Latitude#64: quando se consolida o apoio americano a Israel
Após o atentado terrorista em Israel, em 7 de outubro do ano passado, tanto o Partido Democrata como o Republicano defenderam Israel na guerra contra o Hamas. O apoio americano ao país se dá nos dois partidos e foi consolidado após a Guerra dos Seis Dias, de 1967. "A partir do momento em que Israel...
Após o atentado terrorista em Israel, em 7 de outubro do ano passado, tanto o Partido Democrata como o Republicano defenderam Israel na guerra contra o Hamas. O apoio americano ao país se dá nos dois partidos e foi consolidado após a Guerra dos Seis Dias, de 1967.
"A partir do momento em que Israel se tornou uma potência militar, vencendo os países árabes na Guerra dos Seis Dias, em 1967, teve início o período da Doutrina Nixon, em que os americanos passaram a procurar aliados regionais para evitar um novo fiasco como o do Vietnã", diz o cientista político Samuel Feldberg, convidado do podcast Latitude. É nesse momento que a relação entre os dois países se estabelece.
"Israel era o aliado ideal dos americanos", diz Feldberg, autor do livro Estados Unidos e Israel, uma aliança em questão. O país, fundado em 1948, já tinha derrotado militarmente Egito e Síria, dois aliados da União Soviética no Oriente Médio. Além disso, havia uma semelhança entre os ideias dos americanos e o dos israelenses, ainda hoje a única democracia no Oriente Médio.
"O pionerismo israelense remete ao Mayflower", afirma Feldberg, em referência a um dos primeiros navios que levaram migrantes para as colônias britânicas na América.
Nas primeiras guerras, como na de independência ou na dos Seis Dias, Israel lutou com armamentos soviéticos e franceses. Foi apenas na do Yom Kippur, em 1973, que uma ponte aérea permitiu o envio de equipamentos e munições americanas, pelo aeroporto de Tel Aviv. O episódio é mostrado no filme Golda, sobre a ex-primeira-ministra israelense Golda Meir.
Desde então, o apoio tem sido constante, embora com altos e baixos. "Independentemente de quem está na presidência dos Estados Unidos, a Câmara dos Representantes e o Senado maciçamente apoiam as políticas a favor de Israel. Isso é um reflexo da opinião pública nos Estados Unidos", diz Feldberg, que é diretor o Conselho Acadêmico da StandWithUs Brasil.
O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18 horas.
O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé/OAntagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Para assinar Crusoé/OAntagonista, clique aqui:
https://assine.oantagonista.com.br/
Assista a um trecho do Latitude, aberto para não assinantes, abaixo:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)