Lula e a corrupção, segundo Barack Obama
O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama fala sobre Lula (foto) em seu livro Uma Terra Prometida, que foi lançado nesta terça, 17, pela Companhia das Letras. No livro, Obama tenta entender qual é a relevância dos Brics, o bloco que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e cuja 12ª cúpula acontece...
O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama fala sobre Lula (foto) em seu livro Uma Terra Prometida, que foi lançado nesta terça, 17, pela Companhia das Letras.
No livro, Obama tenta entender qual é a relevância dos Brics, o bloco que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e cuja 12ª cúpula acontece virtualmente nesta terça. Então, Obama começa a fazer conjecturas sobre os líderes desses países.
“O presidente brasileiro, por exemplo, Luiz Inácio Lula da Silva, tinha visitado o Salão Oval em março, causando boa impressão. Ex-líder sindical grisalho e cativante, com uma passagem pela prisão por protestar contra o governo militar, e eleito em 2002, tinha iniciado uma série de reformas pragmáticas que fizeram as taxas de crescimento do Brasil dispararem, ampliando sua classe média e assegurando moradia e educação para milhões de cidadãos mais pobres. Constava também que tinha os escrúpulos de um chefão do Tammany Hall, e circulavam boatos de clientelismo governamental, negócios por baixo do pano e propinas na casa dos bilhões”, escreveu Obama.
Tammany Hall era o nome de uma sociedade formada por membros do Partido Democrata que dominou a política de Nova York no final do século 19 e começo do século 20. Formada com o objetivo de ajudar os pobres da cidade, a sociedade tornou-se sinônimo de corrupção.
No programa de entrevistas Conversa com Bial, que foi ao ar nesta segunda, 16, o jornalista Pedro Bial entrevistou Barack Obama e perguntou se ele tinha se arrependido em relação a Lula. "Com os relatos de corrupção que surgiram, na época eu não sabia de todos eles”, respondeu o americano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
André
2022-02-08 22:33:41Existem políticos e líderes muito mal informados. Barak Obama e o Papa atual por exemplo, receberam Lula, envovido em esquemas de corrupção em escala jamais vistos no nosso planeta. Deveriam demitir seus assessores e pedir desculpas ao povo brasileiro. Lula envolveu-se também, junto com José Dirceu, nos assassinatos de Celso Daniel(e testemunhas) e de Toninho do PT. Um nojo!
Dalila
2021-12-18 23:10:46O povo brasileiro gosta de corrupção
Fernao
2021-10-23 09:23:26"série de reformas pragmáticas que fizeram as taxas de crescimento dispararem" ? ? ? ou teve erro de tradução ou Obama foi mal briefado pela embaixada e CIA a economia cresceu muito devido ao boom das comodities, estabilidade econômica herdada do malanismo e reformas pontuais feitas por Palloci e Lisboa
EDI
2020-11-20 07:07:31Sou Obama. Até prova em contrário. Nunca fui Lula. Mas nem de longe sou Bolsonaro. O pior presidente que o Brasil já teve.
Cândido
2020-11-18 00:18:38Pra que existe o STF? Para guardar as leis da constituição do país! Errou quem disse isso ele o stf existe para blindar todo o tipo de politico ladrão principalmente aos que os colocaram na posição de togados do stf!
André
2020-11-17 22:54:40Ah! Obama! Na época vc só sabia de alguns eventos de corrupção! Não sabia de todos... Ah bom! Os casos de corrupção de Luiz Inácio são tantos e em valores tão absurdamente altos, que ninguém na face da Terra sabe de todos os atos de corrupção do maior ladrão do mundo. Com certeza são alguns trilhões de dólares e o FDP do Lula está solto graças a outros FDP´s!
Marilene
2020-11-17 20:37:27Ninguém engana o tempo todo !! O governo atual tbm precisa ser despido
Luiz
2020-11-17 19:27:10lula ladrão, seu lugar é na prisão
Maria
2020-11-17 19:20:38Obama descobriu tarde que Lula, não era o cara...
Edmundo
2020-11-17 18:54:52Acho graça desse polticos só defende o próprio bolso! Ladrão é Ladrão em qualquer parte do mundo.