Lewandowski permite que Cunha acesse mensagens roubadas da Lava Jato
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, autorizou o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (foto) a acessar as mensagens roubadas da Lava Jato que o mencionam nominalmente. O emedebista poderá destrinchar somente o material que não está sob sigilo. As mensagens integram o acervo da Operação Spoofing, que investigou ataques hacker a contas de...
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, autorizou o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (foto) a acessar as mensagens roubadas da Lava Jato que o mencionam nominalmente. O emedebista poderá destrinchar somente o material que não está sob sigilo.
As mensagens integram o acervo da Operação Spoofing, que investigou ataques hacker a contas de Telegram do ex-juiz Sergio Moro e de procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.
Lewandowski disse que, embora tenha rejeitado em março o pedido de Cunha para o acesso integral ao material, "nada impede" que sejam fornecidos ao emedebista os trechos não resguardados pelo sigilo que o mencionam a fim de "subsidiar a defesa em processos penais ou cadernos investigatórios".
"Sim, porque a Constituição Federal garante a todos o direito de receber dos órgãos públicos informações de seu interesse, ou de interesse coletivo ou geral [...], ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade ou do Estado, assegurando-lhes, ainda, a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal, independentemente do pagamento de taxas judiciais", emendou.
O primeiro a conquistar o direito ao acesso às mensagens foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Depois, Lewandowski permitiu o compartilhamento do material com o senador Renan Calheiros, o Tribunal de Contas da União, a Receita Federal e o Superior Tribunal de Justiça, o STJ.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Davidson
2021-05-25 17:47:14Que imundicie ! Um minúsculo stf composto de juízes políticos sem concurso ou capacidade jurídica só podia acabar nessa vergonha.
Cleusa
2021-05-25 17:22:24As mensagens roubadas da Lava Jato, agora estão lavadas e limpas! Vamos ver vários dos condenados como relatores, presidentes, senadores, etc. Está tudo limpo!
VARLICE
2021-05-25 13:46:27Porteira aberta para o cramulhão, tal seria se essa boiada corrupta não viesse atrás.
Maria Julia
2021-05-25 11:34:20Alguém tinha dúvidas? Publiquem a íntegra logo no DO! Ou tem partes que podem comprometer togados? Nem tenho mais palavras! Grrrrrr
Silvino
2021-05-25 11:05:50Lewan (para os íntimos) deveria permitir também que Marcelo Odebrecht confirmasse em depoimento o porquê desse apelido lhe ser atribuido nas rodas jurídicas nacionais. O agora " juiz do STF" (que nunca foi juiz de carreira) tem em curriculo a nomeação inicial pelas mãos de Orestes Quércia (que ninguém esquece ) e posteriormente por Marisa Leticia.Acho que que não precisa dizer mais nada do personagem que rasgou a Constituição (caso Dilma) e agora referenda provas ilícitas (caso Moro).
MARCOS
2021-05-25 08:18:29... e a porteira está aberta e a boiada passa.
KEDMA
2021-05-25 07:46:24Em 2022 estará com a ficha limpa para uma nova eleição.
Avelar
2021-05-25 07:29:23Eles se merecem. Lewandowski é um crápula
Ivan
2021-05-25 01:21:32Esse nosso supremo é vergonhoso.
Mario
2021-05-24 21:19:01Um juiz ladrão permitindo um politico ladrão fuçar nas provas roubadas por outros ladrões. Esse país está uma verdadeira terra arrasada....nem o faroeste americano era tão sem lei....