Adriano Machado/CrusoéO resultado da eleição representa mais um duro golpe no capital político do ex-presidente

Leia a carta de Lula anunciando Haddad como seu substituto

11.09.18 17:30

O ex-presidente Lula confirmou, em carta divulgada nesta terça-feira, 11, que será substituído pelo ex-prefeito Fernando Haddad como candidato do PT ao Palácio do Planalto. No documento, ele também oficializa a deputada estadual gaúcha Manuela D’Ávila do PCdoB como vice na chapa.

“Estou indicando ao PT e à Coligação ‘O Povo Feliz de Novo’ a substituição da minha candidatura pela do companheiro Fernando Haddad, que até este momento desempenhou com extrema lealdade a posição de candidato a vice-presidente”, diz Lula na carta, fazendo elogios ao ex-prefeito em seguida.

“Por isso, quero pedir, de coração, a todos que votariam em mim, que votem no companheiro Fernando Haddad para Presidente da República. (…) Nós já somos milhões de Lulas e, de hoje em diante, Fernando Haddad será Lula para milhões de brasileiros”, diz outro trecho do documento.

A substituição de Haddad por Lula já havia sido aprovada em reunião da executiva nacional mais cedo em Curitiba e atende a determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que julgou o ex-presidente inelegível e mandou o partido substituir Lula até hoje.

Leia a carta de Lula:

Meus amigos e minhas amigas,

Vocês já devem saber que os tribunais proibiram minha candidatura a presidente da República. Na verdade, proibiram o povo brasileiro de votar livremente para mudar a triste realidade do país.

Nunca aceitei a injustiça nem vou aceitar. Há mais de 40 anos ando junto com o povo, defendendo a igualdade e a transformação do Brasil num país melhor e mais justo. E foi andando pelo nosso país que vi de perto o sofrimento queimando na alma e a esperança brilhando de novo nos olhos da nossa gente. Vi a indignação com as coisas muito erradas que estão acontecendo e a vontade de melhorar de vida outra vez.

Foi para corrigir tantos erros e renovar a esperança no futuro que decidi ser candidato a presidente. E apesar das mentiras e da perseguição, o povo nos abraçou nas ruas e nos levou à liderança disparada em todas as pesquisas.

Há mais de cinco meses estou preso injustamente. Não cometi nenhum crime e fui condenado pela imprensa muito antes de ser julgado. Continuo desafiando os procuradores da Lava Jato, o juiz Sérgio Moro e o TRF-4 a apresentarem uma única prova contra mim, pois não se pode condenar ninguém por crimes que não praticou, por dinheiro que não desviou, por atos indeterminados.

Minha condenação é uma farsa judicial, uma vingança política, sempre usando medidas de exceção contra mim. Eles não querem prender e interditar apenas o cidadão Luiz Inácio Lula da Silva. Querem prender e interditar o projeto de Brasil que a maioria aprovou em quatro eleições consecutivas, e que só foi interrompido por um golpecontra uma presidenta legitimamente eleita, que não cometeu crime de responsabilidade, jogando o país no caos.

Vocês me conhecem e sabem que eu jamais desistiria de lutar. Perdi minha companheira Marisa, amargurada com tudo o que aconteceu a nossa família, mas não desisti, até em homenagem a sua memória. Enfrentei as acusações com base na lei e no direito. Denunciei as mentiras e os abusos de autoridade em todos os tribunais, inclusive no Comitê de Direitos Humanos da ONU, que reconheceu meu direito de ser candidato.

A comunidade jurídica, dentro e fora do país, indignou-se com as aberrações cometidas por Sergio Moro e pelo Tribunal de Porto Alegre. Lideranças de todo o mundo denunciaram o atentado à democracia em que meu processo se transformou. A imprensa internacional mostrou ao mundo o que a Globo tentou esconder.

E mesmo assim os tribunais brasileiros me negaram o direito que é garantido pela Constituição a qualquer cidadão, desde que não se chame Luiz Inácio Lula da Silva. Negaram a decisão da ONU, desrespeitando do Pacto Internacional dos Direitos Covis e Políticos que o Brasil assinou soberanamente.

Por ação, omissão e protelação, o Judiciário brasileiro privou o país de um processo eleitoral com a presença de todas as forças políticas. Cassaram o direito do povo de votar livremente. Agora querem me proibir de falar ao povo e até de aparecer na televisão. Me censuram, como na época da ditadura.

Talvez nada disso tivesse acontecido se eu não liderasse todas as pesquisas de intenção de votos. Talvez eu não estivesse preso se aceitasse abrir mão da minha candidatura. Mas eu jamais trocaria a minha dignidade pela minha liberdade, pelo compromisso que tenho com o povo brasileiro.

Fui incluído artificialmente na Lei da Ficha Limpa para ser arbitrariamente arrancado da disputa eleitoral, mas não deixarei que façam disto pretexto para aprisionar o futuro do Brasil.

