Latitude#82 Teaser: A grande sorte do México
O ex-presidente mexicano Porfírio Díaz proferiu uma frase que virou bordão na América Latina: "Pobre México. Tão longe de Deus e tão perto dos Estados Unidos". A proximidade do México com a maior potência econômica do mundo, contudo, tem sido uma benção aos mexicanos e um dos principais fatores que explicam o crescimento da economia...
O ex-presidente mexicano Porfírio Díaz proferiu uma frase que virou bordão na América Latina: "Pobre México. Tão longe de Deus e tão perto dos Estados Unidos".
A proximidade do México com a maior potência econômica do mundo, contudo, tem sido uma benção aos mexicanos e um dos principais fatores que explicam o crescimento da economia do país durante o governo de Andrés Manuel López Obrador.
Com a pandemia de Covid e a guerra comercial entre Estados Unidos, empresas americanas aumentaram a instalação de fábricas em território mexicano. É o processo conhecido como "nearshoring".
"A verdade é que o México está surfando em duas ondas internacionais que se complementam", diz o diretor de análise política da Prospectiva, Thiago Vidal, em entrevista ao podcast Latitude. "Uma é a onda global, o nearshoring, e a recuperação pós-pandêmica. Hoje, o custo de produção e de mão de obra no México é muito mais baixo que da China. Isso explica por que muitas empresas estão escolhendo diversificar os investimentos no Sudeste Asiático para o México. O outro ponto é que os Estados Unidos vêm em uma ascendência incrível nos últimos anos, e são duas economias muito simbióticas. O México comercializa mais com o estado do Texas do que com toda a América Latina."
"Do ponto de vista regional, o México lida pouco com a América Latina. Eles costumavam dizer — hoje dizem menos, porque politicamente ficou feio, que o México é o irmão mais velho dos latino-americanos, justamente por essa proximidade comercial e geográfica com os Estados Unidos que dá aos mexicanos uma vantagem econômica significativa", diz Vidal. "Boa parte da dinâmica econômica do México se dá pelo bom momento dos Estados Unidos."
O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18 horas.
O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de O Antagonista e da revista Crusoé, que poderão assisti-lo no YouTube.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Assista a um trecho do Latitude abaixo:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)