Justiça condena Geddel por ter pressionado Calero a liberar obra
A Justiça Federal em Brasília condenou o ex-ministro Geddel Vieira Lima, do MDB, por improbidade administrativa. A condenação deve-se ao episódio em que Geddel pressionou, em 2016, o então ministro da Cultura Marcelo Calero, para que fosse emitido um parecer favorável a um empreendimento em Salvador, onde o então ministro possuía apartamentos. A sentença estabelece...
A Justiça Federal em Brasília condenou o ex-ministro Geddel Vieira Lima, do MDB, por improbidade administrativa. A condenação deve-se ao episódio em que Geddel pressionou, em 2016, o então ministro da Cultura Marcelo Calero, para que fosse emitido um parecer favorável a um empreendimento em Salvador, onde o então ministro possuía apartamentos.
A sentença estabelece as penas de perda de direitos políticos por cinco anos, além do pagamento de multa equivalente a 10 vezes o salário que Geddel recebia na época, quando ocupou o cargo de Secretário de Governo da Presidência da gestão Michel Temer. Geddel também fica proibido de contratar com o poder público.
Atualmente o ex-ministro já cumpre pena de 14 anos de prisão por lavagem de dinheiro e associação criminosa estabelecida pelo Supremo Tribunal Federal, em razão do rumoroso episódio dos 51 milhões de reais escondidos em um apartamento utilizado por ele em Salvador.
O caso envolvendo a nova condenação de Geddel foi denunciado pelo próprio Calero, que deixou o governo Temer após o ocorrido. O edifício de luxo onde Geddel possuía apartamentos estava dependendo de um aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão subordinado ao Ministério da Cultura, sob a batuta de Calero.
“Ficou comprovado no decorrer da instrução processual que o acusado tentou constranger o então Ministro de Estado da Cultura, Marcelo Calero Faria Garcia a obter solução administrativa que atendesse aos seus interesses privados quanto à construção do Edifício La Vue, em Salvador” assinala a juíza federal Diana Wanderlei, em sua sentença. Cabe recurso da condenação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Humberto
2020-04-01 06:26:38Sem comentário
LuisR
2020-03-31 20:58:04Cara de filho da puta... parece que nesse caso é mesmo. Mamãe que instruia a roubalheira!@
MARIO KUME
2020-03-31 20:25:17Vai apodrecer na cadeia e não vai poder usar os 50 milhões...
Jose
2020-03-31 20:02:38Mas cadê a grana? Reportagem incompleta.
Cândido
2020-03-31 19:48:18Sem falar que todos os imoveis desse ladrão são produto de roubo do erário publico!O certo era fazer igual se faz com bens de traficantes o estado recupera tudo de volta e ja injeta no combate ao covid19
Inês
2020-03-31 19:08:04O larápio não precisa ficar preso, a justiça seria justa se fosse devolvido ao Brasil todo os bens oriundos da corrupção, e pensando na dignidade humana, o INSS paga uma pensão mensal, no valor de um salário mínimo.
Maria
2020-03-31 16:11:45precisa TB confiscar as fazendas que a família geddel vieira LIMA tem em nomes de laranjas