Lula não é perseguido e Bolsonaro não é ameaça à democracia, diz Barroso
Em palestra nesta sexta-feira na cidade italiana de Florença, o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso (foto) afirmou que Luiz Inácio Lula da Silva não é perseguido político, a despeito do discurso do próprio ex-presidente e de seus aliados. “Eu acho que ele tem todo o direito de apelar, e tentar provar que houve...
Em palestra nesta sexta-feira na cidade italiana de Florença, o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso (foto) afirmou que Luiz Inácio Lula da Silva não é perseguido político, a despeito do discurso do próprio ex-presidente e de seus aliados. “Eu acho que ele tem todo o direito de apelar, e tentar provar que houve um erro judicial, mas não considero a narrativa daqueles que dizem que houve uma perseguição política", disse o ministro. "O sistema judiciário brasileiro tem problemas de eficiência, mas não de independência", prosseguiu. Barroso, que também integra o Tribunal Superior Eleitoral e foi o relator do registro de candidatura de Lula, lembrou que a decisão da corte que impediu o ex-presidente de ser candidato "teve fortes repercussões políticas", mas "foi uma decisão juridicamente simples".
O ministro também comentou a vitória de Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais. “As pessoas daqui expressaram muita preocupação com a situação democrática no Brasil", disse, para em seguida ressalvar: “O candidato que ganhou a eleição ganhou o direito de governar e implementar seu programa de governo. Suponhamos que não respeite as regras democráticas ou os direitos fundamentais. Se isso acontecer, temos instituições maduras e um Supremo Tribunal que vigia”. O ministro afirmou ainda que, acima de qualquer dúvida, há a Constituição, que tem sido devidamente seguida no país. “A Constituição brasileira completa 30 anos este ano e tem sido capaz de influenciar o processo político e social no Brasil. É um fenômeno novo e importante para a América Latina que deve ser comemorado."
Na palestra no Instituto Universitário Europeu, Barroso observou que, com a ascensão de forças populistas em diferentes países, "o mundo vive uma onda de iliberalismo", mas "não é a primeira vez que isso acontece na história". "A democracia liberal já foi colocada em dificuldades em outras épocas, com o imperialismo, o comunismo, o fascismo, o nazismo. Todos esses movimentos foram detidos em algum momento.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
RICARDO
2018-11-19 10:24:28é estarrecedora a manifestação vazia deste ministro. onde liberalista, como a onda conservadora dita por outra ministra do mesmo palácio é desconhecer a Historia feita pelos brasileiros nas ultimas eleições, no mínimo desconhecer o comunismo ditatorial perseguido antes do atual governo. Que fique em silencio pra não se desmentido daqui a pouco.
Francisco
2018-11-18 21:53:50A Constituição do Sr. Luís Roberto Barroso é a constituição que ele interpreta! É o advogado da homoafetividade, do aborto do feto anencefálico, de Cesare Battisti! Ele está aguardando a discussão sobre o aborto no Brasil para votar por sua liberação definitiva! É o Ministro mais perigoso que o novo governo terá pela frente!
Tânia
2018-11-18 04:04:02Não confio nesse ministro colocado no Supremo pelo PT !!
João
2018-11-17 23:28:38Barroso também comete um absurdo ao dizer que a democracia liberal resistiu ao totalitarismo. Ela nem existia nos estados dizimados pelo socialismo, seja o internacionalista ou o nacionalista, e pelo imperialismo absolutista. Apenas se mostrou, a democracia liberal, capaz de vencer guerras a um custo gigantesco, guerras que ela não soube prevenir, provocadas por regimes que ela não quis impedir de prosperarem. Bolsonaro representa a contenção ao totalitarismo, que se fez e se faz necessária.
João
2018-11-17 23:12:10O Barroso apenas dá uma de legalista. A implicação de dizer que a CF "influencia" a política, sabendo-se de suas muitíssimas alterações, é o reconhecimento de Estado de direito fragilizado.
Vimar
2018-11-17 21:45:00Lewandowisk fatiou e estuprou a Constituição com a ajuda dos Congressistas e o covarde silêncio de todos os Ministros do STF. A pergunta é: Eles são realmente os guardiães da Constituição?
JOSE
2018-11-17 19:13:41Lula é perseguido pela sua consciência.Uma luta deprimente e desgastante entre o lado da luz e o negro da força.
Rafael
2018-11-17 18:38:21De vez em quando esse senhor fala algo coerente. Mas é bem raro, chega a causar espanto.
Nilson
2018-11-17 17:48:08O Ministro Barroso tem a estatura e credibilidade pra fazer parte do STF, já alguns dos seus pares, apequenam a instituição, lamentavelmente.
Mario
2018-11-17 15:25:37Boa Dr. Barroso.Admiro sua ótica do mundo político. Precisamos de mais gente como o Sr. Vai aquí minha enorme admiração pela sua posição.