Arte: O Antagonista

Latitude#64: quando se consolida o apoio americano a Israel

11.02.24 17:01

Após o atentado terrorista em Israel, em 7 de outubro do ano passado, tanto o Partido Democrata como o Republicano defenderam Israel na guerra contra o Hamas. O apoio americano ao país se dá nos dois partidos e foi consolidado após a Guerra dos Seis Dias, de 1967.

A partir do momento em que Israel se tornou uma potência militar, vencendo os países árabes na Guerra dos Seis Dias, em 1967, teve início o período da Doutrina Nixon, em que os americanos passaram a procurar aliados regionais para evitar um novo fiasco como o do Vietnã“, diz o cientista político Samuel Feldberg, convidado do podcast Latitude. É nesse momento que a relação entre os dois países se estabelece.

Israel era o aliado ideal dos americanos“, diz Feldberg, autor do livro Estados Unidos e Israel, uma aliança em questão. O país, fundado em 1948, já tinha derrotado militarmente Egito e Síria, dois aliados da União Soviética no Oriente Médio. Além disso, havia uma semelhança entre os ideias dos americanos e o dos israelenses, ainda hoje a única democracia no Oriente Médio.

O pionerismo israelense remete ao Mayflower“, afirma Feldberg, em referência a um dos primeiros navios que levaram migrantes para as colônias britânicas na América.

Nas primeiras guerras, como na de independência ou na dos Seis Dias, Israel lutou com armamentos soviéticos e franceses. Foi apenas na do Yom Kippur, em 1973, que uma ponte aérea permitiu o envio de equipamentos e munições americanas, pelo aeroporto de Tel Aviv. O episódio é mostrado no filme Golda, sobre a ex-primeira-ministra israelense Golda Meir.

Desde então, o apoio tem sido constante, embora com altos e baixos. “Independentemente de quem está na presidência dos Estados Unidos, a Câmara dos Representantes e o Senado maciçamente apoiam as políticas a favor de Israel. Isso é um reflexo da opinião pública nos Estados Unidos”, diz Feldberg, que é diretor o Conselho Acadêmico da StandWithUs Brasil

 

O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18 horas.

O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé/OAntagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.

LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO

Para assinar Crusoé/OAntagonista, clique aqui:

https://assine.oantagonista.com.br/

Assista a um trecho do Latitude, aberto para não assinantes, abaixo:

https://youtu.be/faRGrcEieaA

 

 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO