Justiça manda Facebook desbloquear post de Eduardo sobre jornalistas
O desembargador Luis Gustavo Barbosa de Oliveira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, concedeu liminar obrigando o Facebook a reestabelecer postagem feita por Eduardo Bolsonaro (foto) no qual o deputado exibia fotos de editores e diretores da Revista Época. Eduardo havia postado a foto, acompanhada de uma mensagem identificando os perfis dos jornalistas nas...
O desembargador Luis Gustavo Barbosa de Oliveira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, concedeu liminar obrigando o Facebook a reestabelecer postagem feita por Eduardo Bolsonaro (foto) no qual o deputado exibia fotos de editores e diretores da Revista Época.
Eduardo havia postado a foto, acompanhada de uma mensagem identificando os perfis dos jornalistas nas redes sociais, em setembro, após a revista publicar uma reportagem sobre a mulher de Eduardo, com o título “O coaching on-line de Heloisa Bolsonaro: As lições que podem ajudar Eduardo a ser embaixador”.
A matéria relatava as sessões de orientação pessoal e profissional de um curso oferecido por Heloísa. A mulher do filho 03 do presidente Jair Bolsonaro disse que não sabia que o paciente faria o texto e afirmou, na ocasião, que entraria na justiça contra o jornalista.
"Não convence a informação encaminhada pelo Facebook de que o usuário deverá possuir autorização de todos que eventualmente figurarem em fotos postadas. Ou alguém já se viu interpelado ou obrigado a apresentar autorização, por exemplo, para mostrar os familiares que apareçam na foto de aniversário?", argumenta o desembargador.
A decisão do magistrado foi dada na quarta-feira, 27. Ele deu prazo de 48 horas para o Facebook restabelecer a postagem, sob pena de multa diária de mil reais até 100 mil reais. O prazo começa a contar a partir da notificação, feita à empresa na manhã desta sexta-feira, 29.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Tercia
2019-11-30 11:59:00Justo. Justíssimo.
Eduardo MS
2019-11-30 11:05:19Hoje é comum gente pega em áudio e vídeo fazendo coisa errada, alegar o tal “direito de imagem”, que não autorizou as filmagens ou sua divulgação. A liberdade de quem filma ou grava deve ser a regra, se houver abuso, que seja severamente punido pela justiça.
Alvany
2019-11-30 10:40:11Eu não publicaria fofoca de lavandeiras de beira de rio....
Caubi
2019-11-30 08:26:17Não culpem Facebook por atos de censura, mas funcionários ideologizados pela esquerda, que se infiltram em setores de organização de algoritmos, para classificarem o que deve ser publicado. O Facebook também é vítima dessa conduta.
Célio
2019-11-29 18:07:29O Facebook tem sistematicamente excluído postagens com foco direitista! Está fazendo censura por conta própria, em favor da esquerdalha que apoia!
Leandro
2019-11-29 15:53:07Ate hj nao ouvi ou vi alguma coisa dessa garoto q prestasse. A melhor qualidade dele e'q ele sabe falar 'the book is on the table". Mas se acha o maximo. Triste q tenhamos eleito alguem assim.
Jose
2019-11-29 12:39:16Não entendi. A época fez propaganda gratuita da psicóloga mentora e a família ainda reclama? Até onde eu li, a reportagem foi positiva para a profissional. Na verdade, foi tão boa que os jornalistas disseram que ela deveria orientar o presidente para ele deixar de cometer sandices.