Lira quer debater em março projeto que prevê semipresidencialismo
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do PP, quer, a partir de março, debater a implementação do sistema semipresidencialista no Brasil. A ideia é que as discussões ocorram por quatro meses, no contraturno da Câmara, e que a tramitação da PEC tenha início já este ano na casa. A Crusoé, Lira afirmou que o...
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do PP, quer, a partir de março, debater a implementação do sistema semipresidencialista no Brasil. A ideia é que as discussões ocorram por quatro meses, no contraturno da Câmara, e que a tramitação da PEC tenha início já este ano na casa.
A Crusoé, Lira afirmou que o texto que pretende levar ao plenário prevê o início do modelo semipresidencialista somente após a eleição de 2030, para não configurar casuísmo, uma vez que tiraria poderes do candidato que ganhar a eleição ao Planalto em outubro deste ano, seja ele quem for. A intenção do presidente da Câmara é deixar o texto engatilhado este ano para que seja votado em 2023, já com a nova composição do Congresso.
No modelo semipresidencialista, o presidente tem suas funções compartilhadas com a figura de um primeiro-ministro, que é escolhido pelo Congresso.
Lira já tinha defendido a adoção do semipresidencialismo durante viagem a Lisboa, em novembro do ano passado. Para o presidente da Câmara, o modelo seria mais eficaz para enfrentar crises políticas no Brasil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
VIDAL
2022-01-28 11:24:23De fato, não há como negar que nosso Presidencialismo está insepulto. Mas sua substituição deverá se dar pelo Parlamentarismo Clássico com voto distrital e antes que Lula assuma a função de Chefe da Segurança da "capela" onde ocorre o "velório". Namastê!
Mara
2022-01-27 19:14:58Isso é tergiversar. O importante é o voto distrital, cada um cobrar de seu representante.A colaboração do Lira a gente vê nas ruas, e no obituário.
Roberto
2022-01-27 19:12:22Que coisa. Esse sujeito age como se o país fosse dele e só servisse aos próprios interesses. Alguém tem que parar esse cara. Será que o estado que o elegeu não vê esse absurdo?
PAULO
2022-01-27 18:01:03Estava curtindo Do The Evolution do Pearl Jam. E não sei porquê, pensei no político Arthur Lira. Nós seres humanos, evoluímos das bactérias. Figuras como o Lira regrediram a meros parasitas. Qualquer sistema proposto pelo parasita Lira - apoiado pelo parasita GM - visa aumentar o parasitismo na nossa sociedade. Faça a evolução. Precisamos de pessoas éticas para organizar a nossa sociedade. MORO PRESIDENTE 🇧🇷
Peter
2022-01-27 16:46:02Um assunto a pensar e repensar. Se está decisão for tomada, só depois dum amplo debate. Na Austrália, Europa e outros países funciona muito bem. Vejo como duvidável nossa estrutura partidária, muito fragmentada.
Roberto
2022-01-27 16:28:54Já está implantado na prática . Eleitores elegem o Presidente. Centrão designa os que mandam. Vão tentar piorar?
Sônia Adonis Fioravanti
2022-01-27 15:45:03Garanto que o FICHA SUJA E O PATRÃO OPORTUNISTA CIRO NOGUEIRA ,ESTÃO DE OLHO NO CARGO
Marcos Antonio Oliveira Lima Junior
2022-01-27 12:28:21os caras já dominaram o orçamento federal agora querem um presidente pra eles ?? essa corja precisa ser parada urgente, se isso for aprovado só restara ao Brasileiro a revolução armada.
ALVARO MARCAL MENDONCA
2022-01-27 12:03:47Sem comentários! Houve o Plebiscito, votou em Monarquia Parlamentar, perdi! Acredito que somente com outro plebiscito seria capaz de instituir esse "bode". Há cada ideia...
Eduardo
2022-01-27 11:01:05Esses elementos são perfeitos caras-de-pau, como se o poder já não estivesse todo nas mãos deles. Eles controlam todos os presidentes como marionetes, votam o que querem e quando querem. Mais poder ainda pra eles? Ali está o foco de toda a corrupção no Brasil.