Adriano Machado/Crusoé

Lula não é perseguido e Bolsonaro não é ameaça à democracia, diz Barroso

17.11.18 10:33

Em palestra nesta sexta-feira na cidade italiana de Florença, o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso (foto) afirmou que Luiz Inácio Lula da Silva não é perseguido político, a despeito do discurso do próprio ex-presidente e de seus aliados. “Eu acho que ele tem todo o direito de apelar, e tentar provar que houve um erro judicial, mas não considero a narrativa daqueles que dizem que houve uma perseguição política”, disse o ministro. “O sistema judiciário brasileiro tem problemas de eficiência, mas não de independência”, prosseguiu. Barroso, que também integra o Tribunal Superior Eleitoral e foi o relator do registro de candidatura de Lula, lembrou que a decisão da corte que impediu o ex-presidente de ser candidato “teve fortes repercussões políticas”, mas “foi uma decisão juridicamente simples”.

O ministro também comentou a vitória de Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais. “As pessoas daqui expressaram muita preocupação com a situação democrática no Brasil”, disse, para em seguida ressalvar: “O candidato que ganhou a eleição ganhou o direito de governar e implementar seu programa de governo. Suponhamos que não respeite as regras democráticas ou os direitos fundamentais. Se isso acontecer, temos instituições maduras e um Supremo Tribunal que vigia”. O ministro afirmou ainda que, acima de qualquer dúvida, há a Constituição, que tem sido devidamente seguida no país. “A Constituição brasileira completa 30 anos este ano e tem sido capaz de influenciar o processo político e social no Brasil. É um fenômeno novo e importante para a América Latina que deve ser comemorado.”

Na palestra no Instituto Universitário Europeu, Barroso observou que, com a ascensão de forças populistas em diferentes países, “o mundo vive uma onda de iliberalismo”, mas “não é a primeira vez que isso acontece na história”. “A democracia liberal já foi colocada em dificuldades em outras épocas, com o imperialismo, o comunismo, o fascismo, o nazismo. Todos esses movimentos foram detidos em algum momento.”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. é estarrecedora a manifestação vazia deste ministro. onde liberalista, como a onda conservadora dita por outra ministra do mesmo palácio é desconhecer a Historia feita pelos brasileiros nas ultimas eleições, no mínimo desconhecer o comunismo ditatorial perseguido antes do atual governo. Que fique em silencio pra não se desmentido daqui a pouco.

  2. A Constituição do Sr. Luís Roberto Barroso é a constituição que ele interpreta! É o advogado da homoafetividade, do aborto do feto anencefálico, de Cesare Battisti! Ele está aguardando a discussão sobre o aborto no Brasil para votar por sua liberação definitiva! É o Ministro mais perigoso que o novo governo terá pela frente!

  3. Barroso também comete um absurdo ao dizer que a democracia liberal resistiu ao totalitarismo. Ela nem existia nos estados dizimados pelo socialismo, seja o internacionalista ou o nacionalista, e pelo imperialismo absolutista. Apenas se mostrou, a democracia liberal, capaz de vencer guerras a um custo gigantesco, guerras que ela não soube prevenir, provocadas por regimes que ela não quis impedir de prosperarem. Bolsonaro representa a contenção ao totalitarismo, que se fez e se faz necessária.

  4. O Barroso apenas dá uma de legalista. A implicação de dizer que a CF "influencia" a política, sabendo-se de suas muitíssimas alterações, é o reconhecimento de Estado de direito fragilizado.

  5. Lewandowisk fatiou e estuprou a Constituição com a ajuda dos Congressistas e o covarde silêncio de todos os Ministros do STF. A pergunta é: Eles são realmente os guardiães da Constituição?

    1. Concordo 100% com o Vimar. Não lembro de nenhuma reação, nenhum comentário desse magistrado ou de nenhum outro de seus colegas, quando o colega deles citado, o Polonês, juntamente com aquele Senador da mesma estirpe, rasgou literalmente a Constituição. Tenho lido diversas pessoas aqui elogiar esse magistrado, mas não se enganem, ele e a maioria de seus colegas não têm condição moral de vestirem as togas do STF. Esse ai, especificamente, só obedece à sua próprios agenda.

    2. Concordo 100% com o Vimar. Onde estava o Ministro Barroso quando Lewandowisk, apoiado por Renan, fez gato e sapato da Constituição? Não lembro de ter ouvido qualquer comentário do Juiz Barroso. Ou os Minsitros do Supremo estão acima da Coinstituição? Impressionante o cinismo desse magistrado. Li muita gente aqui elogiando-o. Não se enganem, esse sujeito, como a maioria de seus colegas, não tem condição moral para ser Minsitro do STF.

    1. O corrupto Lula não é nenhum Jedi e foi condenado em primeira e segunda instância, depois de ter exercido amplamente seu direito de defesa (foram mais de 70 recursos). E nem o Brasil faz parte do império de Star Wars.

  6. O Ministro Barroso tem a estatura e credibilidade pra fazer parte do STF, já alguns dos seus pares, apequenam a instituição, lamentavelmente.

  7. Boa Dr. Barroso.Admiro sua ótica do mundo político. Precisamos de mais gente como o Sr. Vai aquí minha enorme admiração pela sua posição.

  8. A propósito, parece que o Ministro Barroso não viajou somente para fazer compras como fizeram há pouco outros Ministros mencionados em artigo anterior pela Crusoé.

  9. Concordo com ele sob os dois aspectos, embora, no caso da eleição, tenha anulado meu voto por entender que os dois candidatos eram ruins. Se a maioria quis o Bolsonaro, paciência. O que temos que fazer é criticar o novo presidente nas medidas contrárias ao bem comum e apoiá-lo naquelas que trouxerem benefícios. Tem muita gente que continua a fazer comentários de ranço ideológico que já não cabe mais. A partir de agora temos que pensar no bem do Brasil e dos brasileiros. Sem a nociva ideologia.

  10. Jose Roberto Essa postura deveria ter sido seguida pelo ex-presidente FHC, que claramente joga contra. Estadista conhecemos nas derrotas. Por isso pra mim, o único é o Sr Barack Hussein Obama.

  11. Os brasileiros decentes já estão trabalhando para consertar o estrago que os pilantras petralhas histéricos fizeram na nossa imagem no exterior. Loguinho verão que o povo é sábio e estava certo ao alijar dos destinos do país essa quadrilha chamada PT e esse perigoso criminoso chamado lula. Nos custaram milhões de vidas (sempre é o resultado de uma dominação esquerdista longa e forte) e 25 anos de atraso.

  12. Barroso é correto e certamente em sua fala não deixou, em entrelinhas, resquícios como poderíamos esperar de alguns elementos da corte.

  13. O mequetrefe destruiu a nação com seu projeto de poder e quer apelar para "erro jurídico". Mais um capítulo do thriller do presidiário.

Mais notícias
Assine agora
TOPO