Arte: O AntagonistaArte: O Antagonista

Latitude#54: O balanço da política externa no primeiro ano de Lula 3

02.12.23 10:00

O episódio do podcast Latitude deste sábado, 2 de dezembro, entrevista o embaixador Rubens Barbosa para analisar a política externa do governo Lula a menos de um mês do final de 2023, o primeiro ano do atual mandato.

Com experiência no comando das embaixadas do Brasil em Londres e Washington, o embaixador comenta com o jornalista Caio Mattos desde política ambiental até Brics, passando por Venezuela, Israel e Argentina.

Depois do que aconteceu nos quatro anos do governo anterior, não era muito difícil você melhorar a posição do Brasil no mundo“, diz Rubens Barbosa ao Latitude.

Apesar de ver um saldo positivo na política externa no primeiro ano do mandato, o embaixador diferencia a atuação técnica do Itamaraty das declarações contraprodutivas de Lula, como quando ele responsabilizou o presidente da Ucrânia pela invasão da Rússia.

“Certas declarações têm de ser descontadas, porque são tomadas no calor da entrevista, não estão de acordo com a política oficial do governo, manifestada em notas oficiais, declarações no Conselho de Segurança, ou votos em resoluções das Nações Unidas”, afirma.

Rubens Barbosa também analisa a influência do assessor especial e ex-ministro Celso Amorim sobre o Ministério das Relações Exteriores, oficialmente comandado pelo ministro Mauro Vieira.

Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18h.

Desde setembro de 2023, o conteúdo do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé/O Antagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.

LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO

Para assinar Crusoé/O Antagonista, clique aqui:

https://assine.oantagonista.com.br/

Assista ao programa completo abaixo:

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO