Câmara dos DeputadosLira prepara novos lances na ofensiva contra o MP

Lira insiste para que Fachin encerre ação em que foi denunciado pela Lava Jato

29.03.21 07:36

Em recurso apresentado ao ministro Edson Fachin, o presidente da Câmara, Arthur Lira, tenta encerrar definitivamente a ação em que é acusado de receber 1,6 milhão de reais da empreiteira Queiroz Galvão. Os advogados do parlamentar querem que o magistrado aceite o pedido da Procuradoria-Geral da República para que a denúncia não seja mais recebida pelo STF.

O presidente da Câmara foi denunciado em junho do ano passado. Três meses depois, a subprocuradora-geral Lindôra Araújo, que chefia a Lava Jato na PGR, atendeu a um pedido da defesa de Lira e voltou atrás na acusação. Ela, então, pediu ao STF que rejeitasse a denúncia que o próprio órgão havia apresentado.

A denúncia sustentava que Lira recebeu 1,6 milhão de reais em troca do apoio do Progressistas, seu partido, à permanência de Paulo Roberto Costa no cargo de diretor da Petrobras. Preso pela Lava Jato em 2014, Costa foi o primeiro delator do petrolão.

Apesar do recuo da PGR, o ministro Edson Fachin ainda não atendeu a solicitação de Lindôra. No novo recurso, a defesa de Lira reforça que a PGR “requereu o arquivamento do pleito“. Caso Fachin opte por manter a ação mesmo assim, os advogados querem que o ministro peça, mais uma vez, para que a Procuradoria se manifeste sobre a situação do deputado nos autos.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Anotem: Os brasileiros de bem vão sentir saudades do Rodrigo Maia. Sabem por quê? Numa balança, os pratos não pendem, mas o Maia é BURRO, enquanto o Artur Lira é inteligente, “jeitoso” e, mais ainda, MAFIOSO..

  2. Que beleza! Agora o cara vai lá, rouba até não poder mais e depois pede para arquivar. Que prático, que justo, que bonito! MS

  3. O STF É UMA CORTE DESMORALIZADA E ESSE ARARAS NA PGR É DE LONGE O PGR MAIS SUSPEITO DA HISTÓRIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO. A INCOMPETÊNCIA E A AMBIÇÃO FAZ DESTE CRÁPULA UMA DAS FERRAMENTAS MAIS UTILIZADAS NAS MÃOS DOS BANDIDOS TANTO DO EXECUTIVO QUANTO DO LEGISLATIVO. MAS AINDA VEREMOS DIAS MELHORES E TODAS ESSAS TRAIÇÕES SERVIRÃO DE APRENDIZADO. NÃO HÁ MAL QUE DURE PARA SEMPRE E APÓS O VENDAVAL SEMPRE VEM ABONANÇA. MORO 2022 🚔⚔🗡☠

    1. Ô meu chapa.. vc deve achar que postar um texto todo em caixa alta chame mais atenção da platéia pra vc. Pois saiba que é exatamente o oposto. As pessoas tendem a nem ler um texto tipo berrado. Alé de, na linguagem da informática, ser uma tremenda falta de educação. Se sua cabeça permitir, corrija. Aí todos lerão seus textos. Talquei? apscosta/df

  4. Lira recebeu só 1,6 milhão. Deve ser arquivada a denúncia pelo "princípio da bagatela". O Lula e o PT ganharam BILHÕES e nada aconteceu, então, Lira e todos os outros políticos corruptos devem ser absolvidos imediatamente. Está tudo dominado.

  5. Essa procuradora está procurando agradar Bolsonaro, de olho na função de PGR, protegendo o aliado do presidente. Isso que dá cargo com indicação política. Isso tem que acabar!!! Interfere na INDEPENDÊNCIA ENTRE PODERES!

  6. Essas cifras de dinheiro não representa nada, porque deve ser muito pouco o que recebem por corrupção, e roubar compensa neste país... essa PGR é uma vergonha, como pode um país deste ser melhor? Jamais um judiciário corrupto.

  7. Era por isso que ele queria ser presidente da câmara, para fugir do processo pelos desvios que tinha praticado e, estava sendo julgado

  8. Princípio da obrigatoriedade da ação penal pública incondicionada. Mp não pode desistir. Mas na 2° Turma, infelizmente, ele sempre fica vencido

    1. Todos os q escaparam da Lava Jato têm direitos iguais.’Querem proteger o patrimônio financeiro amealhado. Moro 22 para detê-los.

Mais notícias
Assine agora
TOPO