Lula: Maduro "deixa a desejar"
Lula voltou a menosprezar o avanço da repressão do regime de Nicolás Maduro pós-fraude de 28 de julho. Em entrevista à rádio Difusora, em São Paulo, nesta sexta-feira, 6 de setembro, Lula afirmou que Maduro "deixa a desejar". "Eu acho que o comportamento do Maduro deixa a desejar. Eu acho que, aqui no Brasil, a...
Lula voltou a menosprezar o avanço da repressão do regime de Nicolás Maduro pós-fraude de 28 de julho.
Em entrevista à rádio Difusora, em São Paulo, nesta sexta-feira, 6 de setembro, Lula afirmou que Maduro "deixa a desejar".
"Eu acho que o comportamento do Maduro deixa a desejar. Eu acho que, aqui no Brasil, a gente aprendeu a fazer democracia com muito sofrimento", disse o petista.
Questionado duas vezes se a Venezuela é uma ditadura, Lula descreveu o regime de Maduro como "mais um rolo".
María Corina cobra Lula: "Eleve sua voz"
A líder da oposição democrática na Venezuela, María Corina Machado (foto), cobrou posicionamento do Brasil sobre o avanço da repressão do regime de Nicolás Maduro pós-fraude de 28 de julho.
"Precisamos que a comunidade internacional, especialmente o Brasil e o presidente Lula, eleve suas vozes para que termine a repressão", disse María Corina em entrevista à Globo News nesta sexta-feira, 6 de setembro.
"Hoje em dia na Venezuela, todos temos medo, não somente de perder nossa liberdade, mas também a nossa vida", acrescentou.
"Profunda preocupação"
Os governos de Brasil e Colômbia publicaram uma nota conjunta descrevendo "profunda preocupação" pela expedição do mandado de prisão contra o ex-presidenciável da oposição venezuelana, Edmundo González (foto).
“Os governos de Brasil e Colômbia manifestam profunda preocupação com a ordem de apreensão emitida pela Justiça venezuelana contra o candidato presidencial Edmundo González Urrutia, no dia de ontem, 2 de setembro”, diz a nota, publicada nesta quarta-feira, 3 de setembro.
“Dificulta, ademais, a busca por solução pacífica, com base no diálogo entre as principais forças políticas venezuelanas”, acrescenta.
González não se entregou às autoridades chavistas até às 20h20 desta quarta.
Amorim agora "se preocupa"
Mais cedo nesta terça, o assessor especial da Presidência e ex-chanceler Celso Amorim chamou de "muito preocupante" o mandado de prisão, expedido na segunda, 2 de setembro.
"Seria uma prisão política, e nós [Brasil] não aceitamos prisões políticas", disse Amorim em entrevista à agência de notícias Reuters nesta terça, 3.
O assessor especial omite a existência de presos políticos na Venezuela.
Segundo a ONG venezuelana Foro Penal, havia 245 prisioneiros políticos em centros de detenção pelo país em 2023. Em um deles, El Helicoide, em Caracas, os presos são submetidos a “tortura horrenda, incluindo choques elétricos, afogamento simulado e violência sexual“.
Mandado de prisão
A Procuradoria-Geral da Venezuela, controlada pelo chavismo, anunciou que um tribunal expediu um mandado de prisão contra o ex-presidenciável da oposição Edmundo González nesta segunda-feira, 2 de setembro.
O procurador-geral, Tarek Saab, compartilhou uma foto do mandado à agência de notícias britânica Reuters.
Mais cedo, o Ministério Público havia pedido o mandado. A medida se dá após González faltar pela terceira vez em uma semana a intimações da Procuradoria-Geral da República — na segunda, 26, na terça, 27, na sexta, 30.
A procuradoria, controlada pelo chavismo, intimava o diplomata para prestar depoimento sobre a apuração paralela das eleições de 28 de julho.
Segundo a oposição, González venceu o ditador Nicolás Maduro com cerca de 70% dos votos.
"Eles perderam toda a noção da realidade. Ao ameaçar o Presidente Eleito apenas conseguem nos unir mais e aumentar o apoio dos venezuelanos e do mundo a Edmundo González", escreveu María Corina nas redes sociais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Manolo
2024-09-08 18:54:09Lula é frouxo!
ADRIANO
2024-09-07 20:01:30Lula continua covarde como sempre. Apenas pensa em manter-se no poder e luxar às custas do dinheiro suado do povo. Tomara que seja exemplarmente defenestrado nas urnas. Nunca teve serventia alguma. É um encantador de serpentes.
SONIA ADONIS FIORAVANTI
2024-09-07 11:30:07Só agora resolveu achar que o ditador sem escrúpulos pulos não vale nada ? Pque mandou Amorim lá ? 💰💰que poderia ser usado para o país .:queimadas ,enchentes etc .BASTA DE GASTAR MAIS DO QUE RECOLHE
100413CAIO02
2024-09-07 11:27:58Como sempre, Lula deixa passar a oportunidade de marcar presença neste mundo globalizado. Sua covardia moral demonstra claramente sua incompetência para ser um líder mundial, como sempre desejou. Caia na real Lula, não nos envergonhe mais com sua tibieza!
Paulo Santos
2024-09-07 07:49:36Dois iguais. Um autêntico e outro dissimulado. Pobres Brasil e Venezuela. Dois lixos!!!
Andre Luis Dos Santos
2024-09-06 20:07:38Ai Lula, porque você não toma um pouco de VERGONHA NA CARA e diz claramente que a Venezuela é uma ditadura e que seu Buddy-buddy Maduro e seu regime estatizante destruiram o pais? Porque? Nao tem culhao? Tem medo do Madurinho? O que e? Ele sabe algum podre seu?
Maria
2024-09-06 18:02:42Quem queria ser o porta-voz da democracia ficou em silêncio. O povo venezuelano que se vire, a omissão também é criminosa