Reprodução

‘Lula livre’, Kakay, Toron e cia: grupo que organizou live com Aras é composto por críticos notórios da Lava Jato

29.07.20 12:32

As duras críticas do procurador-geral da República, Augusto Aras, à Lava Jato repercutiram no meio jurídico e foram amplificadas por outros adversários da operação, como parlamentares e militantes petistas.

Ao aceitar o convite para participar da conversa com advogados, na noite de terça-feira, 28, Aras sabia bem onde estava pisando. Ou seja, tinha total conhecimento de que estaria ao lado de notórios adversários da operação. O Grupo Prerrogativas, organizador da webconferência, defende, por exemplo, que o ex-presidente Lula foi “condenado sem provas”. Integrantes da associação estão entre os maiores críticos da força-tarefa, com um histórico de artigos e livros contra a Lava Jato, os procuradores que atuaram na operação e, sobretudo, contra o ex-juiz Sergio Moro.

Desde o início da pandemia, o Grupo Prerrogativas já fez lives com outras autoridades, como o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli. Um dos seminários virtuais do grupo, realizados durante a pandemia, foi um fórum sobre a suspeição de Sergio Moro, com a participação do advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, conhecido por não medir palavras nos ataques ao ex-juiz da Lava Jato. Àquela altura, o convite a Aras já estava em gestação.

O Prerrogativas surgiu há cinco anos, pouco depois das primeiras fases da Operação Lava Jato, inicialmente como um grupo de WhatsApp. O objetivo prioritário era defender as prerrogativas dos profissionais, sobretudo os que atuavam no caso, mas logo a associação de advogados virou uma trincheira contra a força-tarefa em si, com ataques aos integrantes da Lava Jato.

O coordenador do “Prerrô”, como o grupo é informalmente chamado, é o advogado Marco Aurélio de Carvalho. Defensor do “Lula Livre” e muito próximo de figuras históricas do PT, ele trabalhou para a sigla e chegou a ser cotado no começo do ano para concorrer à Prefeitura de São Paulo pelo partido. No texto de apresentação do Prerrogativas, Marco Aurélio afirma que, com a Lava Jato, “as leis foram rasgadas e costuradas feito uma colcha de retalhos de conveniência, aparentemente com o intuito de embalar os objetivos políticos de alguns servidores da Justiça e do Ministério Público”.

Quem também participou da live com Augusto Aras foi Alberto Toron, um dos criminalistas mais requisitados por investigados da Lava Jato e também um duro crítico da operação. Ele defendeu acusados como Fernando Bittar, sócio de Lulinha. Foi de Toron a tese, reconhecida pelo Supremo, de que é direito dos delatados apresentarem as alegações finais depois dos réus que firmaram acordo de colaboração. O entendimento, aplicado no caso do ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine, cliente de Toron, é considerado um dos maiores golpes à Lava Jato e deve beneficiar o ex-presidente Lula.

O Grupo Prerrogativas já foi ao Supremo para tentar fazer avançar uma investigação contra o procurador Deltan Dallagnol, e lançou manifesto quando, em janeiro deste ano, o jornalista Glenn Greenwald foi denunciado pelo Ministério Público Federal no âmbito da investigação que apura o ataque hacker contra autoridades, entre elas, Moro.

Na live, Aras aproveitou a presença de adversários da Lava Jato para soltar o verbo contra a força-tarefa e tentar justificar a decisão de sua gestão, que levou à entrega de dados sigilosos da operação à PGR. Na conversa com o grupo Prerrogativas, além de chamar a Lava Jato de “caixa de segredos”, ele criticou supostos privilégios dentro da instituição. “A igualdade de todos perante a coisa pública deve ser preservada, especialmente no âmbito da carreira do Ministério Público, onde os privilégios alcançaram pequenos grupos, que partilharam de viagens internacionais, de favores, de cursos, de cargos. Nossa gestão abriu todas essas oportunidades para distintos segmentos da carreira”, afirmou Aras. Segundo ele, um dos objetivos de sua gestão à frente do MP é “mudar a lupa e tratar da atuação preventivamente, em todos os campos do direito, inclusive no direito penal”.

