Pedro Ladeira/Folhapress

Kassio Marques, o ministro ‘terrivelmente fiel’ a Bolsonaro

10.04.21 18:40

Escolhido por Jair Bolsonaro para uma das onze cadeiras do Supremo Tribunal Federal, Kassio Marques (foto) não tem se acanhado em despachar conforme os interesses do Planalto. A decisão monocrática de liberar cultos e missas às vésperas da Páscoa e no momento mais crítico da pandemia, derrubada posteriormente pelo plenário do Supremo, foi a mais reluzente prova disso, mas não a única. Em cinco meses na corte, o ministro foi “terrivelmente fiel” ao presidente. Confira abaixo:

Novembro de 2020

  • Logo ao chegar ao Supremo, Kassio pediu “destaque” de dois processos que envolviam o direito de Jair Bolsonaro de bloquear usuários nas redes sociais, adiando a conclusão dos julgamentos. No plenário virtual da corte, o pedido de “destaque” se dá quando algum dos ministros considera um caso relevante demais e entende que ele deve ser avaliado em sessão tradicional, com debate mais aprofundado entre os colegas. Nos mandados de segurança, os relatores, Marco Aurélio Mello e Cármen Lúcia, haviam votado para proibir o presidente de bloquear seguidores em seus perfis. Até hoje o caso não tem data para julgamento.

Fevereiro

  • Kassio rejeitou pedido da procuradora Paula Cristine Bellotti para suspender a sanção disciplinar aplicada a ela pelo Conselho Nacional do Ministério Público, o CNMP, por ter publicado nas redes sociais postagens consideradas “depreciativas e ofensivas” sobre Jair Bolsonaro.

Março

  • Em sintonia com um parecer de Augusto Aras, o ministro arquivou uma notícia-crime apresentada pelo advogado Ricardo Bretanha Schmidt contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro. Nela, o advogado pedia que o parlamentar fosse denunciado pelo episódio em que propôs o uso das Forças Armadas para “restabelecer a harmonia entre os poderes”.
  • Influenciado por Bolsonaro, Kassio Marques votou para considerar Sergio Moro imparcial no julgamento da ação do tríplex do Guarujá. O presidente, que já quis enfrentar Lula em 2022, passou a trabalhar nos bastidores pela manutenção da inelegibilidade do petista depois que se dar conta, a partir de pesquisas, do risco de ser derrotado na corrida presidencial. Nesse caso, o voto Kassio não foi suficiente: por três votos a dois, a Segunda Turma do STF declarou Moro suspeito e anulou a condenação de Lula.
  • Com um pedido de vista, Kassio interrompeu o julgamento que poderia derrubar o decreto de Bolsonaro que reduziu a participação da sociedade civil no Conselho Nacional do Meio Ambiente, o Conama.
  • Kassio seguiu sem dar andamento à ação direta de inconstitucionalidade em que a Rede Sustentabilidade questiona o foro privilegiado do senador Flávio Bolsonaro nas investigações sobre o esquema de “rachid” em seu antigo gabinete na Assembleia Legislativa do Rio, a Alerj.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Quer dizer que " Influenciado Por Bolsonaro " ??? Mas vocês são uns Xavequeiros sem vergonhas , fazendo um Jornalismo Muquirana , sujo .

  2. Adorei essa tal "fidelidade" do Min Kassio. Será q ele conseguirá ser tão fiel ao Presidente como o Lewandowski é para o PT? Ou o Tofolli ? Se for assim tão bom, então está ótimo. Só havia ministros fiéis para o lulismo, pelo menos agora há UM ministro fiel para o Bolsonaro o que indica q um dia poderemos ter equilíbrio.

  3. A hipocrisia da imprensa nesse texto demonstra dois pesos de duas medidas, o maior ladrão da história de corrupção a Ratazana Mor Lula ladrão está livre, com voto de ministro escolhido na sua gestão como presidente, infelizmente o povo brasileiro aceita tudo passivamente.

  4. o fato dos demais ministros do STF não apreciarem a atuação do Ministro Cássio é a prova de que foi mais uma excelente indicação do Presidente Bolsonaro

    1. Pois é. Ótima foram as indicações de Tofolli e Lewandowski e o povo aprovou muito bem como disse abaixo o Palhaço. Eles somente atuam e atuaram de forma IMPARCIAL E CONSTITUCIONAL. Vejam no Mensalão por ex. Lewando não condenou NINGUÉM ! Tofolli condenou UM acusado. Todos foram condenados e somente esses dois Ministros foram IMPARCIAIS. Que bom.

    2. O povo vai adorar o GRANDE GENERAL HAMILTON MOURÃO. Um grande brasileiro.

    3. Amigo, nao interessa a opinião dos outros ministros, o que realmente deveria importar é a opinião do povo brasileiro. E o povo não aprova um ministro pro STF que comprou o seu doutorado. Foi uma escolha muito errada e agora estamos vendo o quão danoso ela foi, pois vemos ele fazendo o mesmo expediente de outros ministros daquela corte, tomando decisões q visem exclusivamente "seus interesses pessoais" ou de "seu grupo de interesse", ao invés de atuar de forma imparcial e constitucional.

  5. Gostei da idéia , peço à Crusoé que amplie a matéria e faça a lista dos outros 10 ministros , acho que seria muito útil para a sociedade .

    1. Eu tb gostaria que listassem as decisões direcionadas dos demais membros do Supremo aos seus objetivos políticos !

    1. Acho que foi ao contrário. O empregado do Bolsonaro considerou que Moro foi imparcial.

  6. A jornalista que assina a matéria poderia elaborar cronologia dos votos de Tófoli e Levandovski em relação ao presidente que os nomeou desde o mensalão? Será que esta narrativa só se aplica ao Bolsonaro? Veja que, nem estou colocando em pauta o Ministro Fachin em relação a Dilma. Como a revista recebeu oito milhões de motivos para exercer a lacração é vida que segue.

    1. Tipo, pq os outros erraram então o meu dono também pode igualmente errar? O bozomerda só se esquece que o Papai Bozo está na presidencia extamente por ter se colocado como o cara que ia fazer diferente. Pra fazer a mesma merda, então qual a diferença do Bozo Genocida com o Poste Andrade? Sim Jose, eles são terrivelmente iguais aos mortadelas petistas.

    2. Kkkkkkk. Mais uma prova de que Bozistas são iguais a lulistas. Até os argumentos sãos os mesmos. Bozistas são realmente medíocres. Zurrou bastante? Sim? Agora repouse em paz!

    3. Um breve adendo: os lacradores de plantão sempre a postos, nos comentarios, para destilar seu ranço nas matérias (sempre) colocadas em desfavor do governo Bolsonaro. Aprecio a leitura dos comentários, sempre os mesmos. Muitos de vós certamente quer parecer que são antenados, mas é só besteira. Comentar fake news de crusoé é prá poucos e vocês se acham os vestais.

    1. Que você acha de Toffoli e Lewandowski, que foram indicados pelo PT? São competentes?

  7. É o corvo capacho pegajoso e mequetrefe, um servil onde o broncossauro planta as patas quando quer, como quer e para o que quiser.

  8. Kassio Copia e Cola eh mais uma absurdo dentro do STF, ele, Lewan, Tofolli nao tem saber jurídico para estarem no supremo. Os votos deles são sempre em desencontro com os anseios da população. 2022 Vote consciente sou assim sairemos dessa situação ridícula que nos encontramos.

  9. Nenhuma novidade. Todo mundo sabia que o cara era um grande mediocre. Falsificou tese, certificados e, mesmo assim, ainda foi aprovado pelos senadores. Não há esperança para o Brasil.

  10. Será que se ele tivesse votado contra Sérgio Moro vocês mudariam a versão? Votou contra atendendo a Bolsonaro por vingança contra Sérgio Moro. Patético.

  11. A crise Crusoé a cada dia pior. Deve ser o$ oito milhõe$ de motivo$ do qual fala o Rodrigo Constantino. Vamos perguntarde ao ditador da calça apertada. Talvez ele saiba explicar.

