Latitude#53: Javier Milei não será um novo Carlos Menem
O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, é um grande admirador do ex-presidente peronista Carlos Menem, um liberal que dolarizou a economia e abriu o país para o capital estrangeiro. Mas a chance de que Milei consiga emular Menem é baixa. O libertário não tem os mesmos recursos políticos que tinha o peronista e a...
O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, é um grande admirador do ex-presidente peronista Carlos Menem, um liberal que dolarizou a economia e abriu o país para o capital estrangeiro.
Mas a chance de que Milei consiga emular Menem é baixa. O libertário não tem os mesmos recursos políticos que tinha o peronista e a situação internacional é muito diferente.
"Os anos 1990 foram uma época muito favorável às reformas de mercado, com muita disposição dos investidores e das organizações internacionais de ajudarem com as reformas. E Menem contou com o apoio da maior parte do peronismo e muitos outros atores da sociedade, como o Partido Liberal", disse o professor Marcos Novaro, .
Nos anos 1990, os sindicalistas estavam mais propensos a aceitar reformas e tinha um bom domínio no Congresso. "A Argentina hoje é insignificante para os mercados internacionais. É um país que não gera nenhuma confiança", disse Novaro. "Se Milei quiser vender empresas estatais, nenhum fundo internacional vai estar interessado nisso."
Novaro também falou sobre a possibilidade de Cristina Kirchner ser presa e sobre a chance de Milei repetir o gradualismo de Mauricio Macri.
Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18h.
Desde setembro de 2023, o conteúdo do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé/O Antagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Para assinar Crusoé/O Antagonista, clique aqui:
https://assine.oantagonista.com.br/
Assista ao trecho do podcast aberto para não assinantes:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)