Nesta quarta-feira, 29, o ex-juiz Sergio Moro reagiu aos ataques de Augusto Aras à força-tarefa. “Desconheço segredos ilícitos no âmbito da Lava Jato. Ao contrário, a operação sempre foi transparente e teve suas decisões confirmadas pelos tribunais de segunda instância e também pelas cortes superiores, como STJ e STF”, disse Moro, pelas redes sociais.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O lançamento da candidatura de Sérgio Moro foi antecipada. Agora esse procurador que foi nomeado por Bolsonaro participar de uma live junto ao pessoal do PT é demais pra nossa cabeça. A traição de Bolsonaro é coisa latente e vai ter consequências em 2022. Lamentável o cerco à Lava Jato que foi a responsável pela maior operação contra a corrupção da face da terra. Devemos nos preparar para o pior no país. Pena que tá todo mundo recluso, por ora.

  2. É a repetição do que ocorreu na Itália. A reação lá, teve até o assassinato do grande juiz responsável pela operação que se chamava MÃOS LIMPAS. Aqui, esse grupo opositor, que me ocorreu agora chamar de MÃOS SUJAS, não foi tão longe, ainda! Olho neles!

  3. ABSURDO !!! Juntar a esquerdopata pra atacar a Lava Jato especialmente Sérgio Moro ! É uma calamidade isso ! Inaceitável ! Aras deveria ser demitido !

  4. Aras deu um tiro no pé e outro na cabeça do presidente Bolsonaro, para defender os amigos corruptos ele acaba de colocar o Dr Sérgio Moro na corrida presidencial como franco favorito.

    1. Você tem razão, Ricardo. Ou se age contra a corrupção política sistêmica ou se é, no mínimo, conivente com a ladroagem institucionalizada, típica das repúblicas bananeiras. Ou se fica do lado do banditismo ou se procura combatê-lo. Sergio Moro enfrentou o crime programado e executado por bandidos travestidos de políticos. E, como frisaram diversos comentaristas, a Lava Jato tem recuperado montanhas (da cordilheira) de recursos públicos gatunados por políticos, seus associados e capangas.

  5. Votei no Bolsonaro e comecei a me arrepender quando ele colocou o Aras na PGR. A partir daí foi só descendo o morro da decência apoiando o Centrão até culminar com a saída do Dr. Sergio Moro. Como me arrependo de ter confiado em Bolsonaro!!! #SomosTodosLavaJato

  6. esta turminha é muito cara de pau. Só advogado de porta de cadeia e um doido para ser ministro STF. Apoio muitas coisas deste governo mas este movimento absurdo é culpa de Bolsonaro que colocou lá na PGR este inconsequente proposital.

  7. Vale tudo no Circo Brasil por uma cadeira no STF... O problema é que a fila de safados puxa-sacos-lambe-botas é enorme e só aumenta. E o Bolsonaro tem fama de ir largando “amigos” super leais pela estrada...

    1. Será Aras um Cavalo de Tróia dentro do governo Bolsonaro para "combater" a corrupção só no sentido figurado, agindo nas alcovas e caladas das noites brasilienses para detonar a Lava Jato?

    1. Kakay passeia do palácio do STF, em pleno sábado à tarde, de bermuda e chinelos, como se estivesse em casa! Daí dá para se ter uma ideia da coisa...

  8. Apesar da forma que saiu, o Moro, tem toda razão ao dizer o que expôs em sua declaração.. dou mais crédito a ele do que no atual PGR.

  9. Esse Grupo Prerrogativas, são os notórios advogados e comparsas de quem rouba dinheiro da sociedade. O que esperar dum PGR que da guarida a esses personagens.. como ficamos Brasil?

  10. Agora Tofolli, Gilmar Mendes, PGR, JB, Maia, Alcolumbre e todos os envolvidos e condenados pela verdadeira justiça brasileira partiram para evitar que Sérgio Moro seja candidato em 2022, proibindo eleição de juízes com menos de 8 anos que saíram justiça.

    1. Bolsonaro levou nossos votos prometendo fortalecer lava jato e o q fez ? colocou Aras p acabar com lava jato ! Tudo combinado nos bastidores !

