DivulgaçãoTJ do Rio: uma nova delação fará barulho na corte

Justiça autoriza internação compulsória de casal com suspeita de coronavírus

28.02.20 14:44

A Justiça do Rio de Janeiro autorizou o município de Paraty a manter em internação hospitalar um casal de turistas franceses sob suspeita de infecção pelo coronavírus, informa o G1. A decisão é da Comarca da Capital.

De acordo com a Prefeitura, os dois insistem em deixar o Hospital Municipal Hugo Miranda, onde estão mantidos em isolamento desde a última quinta-feira, 27. Eles estão entre os nove casos suspeitos de coronavírus identificados pelo Ministério da Saúde no estado. 

O casal chegou ao Rio de Janeiro no dia 20 de fevereiro, vindo da cidade de Barcelona, na Espanha. Eles ficaram na capital até o dia 24, quando foram para Paraty.

De acordo com o protocolo de casos suspeitos, foram colocados em isolamento e submetidos a exames laboratoriais. Os dois apresentam infecção aguda das vias aéreas superiores, febre, odinofagia, mialgia e tosse, que caracterizariam contaminação pelo coronavírus. 

Em nota enviada ao G1, a Prefeitura de Paraty informou que, por determinação do Ministério da Saúde, os turistas estrangeiros que buscam atendimento na rede municipal com sintomas de doenças respiratórias e vindos dos 16 países com circulação ativa do vírus são orientados a permanecer em observação até resultados conclusivos de exames.

A cidade afirmou ainda que o casal teve material coletado para análise e que o resultado deve sair em até 48 horas. Os dois pacientes estão em áreas isoladas.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Impressionante o direito individual no Brasil prevalecer sobre o direito coletivo. Alguém com suspeita ou mesmo com doença contagiosa tem que concordar com o isolamento, sob pena de constrangimento ou cárcere privado.

  2. E em São Paulo, o hospital Albert Einstein mandou um senhor com o caso comprovado da doença pra casa, e ninguém fala nada. O Dr. David Uip disse que é normal o procedimento. Péra aí, normal seria ele ficar internado e não em casa, ou sabe-se lá onde ele foi (ele está sendo monitorado, por acaso?).

    1. O cidadão de SP está isolado na própria residência, monitorado diariamente, enquanto que turistas, via de regra, ficam em hotéis, pousadas, etc, locais com maior possibilidade de contaminação de outras pessoas

  3. Agora é osso. Quantas pessoas ainda vão recusar internação. Eu iria querer ficar em casa, mas se estivesse com tanto sintomas, hospital é mais sensato. Mas pode a lei obrigar estrangeiros?

    1. Claro que sim, estão em território brasileiro. São obrigados a não matar e a todo o resto da legislação.

Mais notícias
Assine agora
TOPO