Arte: O AntagonistaArte: O Antagonista

Latitude#54: Referendo da Venezuela é resposta a situação política interna

02.12.23 16:00

O regime de Nicolás Maduro, na Venezuela, realiza um referendo neste domingo, 3 de dezembro, pela anexação de 70% do território da vizinha Guiana. O tema foi abordado pelo podcast Latitude em seu último episódio, lançado no sábado, 2.

Em entrevista ao Latitude, o embaixador Rubens Barbosa analisa a crise e a contextualiza no cenário político interno da Venezuela.

Segundo ele, o referendo é uma resposta à fragilidade de Maduro exposta nas prévias para as eleições presidenciais, previstas para o segundo semestre de 2024.

A líder da oposição, a ex-deputada María Corina Machado, venceu as prévias de sua força política com um resultado expressivo, mais de 2,2 milhões de votos, ou 92% do total da coalizão, em outubro.

Oficialmente, ela está inelegível por perseguição do regime, que alega supostas “irregularidades administrativas” da época em que ela era deputada, entre 2011 e 2014.

“A vitória da oposição repercutiu muito pelo volume de pessoas que participaram e pela unidade que se instalou na oposição contra a candidatura do Maduro”, diz Rubens Barbosa ao Latitude.

“E o governo de Maduro tinha que fazer alguma coisa para mostrar que também está forte. Ele resolveu convocar esse plebiscito, porque é uma das poucas coisas que une oposição e governo. Ele deve ter um apoio massivo”, acrescenta.

Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18h.

Desde setembro de 2023, o conteúdo do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé/O Antagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.

LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO

Para assinar Crusoé/O Antagonista, clique aqui:

https://assine.oantagonista.com.br/

 

Assista ao trecho do podcast aberto para não assinantes:

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO