Latitude#45: A traição da Rússia à Armênia
Em conversa no podcast Latitude, exclusivo para assinantes de Crusoé/O Antagonista, o arquiteto e fotógrafo Norair Chahinian conta como a Rússia, que tem uma base na Armênia, deixou de ajudar os armênios na luta contra o Azerbaijão pelo enclave de Nagorno-Karabakh e explica o complicado xadrez geopolítico da região, que inclui também os Estados Unidos,...
Em conversa no podcast Latitude, exclusivo para assinantes de Crusoé/O Antagonista, o arquiteto e fotógrafo Norair Chahinian conta como a Rússia, que tem uma base na Armênia, deixou de ajudar os armênios na luta contra o Azerbaijão pelo enclave de Nagorno-Karabakh e explica o complicado xadrez geopolítico da região, que inclui também os Estados Unidos, Israel e o Irã.
"Por muitos anos, por ter sido uma das repúblicas soviéticas, consequentemente a Armênia ficou sob a esfera da influência russa", disse Chahinian. "A Rússia tem hoje uma base militar gigantesca na Armênia, colada com a Turquia. Para os armênios, durante muitos anos, isso foi uma sinalização de possível garantia em caso de guerra. Porém a gente viu que isso não aconteceu", acrescentou ele.
"O volume econômico entre Rússia e Azerbaijão é gigantesco por conta do petróleo e do gás", prosseguiu o arquiteto. 'Então, os armênios se sentiram um pouco traídos por os russos não terem ajudado da maneira que a gente imaginava." Chahinian falou ainda sobre os interesses de Israel, que vende armamentos às tropas azeris: "Israel compra 80% do seu petróleo do Azerbaijão e tem interesse em tê-lo como aliado, para poder ter uma base no pé do Irã".
Clique abaixo para assistir a um teaser do programa:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)