É diante dessas circunstâncias que tenho de tomar uma decisão, no prazo que foi imposto de forma arbitrária. Estou indicando ao PT e à Coligação “O Povo Feliz de Novo” a substituição da minha candidatura pela do companheiro Fernando Haddad, que até este momento desempenhou com extrema lealdade a posição de candidato a vice-presidente.

Fernando Haddad, ministro da Educação em meu governo, foi responsável por uma das mais importantes transformações em nosso país. Juntos, abrimos as portas da Universidade para quase 4 milhões de alunos de escolas públicas, negros, indígenas, filhos de trabalhadores que nunca tiveram antes esta oportunidade. Juntos criamos o Prouni, o novo Fies, as cotas, o Fundeb, o Enem, o Plano Nacional de Educação, o Pronatec e fizemos quatro vezes mais escolas técnicas do que fizeram antes em cem anos. Criamos o futuro.

Haddad é o coordenador do nosso Plano de Governo para tirar o país da crise, recebendo contribuições de milhares de pessoas e discutindo cada ponto comigo. Ele será meu representante nessa batalha para retomarmos o rumo do desenvolvimento e da justiça social.

Se querem calar nossa voz e derrotar nosso projeto para o País, estão muito enganados. Nós continuamos vivos, no coração e na memória do povo. E o nosso nome agora é Haddad.

Ao lado dele, como candidata a vice-presidente, teremos a companheira Manuela D’Ávila, confirmando nossa aliança histórica com o PCdoB, e que também conta com outras forças, como o PROS, setores do PSB, lideranças de outros partidos e, principalmente, com os movimentos sociais, trabalhadores da cidade e do campo, expoentes das forças democráticas e populares.

A nossa lealdade, minha, do Haddad e da Manuela, é com o povo em primeiro lugar. É com os sonhos de quem quer viver outra vez num país em que todos tenham comida na mesa, em que haja emprego, salário digno e proteção da lei para quem trabalha; em que as crianças tenham escola e os jovens tenham futuro; em que as famílias possam comprar o carro, a casa e continuar sonhando e realizando cada vez mais. Um país em que todos tenham oportunidades e ninguém tenha privilégios.

Eu sei que um dia a verdadeira Justiça será feita e será reconhecida minha inocência. E nesse dia eu estarei junto com o Haddad para fazer o governo do povo e da esperança. Nós todos estaremos lá, juntos, para fazer o Brasil feliz de novo.

Quero agradecer a solidariedade dos que me enviam mensagens e cartas, fazem orações e atos públicos pela minha liberdade, que protestam no mundo inteiro contra a perseguição e pela democracia, e especialmente aos que me acompanham diariamente na vigília em frente ao lugar onde estou.

Um homem pode ser injustamente preso, mas as suas ideias, não. Nenhum opressor pode ser maior que o povo. Por isso, nossas ideias vão chegar a todo mundo pela voz do povo, mais alta e mais forte que as mentiras da Globo.

Por isso, quero pedir, de coração, a todos que votariam em mim, que votem no companheiro Fernando Haddad para Presidente da República. E peço que votem nos nossos candidatos a governador, deputado e senador para construirmos um país mais democrático, com soberania, sem a privatização das empresas públicas, com mais justiça social, mais educação, cultura, ciência e tecnologia, com mais segurança, moradia e saúde, com mais emprego, salário digno e reforma agrária.

Nós já somos milhões de Lulas e, de hoje em diante, Fernando Haddad será Lula para milhões de brasileiros.

Até breve, meus amigos e minhas amigas. Até a vitória!

Um abraço do companheiro de sempre,

Luiz Inácio Lula da Silva

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Com a máxima vênia, gostaria de saber quem escreve essas cartas para o grande molusco. Não são e nunca serão de sua lavra. Na minha opinião não tem a mínima capacidade para tal. Caso contrário, gostaria de provas. Ademais, tá mais do que na hora de proibirem a entrada de gravadores e outros artigos na carceragem. Ele é um preso comum e não merece regalias. Se tem direito, os demais apenadis também terão de ter seus direitos.

  2. Duvido que esta carta tenha sido escrita pelo invertebrado. Ele tem capacidade de uma ameba, ou seja, com um neurônio, não tem capacidade para escrever isto.

  3. Nenhum tribunal tirou esse Sr das eleições presidenciais. Quem tirou esse Sr foi a própria ganância , foi a própria imoralidade de sua condição de presidente na época em que presidia. Portanto Lula se tornou ilegível pela sua condenação em segunda instância e pela lei da ficha limpa que ele próprio assinou. Agora com o fim dessa palhaçada petista temos a condição de dizer que a campanha saiu do presídio e está agora nas ruas. Povo brasileiro chegou a hr de botarmos fim nesse partido chamado Pt

  4. Temporariamente o futuro do Brasil está a caminho da salvação. Espero que o povo lembre-se da última indicação que Lula fez para candidata a presidência e a lambança que a incompetente fez no nosso país, coisa já previsível, na minha opinião.

