunca votei nesse larápio de nove dedos. Assisto de camarote o “excelente” governo dele e sua quadrilha 🤣🤣🤣

  2. Lula nos envergonha cada vez que faz uma viagem internacional, que foram muitas! Sempre ao lado dos ditadores e governos corruptos e criminosos. E ainda se fala em Lula4. Valha-me Deus!

  3. O Lula, com sua politica externa imprestavel, não para de nos envergonhar. Suas manifestações são sempre a favor de tiranos, terroristas e autocratas, todos ditos de esquerda

  4. Lula, chama o Putin pra tomar umas pinga no bar da esquina, coloca polônio russo na pinga do Putin e vc verá que a paz vai retornar. Aproveita e toma uns gole da pinga do Putin e a paz e o progresso retornarâo também ao Brasil...

  5. Eu volto a afirmar que Lula, Zé Dirceu e Putin são corrptos e estão gostando de continuar roubando como fizeram no passado.

Mais notícias
Assine agora
TOPO