Latitude#71 Teaser: O silêncio de Gabriel Boric com Cuba
O presidente chileno Gabriel Boric tem sido muito duro com as ditaduras da Nicarágua e da Venezuela, onde Daniel Ortega e Nicolás Maduro violam os direitos humanos a todo o momento. Mas Boric praticamente não fala de Cuba. O principal motivo desse silêncio é que o Partido Comunista do Chile integra a sua coalizão de...
O presidente chileno Gabriel Boric tem sido muito duro com as ditaduras da Nicarágua e da Venezuela, onde Daniel Ortega e Nicolás Maduro violam os direitos humanos a todo o momento. Mas Boric praticamente não fala de Cuba. O principal motivo desse silêncio é que o Partido Comunista do Chile integra a sua coalizão de governo.
"Em respeito à política de direitos humanos, Boric tem sido muito valente em relação à Nicarágua, que é o país mais condenado pela esquerda e cujo governo foi expulso da Internacional Socialista, e em relação à Venezuela. Mas talvez ele não possa fazer o mesmo com Cuba porque Boric tem uma aliança com o Partido Comunista do Chile. Na América Latina, há também certa resistência da esquerda mais dogmática de reconhecer o óbvio, que Cuba é uma ditadura", diz o diretor e fundador do Centro de Abertura e Desenvolvimento da América Latina (Cadal), Gabriel Salvia.
Salvia, que é o convidado do podcast Latitude desta semana, também destaca o paradoxo de o Partido Comunista do Chile ter liberdade para participar de uma coalizão com outros partidos, algo que na ilha comunista de Cuba é impossível. Ele também comenta sobre a Frente Ampla, no Uruguai, que tem cerca de trinta partidos, entre eles o Partido Comunista.
Nesta conversa para o podcast Latitude, Salvia também comenta a política externa do presidente argentino Javier Milei e a posição do Brasil nos casos de violações de direitos humanos no continente.
Salvia, que fez carreira no jornalismo, coordena o centro Cadal, em Buenos Aires, que acaba de completar 21 anos de existência.
O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e a diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18 horas.
O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé e de O Antagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
Assista a um trecho do podcast Latitude aqui:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Amaury G Feitosa
2024-04-01 11:05:58ComuNAZISTAS são farinha do mesmo saco infecto, no caso só muda o desodorante.