  5. Me deu ância de vômito... tive que correr para o banheiro se não me vomitava todo. Agora acho que surtou de vez. Ou então estva bêbado prq delirar desse jeito. Como se pode conceber que um ser humano tenha tanta asneira na cabeça e ter coragem de externar tanta besteira. Lula, como se diz na linguagem de Aviação. " ARREDONDA E POUSA". Meu Deus.! Como um verme desta natureza pode se achar tanto. Nos ilumine e nos envie um antibiótico pra matar essa bactéria.

  6. Pura fake! Cuidado que ele tá achando que a fraude eletrônica vai dar certo e ele vai ganhar o indulto do Haddad em Janeiro. Nós do EB já estamos atentos... Mais twittaços virão...

  7. A notícia é fale! Desde quando LULA escreve cartas, no máximo bilhetinhos com duas linhas, tendo que ser decifrados devido aos inúmeros erros de grafia. A maior impressão de Lula em papel, é quando se limpa no banheiro.

  8. Mais um pequeno detalhe da carta: ".... Haddad, que até esse momento desempenhou....". Ele já está se prevenindo contra a deslealdade de Haddad caso este venha a ser presidente, pois não existe político leal e petista muito menos! Vide você mesmo, vide Dilma, vide Palocci). Não se preocupe, Lula, nós não deixaremos ele subir a rampa do Planalto!!!

  9. Lula, o Capitalista Oportunista, que nem sabe qual é a filosofia de Marx (Marx, quem é esse cara?) usa uma das máximas do comunismo: conte uma mentira tantas vezes até que ela vire verdade.

  10. Esse tremendo ignorante nunca escreveria tantas linhas de próprio punho. É óbvio q o sapão só assina aquilo q os “adevogados” levam à ele no xadrez. Isso deveria ser proibido. Os “adevogados” a princípio, tem acesso ao presidiário para tratar da sua defesa.

  11. Só para variar, atacou a Lava Jato e o juiz Sérgio Moro. Ele, o demiurgo, viu o que o Palocci disse dele? É doentio negar a realidade.

    1. Mario, o cara só faz um “O” perfeito, sentando numa daquelas antigas almofadas para carimbo de borracha, ainda assim, certamente com algumas imperfeições características de um orifício degradado pelo uso com outras finalidades. Essa missiva, com certeza 120%, foi escrita pelo advogado Greenhalgj que ajudou a mascarar o inquérito sobre as mortes do Toninho do PT, do Eldorado Daniel (aí incluídas as de OITO testemunhas), do Eduardo Campos e, “last, but not least”, Terry Zavaschi, sem prejuízo

  12. Bandido, asqueroso, mentiroso, safado, pinguço, ladrão de São Bernardo e finalmente presidiário. Espera que que o sítio esta chegando. Da nojo ler esta carta, que nem foi ele quem escreveu. Não tem cultura suficiente.

  13. Estou até chorando, mas não é de tristeza, porém de alegria !!!! PT, sigla famigerada, deixe o nosso País em Paz.

  14. É incrível como a esquerda não tem mais criatividade. Em todos os países, usam os mesmos termos, os mesmos jargões, os mesmos artifícios. Estão definitivamente presos no século 18.

  15. MAis do mesmo! Tirou tudo do país inclusive a dignidade dos mais pobres... roubou o fituro das nossas crianças e o sonho dos nossos jovens. CARA DE PAU, bilionário, sem caráter, oportunista!

  16. O diabo mora mesmo nos detalhes. Ao final do 8º parágrafo, ele mostra o chifre: “ Direitos Covis”. Seriam os direitos do covil?

  17. Patético ! Com o estômago embrulhado consegui ler até o final dessa de mais essa farsa do corruPTo preso e seus comparsas.

  18. Como este canalha pode se situar numa posição como esta , de eterna vítima, após enganar a todos os seus seguidores, não dando educação para todos os seus correligionários, que representam o pior índice de desenvolvimento humano do país, em todos os seus aspectos? É profundamente lamentável que ainda tenhamos uma parte da população que acredite neste crápula e sua cúpula.

  19. Lula, cuja linguagem oral é paupérrima e grosseira, transforma-se quase em um Shakespeare. Deve ser o resultado dis mais de cem livros que leu na prisão, kkkkkk. O texto é um delírio bem escrito.

  20. O cínico e mentiroso de sempre. Faço votos que, para o bem do Brasil, esse corrupto pague por seus crimes e permaneça preso por um bom tempo.

  21. Ai, nem vou perder meu tempo lendo essa longa 'missiva' cheia de mentiras como sempre. Espero que possamos mesmo nos livrar desse elemento tão pernicioso à nossa sociadade.

    1. pacto internacional dos direitos “ covis” foi ótimo. Um ato falho revelador, haha

Mais notícias
Assine agora
TOPO