  12. Já era previsível. Para o Jair, seus indicados devem trabalhar para protegê-lo e garantir sua reeleição, para o clã Bolsonaro e contra os inimigos. Kassio é um dos soldadinhos que aceitou tais objetivos. Taoquei?

  13. O sistema político e jurídico brasileiro estão falidos. Necessitamos de uma PEC para rever os critérios de escolha dos ministros da corte. Nela estabelecer: i) quantidade; ii) mandato; iii) critérios de impedimento; iv) quinto constitucional; v) assunto sério para o senado. A muro de lamentações vai voltar na escolha do próxima membro da corte (STF)

  14. ESSES IMBECIS ESCOLHIDOS PELO PALHAÇO ASSASSINO SÃO HILÁRIOS MESMO O OUTRO CARA TERRIVELMENTE IDIOTA QUE RESPONDE ORA PELA AGU ORA EM OUTRO MINISTÉRIO SERVINDO PARA ÀS LOUCURAS DO CHEFE COMETE MAIS LAMBANÇA QUE ULTIMAMENTE VEM QUEIMANDO SUA IDA PARA O STF. É UM DESASSOSSEGO QUE NÃO ACABA NUNCA. UNS SÃO BANDIDOS E OUTROS IDIOTAS SERVINDO À ORCRIM. É O FIM DOS TEMPOS MESMO. O KASSIO CONKÁ É UM BOSTA QUE AINDA VAI AMARGAR MUITAS DERROTAS POIS ACHOU DE PEITAR O CAPUT DO STF BEÇOLA. VAMOS RINDO🚔🔪☠

    1. Menezes 88, você parece um tal de José Jericó que vive esculhambando o presidente.

  15. Crusoé sendo Crusoé. Façam um rol dos estupros de Ministros do STF contra a Constituição, inclusive contra a Crusoé, mas vcs padecem da Síndrome de Estocolmo. Ministros com rabos felpudos presos a quem os indicou e contra fatos, como no celular do diretor da JBS, que contém coisas pouco republicanas dos abutres togados. Podem começar com Gilmarzão, cria de FHC. Vcs não têm a honestidade jornalística pra fazerem rol das decisões de encomenda, nem respeito a seus assinantes. Ética, então...

    1. José diarreia saiu do armário,grande professor que na falta de argumentos agora deu pra corrigir erros de português . Toma seu Gardenal ou volta pra Venezuela.

    2. Mario, aquele que se esconde no armário, pensa que as pessoas são como ele. Dado o nível dos comentários que ele escreve, possivelmente o armário dele está em uma penitenciária. Carluxo, vê se seleciona melhor os agentes do gabinete do ódio. Os que aparecem por aqui são muito medíocres! .

    3. Quantos pseudônimos e a mesma pessoa escrevendo kkkkkkkkk. Poderiam pagar alguém melhor neh Diogo.

    4. Olha o nome da revista dos bozistas: Brasil Paralelo, kkkkkkkkkkkkkk. Esta é a revista para quem vive no mundo da realidade paralela dos bozistas genocidas!

    5. Takagado aqui, kkkkkkkkkkk. Como vai meu jumento favorito. Não é sempre que encontro em uma mensagem só os meus três pets favoritos: Louriva Bozista, Joãozinho Burro e Takagado. Esta turma me diverte com as asneiras que escrevem. Deveriam ser humoristas. Ganhariam milhões.

    6. Tchau taka, vc nao faz falta nenhuma e sua opinião menos ainda. Vá com Deus e até a proxima reportagem...rs.

    7. A Crusoe já caiu em descrédito, hoje temos BRASIL PARARELO que tem um alcance infinitamente maior enquanto a Crusoe sucumbe.

    8. Bozomerdas são patéticos e incrivelmente semelhantes com os mortadelas petistas retardados. Quando não tem argumentos para defender o dono deles (o q ocorre sempre), a tática bozolóide é mostrar os erros dos outros, como se isso service de justificativa para balizar o erro do dono deles. Entendam, bovinos sequelados, não colocamos o bozo na presidência para ele fazer igual seus antecessores. Para isso tínhamos o lixo do Haddad.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO