Latitude#68 Teaser: a saúde mental no Benin
Pessoas com problemas de saúde mental no Benin têm de lidar não apenas com a falta de diagnóstico e de remédios, mas também com os preconceitos das religiões africanas, particularmente do vodu. "A religião do vodu vê o paciente de saúde mental como alguém possuído pelo mal. As famílias então prendem os pacientes com doença...
Pessoas com problemas de saúde mental no Benin têm de lidar não apenas com a falta de diagnóstico e de remédios, mas também com os preconceitos das religiões africanas, particularmente do vodu.
"A religião do vodu vê o paciente de saúde mental como alguém possuído pelo mal. As famílias então prendem os pacientes com doença mental nas pernas no pescoço e deixam eles presos no quintal das suas casas, amarrados em árvores. Eles tomam chuva, não tomam água. Alguns não são alimentados ou morrem. As correntes formam escarras profundas na pele dessas pessoas e muitas acabam morrendo por outras razões", diz o cirurgião pediátrico José Lucio Martins Machado. Ele participou do podcast Latitude desta semana com Rodrigo Dias Nunes, ginecologista e obstetra. Os dois integram a Inspirali, uma rede de gestores de cursos de medicina de catorze universidades brasileiras. A Inspirali já organizou cinco viagens para a Amazônia brasileira. A primeira para o Benin ocorreu este ano.
Um trabalho feito pelos médicos do Benin com apoio dos brasileiros recentemente começou a explicar aos religiosos do vodu que as pessoas com doença mental não estavam possuídas, mas que precisavam de tratamento. Com isso, sanatórios passaram a abrigar várias pessoas. Nesta última viagem feita pelos brasileiros, eles visitaram esses lugares.
No Benin, os estudantes e médicos brasileiros descobriram que as mulheres inférteis são descartadas das famílias, que aquelas que gritam na hora do parto são agredidas pelas parteiras e que crianças frequentemente morrem ao cair nos vãos dos chãos das casas de palafitas.
O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18h.
O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé/O Antagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Para assinar Crusoé/O Antagonista, clique aqui:
https://assine.oantagonista.com.br/
Assista a um trecho do Latitude abaixo:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)