Latitude#64: Tel Aviv é a capital de Israel?
Todas as principais instituições dos três poderes do Estado de Israel estão localizadas em Jerusalém. É assim desde que esse país foi fundado, em 1948. Contudo, muitos outros países, como o Brasil, só admitem oficialmente que a capital de Israel é Tel Aviv. "No Brasil ou em outros países, pode-se considerar o que quiser. Se...
Todas as principais instituições dos três poderes do Estado de Israel estão localizadas em Jerusalém. É assim desde que esse país foi fundado, em 1948.
Contudo, muitos outros países, como o Brasil, só admitem oficialmente que a capital de Israel é Tel Aviv.
"No Brasil ou em outros países, pode-se considerar o que quiser. Se amanhã a Argentina decidir que a capital do Brasil é em São Paulo, porque é uma cidade muito mais atraente para o embaixador, então ele vai residir em São Paulo", diz o cientista político Samuel Feldberg, diretor o Conselho Acadêmico da StandWithUs Brasil.
Na prática, porém, a capital é Jerusalém.
"O dilema em relação ao reconhecimento de Jerusalém como capital está no processo de partilha, quando Jerusalém e Belém foram designadas como áreas internacionais. Se tivessem sido criados um Estado judeu e um Estado árabe na Palestina, baseados no processo de partilha que a ONU propôs, Jerusalém e Belém seriam áreas internacionalizadas", diz Feldberg em conversa ao podcast Latitude.
"Como os árabes rejeitaram essa proposta e iniciaram uma guerra contra Israel, Jerusalém foi dividida entre os jordanianos, que tomaram a área designada para a criação de um Estado árabe, e israelenses, que continuaram tomando conta da parte ocidental da cidade, e lá instalaram suas principais instituições governamentais", afirma o professor de relações internacionais.
O não reconhecimento de Jerusalém como capital cria situações esdrúxulas. "Enquanto o mundo acha que isso não é válido, os embaixadores podem estar em Tel Aviv. Mas, se quiserem se encontrar com algum representante do governo, eles têm de se dirigir à Jerusalém que é a capital de Israel", afirma Feldberg.
O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18 horas.
O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé/OAntagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Para assinar Crusoé/OAntagonista, clique aqui:
https://assine.oantagonista.com.br/
Assista a um trecho do Latitude, aberto para não assinantes, abaixo:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)