Kassio Marques toma posse como ministro do STF
Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para a sucessão de Celso de Mello, Kassio Marques (foto) toma posse nesta quinta-feira, 5, como ministro do Supremo Tribunal Federal. A cerimônia, marcada para as 16 horas, ocorrerá de forma virtual, para evitar a repetição do contágio em massa pelo novo coronavírus registrado na solenidade em que Luiz Fux...
Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para a sucessão de Celso de Mello, Kassio Marques (foto) toma posse nesta quinta-feira, 5, como ministro do Supremo Tribunal Federal. A cerimônia, marcada para as 16 horas, ocorrerá de forma virtual, para evitar a repetição do contágio em massa pelo novo coronavírus registrado na solenidade em que Luiz Fux assumiu a presidência da corte.
Marques chega ao STF com uma bagagem que inclui carreira na advocacia e o exercício dos postos de juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí e de desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região por nove anos — ele ocupou os dois últimos cargos graças a indicações dos ex-presidentes petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.
O passado do ministro, contudo, está emaranhado em polêmicas. Como revelou Crusoé, ele conquistou o direito de faturar 4 milhões de reais em um processo em que não assinou uma petição sequer como advogado. O caso começou em 1987, quando servidores estaduais acionaram judicialmente o governo do Piauí em busca de um acréscimo em seus vencimentos mensais com base na lei do gatilho salarial. Os funcionários públicos, representados pelo advogado Jorge Azar Chaib, venceram a causa depois de mais de uma década e tornaram-se credores do estado. Os valores se transformaram em precatório e a parte destinada a Chaib, morto em 2010, foi parar no seu espólio.
Segundo dados do portal do Tribunal de Contas do Piauí, o precatório a ser pago chega a 25,5 milhões de reais. O nome do novo ministro do Supremo aparece pela primeira vez em algo relacionado ao processo em uma escritura particular de cessão de crédito, de fevereiro de 2019, em que a família de Jorge Chaib repassa a ele 3,7 milhões de reais e mais 2,5% do valor total líquido do precatório ainda a ser recebido. De acordo com uma integrante do cerco familiar, Kassio não assinou os expedientes no processo porque, à altura, era juiz do TRE piauiense.
Crusoé mostrou, ainda, que o novo integrante da corte será o primeiro a ter um plágio em seu currículo, além de um “pós-doutorado” conquistado por meio da participação em um simples ciclo de palestras. As incongruências, entretanto, não incomodaram o Senado Federal, que, em outubro, aprovou a indicação de Marques ao STF por 57 votos a favor, 10 contra e uma abstenção, com as bênçãos do PT e do Centrão.
Na solenidade desta quinta-feira, conforme a tradição, após a execução do Hino Nacional, Marques será conduzido ao plenário por dois ministros — o mais novo, Alexandre de Moraes, e Gilmar Mendes, o qual substituirá o decano da corte, Marco Aurélio Mello, que preferiu acompanhar a cerimônia por videoconferência em prevenção ao novo coronavírus.
Manifestaram intenção de participar presencialmente os presidentes da República, Jair Bolsonaro; do Senado, Davi Alcolumbre; e da Câmara, Rodrigo Maia. O procurador-Geral da República, Augusto Aras, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, também participarão. Da lista, apenas o último não teve Covid-19.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Silvana
2020-11-05 16:28:46Fora Bolsonaro-Pinóquio. Fora militares. VOLTEM para os quartéis.
Silvana
2020-11-05 16:26:37O Plagiador da República do Brasil. Que vergonha!!! Quem diria que Bolsonaro-Pinóquio que proclamou aos quatro ventos durante a fatídica campanha eleitoral de 2018 que Sérgio Moro seria indicado para o STF, indicaria um Plagiador, que entrou para a Magistratura pela porta dos fundos pelas mãos de Dilma Rousseff, que segundo o Pinóquio é uma comunista. O mundo dá voltas e Bolsonaro-Pinóquio demonstra ser o que Sempre Foi, um desqualificado, despreparado e um mandrião.
Sônia
2020-11-05 13:13:20Mais um amigo dos filhotes e de ciro Nogueira para reforçar a unia do amigodoamigodomeupai ,com o protetor de baratas e com o vizinho de D mariza
ANTONIO
2020-11-05 12:43:08Mais um sujeitinho que vai deitar e rolar...corja!
Maria Lucia
2020-11-05 11:08:12Um dia De tristeza e de vergonha para a Justiça Brasileira! Foro Bolsonaro
Neusa
2020-11-05 10:25:27Idoneidade intelectual não é princípio nesse desgoverno. Cumplicidade do Congresso Nacional só prova que estamos vivendo um pesadelo! Pior nível de congressistas dos últimos 20 anos! Vergonha, nojo e decepção!!!
Danton
2020-11-05 09:57:39A barata disse que tem um anel de formatura é mentira da barata, ela tem é casca dura He he hahaha!!
Jose
2020-11-05 08:46:42Mais uma evidência para que os investidores tirem dinheiro do Brasil e passem a considerá-lo como um pária na sociedade mundial. Bozistas, vocês são simplesmente horríveis!
Odete6
2020-11-05 08:45:39Que notícia humilhante e infeliz para o POVO BRASILEIRO.... atestado de aprovação oficial ao crime e aos fora da Lei!!!! VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA de mais um traste aboletado em uma das 3 funções do Estado!!!!.....
Giovannini
2020-11-05 08:39:20Entrou fazendo propaganda do coador melita !!