  11. Tudo sob a batuta do PGR escolhido fora do rol aprovado por seus pares, para realizar todo tipo de tarefas e encomendas de seu benfeitor... coisa mais feia!

  12. Esse Aras não engana ninguém. Ele é PeTista. Hora de corrigir rumos da Lava Jato é uma balela. Na verdade a intenção dele é mover mundos e fundos para destruir a Lava Jato. Desde quando perseguir bandidos corruptos, que já devolveram mais de 4 bilhões aos cofres públicos, é crime

  13. PGR Aras ao invés de acusar bandidos, prefere inventar coisas que possam prejudicar às forças tarefas da Lava Jato. Tudo isso para seguir às ordens do chefe JB e seus amigos das bancas de advogados, bem como à sua própria banca, que continua em plena atividade. Que feio ARAS!

  14. Que vergonha, absurdo! A que ponto chegamos, o PGR Augusto Aras acusando os mocinhos, como se fosse um advogado já que a banca dele está em plena atividade, junto com outros Advogados, que faturam ALTO com a bandidagem, que desvia muito para sobrar para pagar bancas de advogados.

  15. Tenho asco e repulsa dessa gente e de quem faz parte da defesa de corruptos e destruidores de sonhos de milhões de brasileiros. Pessoas pobres são os que mais pagam o preço desse modelo explorador e escravocrata instalado em nosso país. Uma vergonha o papel desempenhado pelo chefe da procuradoria, se aliando com os defensores do caos. Que legado os senhores estão deixando para nosso futuro. Vejam o caso da Venezuela e Argentina. Sinto asco

    1. Senado Federal reagir? Todos os parlamentares (deputados federais e senadores) estão de FÉRIAS. Os Brasileiros estão enterrando seus familiares mortos pela COVID-19. São mais de 88 MIL MORTOS. O Sr. Aras - o serviçal e cupincha de Jair Bolsonaro - está interferindo na Lava Jato para acabar de destruí-la. O combate à corrupção JÁ ERA no Brasil graças ao MAIOR ALIADO DOS CORRUPTOS - o pinóquio e TRAIDOR Jair Bolsonaro. Fora CANALHAS. Fora Sr. Aras Fora BolsoLula

  16. Com o atual PGR, surgido da cartola do Bolsonaro, a independência do Ministério Público, a lava-jato e a luta contra a corrupção correm sério risco. Quanto aos integrantes do famigerado grupo (Prerrogativas), a luta deles não é pelo interesse público, mas pela impunidade dos clientes e pelo próprio bolso, sendo que nunca fizeram algo de útil à sociedade.

  17. Me deixa enjoada ver um presidente que se elegeu usando a pauta anticorrupção se aliar a corruptos para defender sua família. Escolheu Aras a dedo para acabar com a Lava Jato. Será que não seria porque como diz o ditado: QUEM TEM, TEM MEDO? Bolsonaro prefere concorrer com a extrema esquerda do que com qualquer pessoa que represente o centro e os valores realmente importantes para todos nós brasileiros. Fora Bolsonaro, PT e toda a trupe de corruptos, incluindo o produrador geral petista.

  18. Ė IMORAL , ACINTOSO, ESSE ORDINARIO REFERIR-SE À LAVAJATO dessa forma! O BRASIL TEM IMPAGÁVEL DÍVIDA COM A LAVA JATO, QUE VEM HA ANOS LUTANDO BRAVAMENTE CONTRA A CORRUPÇÃO .

  19. O Sr. Aras nomeado pelo mandrião Jair Bolsonaro - o maior defensor de petistas, esquerdistas e corruptos - para ocupar a PGR É uma vergonha NACIONAL. Peça demissão Sr. Aras. O Brasil e à População Brasileira não merecem ter um PGR com o seu perfil. Aras É uma Vergonha!

    1. A bandidagem que roubou o Brasil agora tem um grande defensor e "advogado" chamado Augusto Aras e indicado pelo Presidente que se elegeu prometendo defender o combate à corrupção. Vergonha nacional. Ao invés de ir atrás de outros bandidos mira contra os maiores defensores deste país que fez muito dinheiro roubado voltar pro Brasil. Vamos por o povo decente nas ruas em defesa da Lava Jato e do Brasil.

  20. Aras vc está de brincadeira participar de live com advogados defensores de criminosos. Perdeu a pouca credibilidade que podia ter. Fora Aras!!!

  21. Impressionante a desenvoltura de personagens que só ficam cada vez mais ricos, ao operar a defesa de notórios criminosos. O que essa gente quer, de fato, é desgastar a maior operação contra a roubalheira do mundo e soltar os maiores criminosos do Brasil. Não se envergonham de viver do dinheiro roubado dos nossos impostos.

  22. O ditado em língua inglesa é conhecido até pelo estudante de primeira hora: Birds of a feather flock together. A versão portuguesa seria: Farinha do mesmo saco ou, melhor ainda, Cada qual com seu igual. Tendo-se evidenciado a intenção coletiva de desmontar os esforços anti-corrupção sistêmica, cabe uma atuação mais agressiva do Grupo Sem Rabo Preso do Senado, último bastião discernível contra a gatunagem institucionalizada, protegida com unhas e dentes por políticos rabilongos e seus cúmplices.

    1. Parece que, a passos rápidos, se marcha para uma nova viradeira. Lobriga-se um retorno ao estilo de gestão pública estabelecido pela coalizão trambiqueiro-meliante, que ofereceu ao País um menu repugnante de assalto sistemático ao erário, mensalão, petrolão, estupro repulsivo de fundos de pensão e conversão de estatais e paraestatais em vacas leiteiras dos superabundosos e insaciáveis caciques políticos. Que tempero faltaria a tal menu para ser considerado um cardápio deveras cleptocrático?

  23. Quando Bostonaro contratou Aras, pescando-lo fora dos indicados, as contrapartidas, acredito, foram principalmente as duas seguintes: 1. Defesa irrestrita minha, dos meus filhos e amigos de qualquer inquerito; 2. Acabar logo com a Lava Jato. Vergonhoso!

  24. Nossa este país esta cada vez mais nojento. O pior é que agora nem podemos migrar para outros países civilizados da Europa. Eu tinha esperança mas pelo andar da carruagem só espero não ser o ultimo a apagar a luz do aeroporto. A segunda onda da Cleptocracia esta vindo como um tsunami, fujam enquanto ainda da tempo.

  25. Só olhar o símbolo da justiça no Brasil, uma venda nos olhos, espada na mão e uma balança, para entender como as coisas funcionam.

  26. Pouca vergonha é pouco, tudo isso só enoja os brasileiros sérios que pagam impostos para enriquecer este bando de aproveitadores. Aras arando o terreno para os maus feitores.

  27. Todos CONTRA A LAVA JATO e a favor do Lula Livre. Esses advogados, o PGR Augusto Aras, o Ministro da Justiça André Mendonça e o Bolsonaro também, porque ele torce para que em 2022 fique ele e alguém do PT.

    1. Penso que se continuar assim, o melhor que se pode fazer é empurrar Sergio Moro para se candidatar, para Presidende em 2022. Pois q/nao sobrou mais ninguém para esta tarefa para barrar a destruição do Lava Jato. So tem o Moro mesmo. Moro para 2022

    2. Pena que de tiro em tiro na "galinha", nós é que somos mortalmente atingidos.

    3. Acredito que a ação reiterada de "matar a galinha dos ovos de ouro" é um reflexo da crise crônica da Educação. Foi assim com o PT e a Petrobrás, com o PSDB e sua representatividade nos postos executivos, é assim com o agronegócio e o meio ambiente...

    4. Medo. Medo. Medo de ser preso. Todos têm medo de serem presos. A Lava-Jato prendeu gente que até deus não acreditava que seria preso. Somente a melhoria da educação fará os eleitores serem mais bem informados e espertos para mudar esse "status quo"

    5. Tudo gente de bem !!!!! Que cambada. Vou processar o messias por ter feito estelionato eleitoral . Fiz toda minha família votar nesse psicopata.

Mais notícias
Assine agora
TOPO